Culto da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência 2017 - Recursos Litúrgicos

07/08/2017

 

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência 2017

Subsídios litúrgicos

27 de agosto

Tema: Comunhão

Este ano a Coordenação de Diaconia e Programa Diaconia Inclusão da IECLB convida as comunidades e instituições para refletirem sobre o tema acessibilidade. No mês de julho foi lançado o caderno Caminhos de Comunhão: orientações sobre acessibilidade para que nossos espaços, nossas atitudes e o nosso jeito de celebrar sejam cada vez mais acessíveis para todas as pessoas.

Para as celebrações próximas ou durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, 21 a 28 de agosto, estamos disponibilizando um subsídio litúrgico e um texto para contribuir nas reflexões para a mensagem. Além disso, disponibilizamos dois textos bíblicos, a benção e oito hinos em áudio e Libras para serem projetados durante as celebrações com o objetivo de contribuir para a acessibilidade na comunicação.

No subsídio litúrgico também há a sugestão de descrever o espaço litúrgico para que pessoas com baixa visão ou cegas possam ver o espaço e assim sentirem-se acolhidas na celebração.

Compreendemos que esta celebração com mais acessibilidade na comunicação é um passo significativo para acolhermos e incluirmos as pessoas que possuem deficiência auditiva ou visual. A intenção é contribuir para nos tornarmos comunidades cada vez mais atrativas, inclusivas e missionárias.

Uma abençoada celebração.


Observações quanto ao preparo desta liturgia:

- O caderno: “Caminhos de Comunhão: orientações sobre acessibilidade” contém informações para que a liturgia e o culto possam ser cada vez mais acessíveis para todas as pessoas. Motivamos, principalmente, a leitura das páginas 32, 46 e 47.

- Envolva pessoas da comunidade que saibam a língua de sinais para traduzir o culto para Libras. É importante que a comunidade como um todo ganhe cada vez mais intimidade com a língua de sinais e vá aprendendo a lidar com a Libras.

- Caso não tenha pessoas para traduzir para Libras, disponibilizamos o texto bíblico previsto para pregação (Mateus 16.13-20) e também o texto bíblico de 1 Co 12.12-27, que também pode ser usado na pregação. Além disso, alguns hinos litúrgicos em Libras para serem projetados durante o culto. Veja o link de acesso aos vídeos no subsídio litúrgico abaixo.

- Onde não for possível usar os vídeos, motivamos que convide pessoas para aprender alguns hinos em Libras para serem cantados durante o culto.

- Motivamos que seja celebrado um culto eucarístico, pois a Ceia do Senhor é sinal visível de acolhimento e inclusão. Todas as pessoas são convidadas para a mesa da comunhão e este culto pode ser a oportunidade para pessoas com deficiência participarem da Ceia.

Boa celebração!

LITURGIA DA ENTRADA

Sino

(Prelúdio ou momento de silêncio - oração individual)

Acolhida:

L.: “Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo.” (Rm 12.4-5a). Bem-vindas e bem-vindos!

Estamos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência (21 a 28 de agosto) e neste culto vamos fazer uso de recursos de acessibilidade para que todas as pessoas possam participar e celebrar o amor de Deus por cada um e cada uma de nós.

Quando entramos na igreja, neste espaço de culto, podemos ver o ambiente, a mesa do altar, as cores litúrgicas, enfim, vemos tudo o que é significativo para a celebração. Mas há pessoas com baixa visão, pessoas cegas que, para verem o espaço de culto, precisam que o ambiente seja descrito, ou seja, traduzido em palavras o que existe e que contribui para que sintam e compreendam seu encontro com Deus. E é isso que vamos fazer.

(Faça a descrição do ambiente litúrgico, considerando as orientações da página 33 e 34 do caderno: Caminhos de Comunhão: orientações sobre acessibilidade. Segue um exemplo).

Somos cerca de 120 pessoas sentadas em bancos (ou cadeiras), dispostos em duas fileiras, e no centro há um corredor que liga a porta de entrada até o altar. À frente, no lado direito (das pessoas), temos a estante de leitura (ou o púlpito) e a presença (nome da pessoa) que fará a tradução do culto para língua de sinais (ou uma tela branca onde serão projetados vídeos com tradução para libras). No lado esquerdo estão a pia batismal e a equipe de música composta por quatro pessoas que vão acompanhar os cantos com violão, teclado,... No centro, temos uma mesa com toalha branca com o pano litúrgico na cor verde, e sobre ela três velas acesas, uma cruz, uma Bíblia aberta, um vaso com flores coloridas e os elementos para a Santa Ceia - um cálice com suco de uva e uma patena com hóstias (ou pão).

Eu sou o Pastor ou a Pastora ou a Diácona .... (falar o nome também sem o uso do microfone para as pessoas cegas ou com baixa visão se localizarem no ambiente).

C.: Hino: 336 HPD 2 - Quando o povo se reúne

Saudação

L.: Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com vocês.

