Culto 4 de outubro - Paróquia Bom Samaritano Ipanema Rio de Janeiro - Como seguir adiante?

Isaías 5.1-7

03/10/2020

instalação
Altar.
1 | 1
Ampliar


Acolhemos vocês que participam neste culto de forma virtual e iniciamos lembrando que Deus está junto de nós. Jesus prometeu: “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Neste culto será realizada a instalação do Conselho Paroquial eleito no domingo passado. Para isso, fizemos uma reunião via Meet na qual as pessoas eleitas puderam participar.

Pregação baseada em Isaías 5.1-7
Existe momento para desistir? Nestes dias tenho visto vídeos de pessoas que falam sobre empreendedorismo. Elas ressaltam que neste tempo de pandemia, onde muitas pessoas procuram uma nova forma de sustento, às vezes é necessário dar-se conta do momento certo de parar, de trocar de rumo, de arrumar as coisas de forma diferente para poder continuar.

Sobre isso nos fala o poema de Isaías. Com imagens muito conhecidas para os judeus, o profeta fala de um Deus que se cansou, ou melhor dito, que se deu conta que dessa forma não poderia continuar. Existe uma frase que é falsamente atribuída a Einstein que diz: “A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”. E com a vinha, com Judá, parecia insano continuar fazendo a mesma coisa esperando resultados diferentes.

Se fazer o mesmo não dá o resultado esperado é necessário modificar o que se está fazendo para obter outro resultado. Simples! Mas, nem tanto. Nós, que somos pessoas cristãs, sabemos como Deus modificou o que fazia e assim obteve um resultado diferente. Através de Cristo, Deus trouxe uma novidade. Em Cristo encontramos um Deus que não age de acordo com a lógica humana. Não pede sacrifícios de animais para compensar a balança da justiça. A aproximação de Deus trocou do “olho por olho, dente por dente”, ao que lhe bate numa face, ofereça também a outra. Em Cristo, a nós é dada uma novidade. Deus trocou o seu jeito de aproximar-se aos humanos.

Talvez, talvez assim sim funcione e o resultado esperado chegue. Se com tudo certinho, cuidado, proteção, boas condições não se chegou ao que se esperava. Quem sabe, sem nada disso o resultado seja diferente e mais acorde com o esperado. Deus queria retidão e recebeu gente oprimindo os outros. Deus queria que as pessoas vivessem em justiça e percebeu que o que mais existia era o clamor de quem sofria as injustiças. As pessoas em Judá tiveram um tempo em que viveram muito bem, sem impérios oprimindo-os. Mas, qual foi o resultado? Alguns aproveitaram para oprimir seus irmãos e irmãs. Por que não deu certo, se as pessoas tinham tudo ao seu dispor? Onde será que Deus falhou? Ou tal vez a responsabilidade não estava em Deus e sim naquelas pessoas que quiseram ser mais espertas.

Será que o mundo de hoje está assim por que as pessoas não se deram conta da boa vontade de Deus? Será que nos esquecemos da boa vida que tínhamos e precisávamos uma chacoalhada? A situação que vivemos agora com a pandemia, em verdade não é novidade. Em diversos momentos da história humana passamos por grandes desastres e pandemias. Esta está sendo a pior porque nós estamos sendo afetados. Cabe nos perguntar qual resultado nós queremos ter para o nosso futuro. Assim, convido a que observe a sua vida e veja pelo que pode agradecer e por isso preservar para a sua vida e pelo que deve se arrepender e ser deixado de lado.

Deus nos dá um alerta na boca do profeta Isaías, não percamos a oportunidade. Amém.
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 7
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 59293
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br