Culto da Reforma no Dia da Igreja do Núcleo Campinas

29/10/2007

1 | 1
Ampliar

Os membros das comunidades da região de Campinas, no domingo 28/10, atenderam ao convite e, em grande número, participou do Culto da Reforma no Dia da Igreja da União Paroquial de Campinas, núcleo do Sínodo Sudeste.

Dezenas de jovens já estavam no Lar Belém desde sexta-feira, 26 de outubro, participando do retiro. E na manhã ensolarada de domingo, membros das quatorze comunidades chegaram para o Culto da Reforma. Também o coral da comunidade de Cosmópolis e o coral da comunidade de Campinas participaram, contribuindo com as melodias da fé que, com graça, criaram espaços para a meditação e para a ação santificadora do Espírito Santo.

Os pastores/a prepararam e coordenaram a celebração. A pastora Neuza Tetzner cuidou da Ordem do Culto, o pastor Leandro Luis da Silva dirigiu a celebração da Santa Ceia, o pastor sinodal, Guilherme Lieven proclamou a mensagem.

Na mensagem, baseada no evangelho de Lucas 18.9-14, o pastor sinodal mencionou que um dos grandes desafios atuais para a humanidade é a espiritualidade. No mundo pós-moderno vivemos a influência da sacralização de todas as coisas. Tudo tem uma conotação religiosa, também as economias, as guerras, as revoluções, os conflitos entre culturas, etnias e nações. Apontou para a proposta espiritual, apresentada por Jesus no texto do evangelho – uma espiritualidade sem arrogância, vaidade e julgamento do outro; uma espiritualidade em que o ser humano aceita a sua humanidade e busca, em Deus, a sua dignidade e salvação; uma espiritualidade em que o ser humano é imagem de Deus e não Deus imagem dos seres humanos. Referiu-se a Reforma da Igreja no século XVI como um resgate da espiritualidade que tem como centro a fé em Deus e não na Igreja, com seus dogmas, doutrinas e poder.

Após o culto, o Dia da Igreja continuou, oportunizando aos participantes o fortalecimento dos seus compromissos com a vida e a saudável convivência comunitária. As atividades da tarde encerram com o tradicional café com bolos.

Entre muitas outras oportunidades, no domingo 28 de outubro, mais de quatrocentas pessoas escolheram participar do Dia da Igreja. E, assim, partilharam uma espiritualidade da comunhão, da solidariedade, da partilha de esperanças e de compromissos com a dignidade da vida.

As comunidades (14) do Núcleo Campinas: Rio Claro, Ferraz, São Carlos, Piracicaba Limeira, Pires, Cosmópolis, Artur Nogueira, Indaiatuba, Friburgo, Sorocaba, Monte Mor, Vale do Atibaia e Campinas.

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br