C.: E também com você.

Confissão de Pecados:

L.: Deus nos ama e nos aceita, mesmo que sejamos pecadores e pecadoras. Ele veio até nós em Jesus Cristo e nos mostrou que, no perdão e na reconciliação, acontece a manifestação de sua graça. Por isso, temos a liberdade de nos dirigir a Deus em oração e confessar os nossos pecados. Oremos.

L.: Deus da misericórdia, como membros do teu corpo, nem sempre somos pessoas que se veem como irmãos e irmãs na fé, que se cuidam mutuamente e formam uma comunidade. Muitas vezes, colocamos como prioridade nossos interesses individuais e esquecemos as pessoas da família e da comunidade. Não enxergamos as necessidades e alegrias de quem vive ao nosso lado. Não enxergamos a falta de acessibilidade e, muitas vezes, construímos muros que nos separam. Deus, reconhecemos nossa intolerância diante de pessoas que pensam diferente de nós; reconhecemos nossos preconceitos com aquelas pessoas que vivem suas vidas de forma diferente e por isso as julgamos. Deus, reconhecemos nosso pecado e, por isto, clamamos:

C.: Perdão, Senhor, perdão.

Anúncio da Graça e absolvição:

L.: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós. Se, porém, confessarmos os nossos pecados, Deus, que é fiel e justo, nos perdoará e nos purificará de toda injustiça.” (1 Jo 1.8-9) Como ouvimos neste anúncio, Deus, que é amor, já perdoou às pessoas que sinceramente se arrependeram. É este perdão que lhes anuncio, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

C.: Amém.

Kyrie

L.: Trazemos diante de Deus, que nos vê por inteiro, as dores causadas pelo preconceito e pela dureza do coração humano. Lembremo-nos das pessoas refugiadas, das crianças e mulheres vítimas de violência, das pessoas com deficiência que sofrem pela falta de acessibilidade, pois Deus tem misericórdia do povo que sofre.

C.: Hino: ''Pelas dores deste mundo, ó Senhor''  

Glória -  Glória, glória, glória lá nas alturas a Deus

Oração do Dia

LITURGIA DA PALAVRA

Hino:

1° Leitura: Isaías 51.1-6

2° Leitura: Romanos 12.1-8 ou 1 Coríntios 12.12-27

Evangelho

L.: Aclamemos o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

C.: Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

L.: Mateus 16.13-20

Em preparo para a pregação, cantemos:

C.: Hino:

Pregação: Mateus 16.13-20 ou 1 Coríntios 12.12-27

Confissão de Fé: Credo apostólico (Credo em Libras)

Recolhimento das Ofertas

Trabalho junto a pessoas com deficiência

C.: Hino: 359 HPD 2 - Te ofertamos nossos dons 

Oração Geral da Igreja

(Convidar a comunidade a manifestar seus motivos de oração e incluí-los ao final).

L.: A comunidade cristã reunida tem uma tarefa especial: orar. É o que queremos fazer agora. Oremos.

Deus de bondade, ajuda a tua Igreja a permanecer fiel e a proclamar a tua salvação em palavras e em obras de misericórdia. Intercedemos pelas lideranças, para que não lhes falte ânimo para o serviço comprometido com a causa do Evangelho. Intercedemos pelas comunidades para que possam ser cada vez mais acolhedoras e promovam a convivência entre as diferentes gerações, etnias, culturas, pois sabemos que cada pessoa é parte deste mundo criado por ti. Que as pessoas possam apoiar-se mutuamente como membros de um só corpo.

Deus, fortaleça as ações diaconais de nossas comunidades e instituições para que transformem realidades de dor e sofrimento e que proporcionem vida digna para todas as pessoas. Que a cada dia possamos ter mais caminhos de comunhão proporcionados pela acessibilidade.

Pedimos pelas pessoas que encontram limites na inclusão, na Igreja, escola, trabalho e círculos sociais. Pedimos também pelas pessoas entristecidas, enfermas e enlutadas (lembrar nomes e situações ...................... ) para que encontrem em Ti a força que necessitam para viver, encontrando alívio para suas dores. Acolhe, Deus, a nossa oração que trazemos a Ti neste dia.

(Caso haja Ceia do Senhor, esta inicia-se aqui, sendo a Oração do Pai-Nosso parte da Liturgia da Ceia)

Pai nosso (Pai Nosso Libras)

LITURGIA DA CEIA DO SENHOR

Preparo da mesa

(Levar as ofertas ao altar, preparar a mesa da Ceia)

Oração preparatória

L.: Ó Deus, graças te damos pelas ofertas em dinheiro, aqui recolhidas. Abençoa o trabalho realizado na área da inclusão e acessibilidade e desperta mais e mais as nossas comunidades para o engajamento nas lutas por dignidade de todas as pessoas.

