Culto 08/11/2020 Paróquia Bom Samaritano IECLB Ipanema Rio de Janeiro – Não espere até depois

Culto on-line Mateus 25.1-13

07/11/2020

Altar domingo 8 de novembro (1)
Altar domingo 8 de novembro (3)
1 | 1
Ampliar


Nos reunimos ao redor da Palavra de Deus para deixar-nos desafiar e assim receber o Evangelho.

Culto com participação de Eder Targino (órgão/piano), Lélia Brazil (flauta), Filipe Oliveira dos Reis (leitura) e Pastor José Kowalska.

Pregação está baseada em Mateus 25.1-13
Não sei vocês, mas eu tenho um amigo no Facebook que sabe quantos dias faltam para o próximo Natal. Não importa se é início de ano ou no dia em que este vídeo estreia no Youtube, ele sempre sabe! No dia da estreia com certeza afirmará: faltam 7 segundas-feiras para o Natal 2020. Como o Natal sempre cai no mesmo dia, podemos saber com certeza quanto tempo falta para esse evento tão especial. Por isso, as pessoas podem se precaver e arrumar tudo certinho para celebrar o nascimento de Jesus.
No calendário litúrgico, aquele que seguem as igrejas, são dedicados os quatro domingos antes do Natal ao Advento. As leituras desses domingos focam-se em duas questões: a primeira vinda de Jesus e na promessa de que Cristo virá por segunda vez ao fim dos tempos para concluir a sua obra redimindo o mundo.
Os ensinamentos de Jesus sobre a sua volta em Mateus 25 estão dentro de uma parte maior que começou no capítulo 24, surgida do questionamento dos discípulos sobre o fim do mundo. Cristo conclui o seu ensino com três parábolas: a das dez virgens, a dos talentos e do grande julgamento. Hoje lembramos essa parábola das madrinhas de casamento.
Quando queremos ensinar às crianças sobre bons costumes, falamos para elas que é bom partilhar. Mas, vem aqui a parábola e nos deparamos com uma situação em que partilhar não é visto como permitido ou bom. Será isso possível? Sim, porque o foco do ensino desta vez não é a partilha, mas como pensamos sobre nossa salvação, se é a curto ou longo prazo.
Aquelas cinco moças, chamadas de imprudentes, estavam pensando no curto prazo. O convite tinha chegado e elas acreditavam que logo iam poder participar no Reino dos Céus, que Jesus descreve aqui como a festa de casamento. Elas foram como aquelas pessoas que acreditam que o seu celular vai ficar carregado eternamente e que a bateria numa vai acabar, por isso nem levam junto o carregador. É só um momentinho, mas... nem sempre é assim. Aquelas moças ao não estarem preparadas para uma longa espera terminam sem participar da tão esperada festa. Elas estavam muito ocupadas procurando manter as suas luzes acessas. O resultado é de se esperar, por focar o seu pensamento no curto prazo ficaram de fora.
As outras cincos moças conseguiram entrar e festejar. A diferença foi o seu jeito de pensar e agir. Não só para o aqui e agora, mas tinham previsão de curto, médio e longo prazo. Elas queriam participar, queriam ter certeza de que iam poder entrar na festa. Por isso, pensaram no futuro e se precaveram.
Uma mensagem que surge das três parábolas do capítulo 25 é que nem todas as pessoas participarão do Reino. Muita gente só pensa em Deus como um ser unicamente amoroso e acolhedor, que nunca iria deixar alguém de fora. Focamos em Deus e esquecemos da parte que corresponde aos seres humanos. Lembrem, dez moças foram convidadas, cinco conseguiram festejar e cinco não. Foi culpa do noivo? Não, foi a falta de responsabilidade daquelas que não estavam prontas.
O convite de Jesus é para todas as pessoas, inclusive para nós. Então, como nós nos preparamos para a volta de Cristo? O que estamos fazendo com a nossa vida? Quais são as nossas prioridades?
Parece ser muito dramático. Mas, muita gente no leito de morte fica com remorso de morrer sem perdoar ou receber perdão. Poucos minutos antes de saber que não continuará a viver, a pessoa procura revisar a sua vida e se dá conta de tanta besteira que fez. Nessa reta final, nem sempre existe a possibilidade de sair dessa armadilha que criamos para nós mesmos.
A boa notícia é que não precisamos esperar até nossos últimos respiros. Hoje mesmo, podemos fazer a diferença. Hoje mesmo, podemos olhar para o futuro e preparar-nos devidamente. Hoje mesmo, podemos receber o perdão de Deus e de nosso próximo. Hoje mesmo, podemos partilhar do amor de Deus na vida das pessoas que estão ao nosso lado. Não espere até depois, pode ser que depois seja tarde demais.

Envio
Na certeza de que a Palavra de Deus traz nova vida a todas as pessoas que creem e confiam nela, vivam em paz e sirvam ao Senhor com as suas vidas renovadas.


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 25 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 13
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 59870
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br