L.: Tu que nos preparas a mesa da Ceia e nos convidas para nela tomar lugar: agradecemos-te porque nos recebes na Ceia, sem mérito algum de nossa parte, e nos ofereces o alimento da salvação, da reconciliação contigo, com os irmãos e as irmãs. Graças, ó Deus, por teu amor sem limites. Porque nos recebes, abrimos o nosso coração a ti, em silêncio. (Silêncio)

Oração de graças e louvor

L.: Ó Deus, grande em misericórdia. És Palavra-ação! Desde o princípio tu te aproximaste de nós. Nos criaste à tua imagem. Estabeleceste relações conosco em palavra e gestos. És Deus que ouve, toca e fala conosco. Por isso, te louvamos, agradecemos e, como comunidade, junto com os anjos celestiais, exaltamos o teu nome, cantando a tua santidade:

C.: Santo, santo, santo

L.: Graças a ti, Deus santo, por Jesus Cristo, teu Filho, que nos reúne à mesa e nos serve a comida e a bebida da salvação eterna. Graças a ti, pois em tua mesa não existem barreiras, diferenças ou limitações. Reunimos em torno dela a convite do próprio Cristo, conforme o que está escrito:

L.: “Pois Ele, Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças o partiu e o deu aos seus discípulos, dizendo: tomai e comei, isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim. A seguir, depois de cear, tomou também o cálice, rendeu graças e o deu aos seus discípulos, dizendo: bebei dele todos, porque este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vós, para a remissão dos pecados. Fazei isto todas as vezes que o beberdes em memória de mim.

L.: Graças te damos, ó Deus, pois, por meio do teu Espírito Santo, esta Ceia nos une a Cristo e com Ele formamos o verdadeiro corpo que vive da comunhão e em comunhão.

L.: Nesta fé que nos faz e nos torna um só corpo, cremos e esperamos o encontro final e derradeiro, a reunião na mesa do banquete do teu Reino eterno.

L.: Nesta esperança, louvamos a ti, Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Pai-nosso (Pai Nosso Libras)

Gesto da paz

L Como pessoas que vão juntas à mesa do Senhor para comer do mesmo pão e tomar do mesmo cálice, demo-nos um abraço ou aperto de mão, pois, como membros do mesmo corpo, só podemos viver a vida com acessibilidade.

Fração

Comunhão

Hinos de comunhão: Festa da Partilha 

Oração pós-comunhão

LITURGIA DE DESPEDIDA

Hino: Dá-nos esperança e paz

Bênção Final

L.: O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Envio

L.: Ide em paz e construa caminhos de comunhão por meio da acessibilidade.


(Subsídios litúrgicos moldados por Diác. Ma. Carla Vilma Jandrey)


O significado do logotipo

A borboleta é a marca do trabalho na área da pessoa com deficiência porque ela é um símbolo de transformação. Primeiro vem a lagarta que se encolhe em um casulo e só depois se transforma em borboleta. Para a borboleta sair do casulo precisa fazer muita força e dizem que é com esta força que ela fortalece as asas para voar. Pois, se alguém abrir o casulo para juda-la, ela não fará todo o processo e não terá forças suficientes para voar. 

Assim também a pessoa com deficiência passa por um processo de transformação para conviver com sua deficiência. A pessoa com deficiência, sua família, amigos e amigas precisam descobrir meios de viver neste mundo com pouca acessibilidade. E, assim como no caso da borboleta, a pessoa com deficiência não espera que façamos tudo para e por ela, mas com ela.

A borboleta colorida nos lembra de que a criação de Deus também é marcada pela diversidade, onde cada pessoa tem dons e limitações. Desta forma, também as pessoas com deficiência são um grupo marcado pela diversidade: elas não são um grupo homogêneo que tem os mesmos dons e as mesmas necessidades de acessibilidade. Por exemplo, quando uma comunidade constrói uma rampa, ela possibilita acesso para pessoas cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, mas não podemos dizer que ela seja uma comunidade totalmente acessível, pois, para pessoas surdas e cegas, são necessários outros recursos de acessibilidade. 

Tanto a borboleta quanto a forma como a palavra “inclusão” está no logotipo nos sugerem pensar em movimento. Este movimento é impulsionado pela fé cristã. O trabalho para a inclusão da pessoa com deficiência tem como ponto de partida o exemplo de Jesus Cristo que acolhe, vai ao encontro, dá voz e vez a todas as pessoas que estão excluídas e proporciona transformação.

Este movimento também representa que o trabalho da IECLB quer ir além da comunidade cristã e ser um testemunho cristão para a sociedade, apoiando e promovendo ações. Também é um movimento inverso, ou seja, a sociedade, com suas experiências e reflexões, fornece informação e formação para fortalecer o trabalho na IECLB. 

Diác. Ma. Carla Vilma Jandrey
Coordenadora de Diaconia e Programa Diaconia Inclusão da IECLB

 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Subsídio litúrgico.doc


Autor(a): Carla Vilma Jandrey
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia / Subnível: Missão - Diaconia - Pessoa com Deficiência
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 43253
REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br