Customizando a Reforma Protestante

Caderno de Estudos para Mulheres/OASE

04/03/2014

ENCONTRO nº__ Dia __/__/____
Departamento de Mulheres/OASE do Sínodo da Amazônia
Pª Dione Carla Baldus
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Maripá – PR


Material:

- Pequeno altar com pano, flores, vela, cruz;
- Bíblia;
- Uma ou duas camisetas usadas;
- Linha de costura, agulha, fuxicos, tesoura, botões
- Erva perfumada (hortelã, manjerona, salsinha, orégano)
- Prepare fichas com as palavras Fé, Bíblia, Jesus Cristo e Salvação e as coloque dentro da Bíblia.

Observe que as palavras colocadas entre parênteses ( ) são orientações para a coordenadora do encontro). E onde há três pontinhos (...) significa que é necessário motivar as pessoas para o diálogo.

Acolhida:

Canto: Que a graça do Senhor (pode ser cantado ou apenas falado sendo acompanhado dos gestos)

Que a graça do Senhor Jesus (junte as mãos em forma de oração e vai elevando-as para o alto)
E a comunhão do Espírito Santo reine aqui (desfaça as mãos em forma de oração e entrelace as mãos com as companheiras ao lado, balance para a direita e para a esquerda)
E para sempre, para sempre, para sempre, amém. (desfaça as mãos em formas de oração com a companheira, volte a juntar as próprias mãos em oração e volte-as para a posição inicial)

Oração:

Puxando conversa:

- Quem de vocês sabe costurar? (...) (costurar à máquina ou à mão)
- Qual foi o argumento para que vocês aprendessem a costurar? (...) (fazer pequenas reformas, costurar roupas para a família, motivação pessoal, etc.)
- Quando você percebe que deve fazer uma ‘reforma’ em uma peça de roupa? (...) (quando está rasgada, para diminuir ou aumentar o tamanho)
- Vocês conhecem a técnica de customização?

Customizar significa adaptar, personalizar. Quando se trata de uma peça de roupa significa: transformar, adequar conforme o gosto ou a necessidade de alguém, deixá-la mais bonita e útil. Significa também contribuir para a sustentabilidade ao reaproveitar algo que estava esquecido no guarda-roupa. As camisetas são as peças de roupas mais customizadas, pois permitem inúmeras formas de adaptação como recorte, costura, tingimento ou aplicações. (Apresentar uma camiseta usada)

A customização motivada por Martin Lutero

Hoje o nosso tema é reforma. Reforma Protestante. Você pode me perguntar, mas como a costura, a customização, a camiseta se relacionam com a Reforma Protestante?

Vamos usar a camiseta customizada para entender melhor o que foi a Reforma Protestante e o que ela representou e representa para nós ainda hoje.
Vamos imaginar que a camiseta simboliza a Igreja que transmite e testemunha a Palavra de Deus e nos orienta para a missão de Deus. (Coloque no altar a Bíblia e a camiseta usada).

Por volta de 1500, a Bíblia era como um objeto guardado (você pode cobrir a Bíblia com a camiseta) pouquíssimas pessoas tinham acesso e dentre elas, somente pessoas ligadas à Igreja ou acadêmicos. Quando se pregava a Palavra de Deus nas missas a língua utilizada era no Latim – língua estrangeira e não compreensível ao povo. A Igreja criava um clima de medo, angústia e terror nas pessoas, afirmando que Deus era um Deus severo, que vigiava as pessoas, que condenava e julgava cada atitude. Tudo era considerado pecado.

A falta de acesso à Palavra de Deus/Bíblia, fazia com que as pessoas confiassem naquilo que a Igreja pregava. E a Igreja, se aproveitando dessa confiança, começou a fazer uso do medo das pessoas, do julgamento de Deus e da condenação ao inferno, para vender indulgência para arrecadar dinheiro. As indulgências davam direito à compra de cadeiras no pulgatório, ou seja, quanto mais se comprasse indulgências, maior a garantia de que sairiam mais rápido do pulgatório e da condenação. Podia se comprar indulgênicas para pessoas que já haviam morrido ou para aquelas que ainda estavam vivas.

Observem que isso até hoje acontece na Igreja Católica, o Papa pode dar indulgências em troca de dinheiro ou como aconteceu em 2013, as pessoas que seguiram o Papa pelo Twitter ou ajudaram na sua vinda ao Brasil receberam indulgências. Pessoas famosas também buscaram indulgências junto ao Papa.

Enfim, muitos outros fatores afastavam as pessoas de Deus, aterrorrizavam quanto à salvação e resultaram na busca por reforma no jeito de ser Igreja. Havia uma crescente necessidade de ‘customizar’ a espiritualidade. (Espiritualidade é o jeito de a pessoa viver seu relacionamento com Deus através da comunhão, oração, louvor, estudo da Palavra de Deus que brotam da confiança em Deus e da fé em Jesus).

Martin Lutero (descubra a Bíblia) descobriu a Bíblia e redescobriu o sentido da Palavra e o sentido da missão de Deus. Ele dizia: “A Bíblia é como uma erva perfumada, quanto mais se tritura mais cheiro produz”. (Você pode trazer uma erva e deixar passar de mão em mão para sentirem o cheiro, por ex: hortelã, manjerona, orégano, salsinha...)

Lutero se empenhou para traduzir a Bíblia para a língua do povo, motivou as pessoas a alfabetização e que elas tivessem acesso à ela. Redescobriu nas Escrituras Sagradas um Deus amoroso que não julga com terrorismo, mas que ama as pessoas e que proporciona a salvação por graça, mediante a fé em Jesus Cristo. Um Deus que está de braços abertos para que seus filhos e filhas encontrem nEle o carinho, o cuidado, apoio, fortalecimento, animo, a coragem, a vontade de servir e amar também.

Martin Lutero juntamente com outros homens e mulheres customizou a vida, o jeito de viver a espiritualidade. (Você pode pedir para alguém do grupo customizar a camiseta enquando o encontro estiver acontecendo, ofereça: fuxico, agulha, tesoura, linha de costura, botões... facilita se você preparar uma pessoa com antecedência).

Como Lutero customizou a espiritualidade? Com que jeito as pessoas poderiam ler a Bíblia? Como responder as perguntas básicas que envolvem fé cristã? Lutero se preocupou com isso... ele ofereceu a linha, a agulha, a tesoura e os fuxicos. Quando você olha para a camiseta, podemos observar 4 saídas ou entradas: por onde passam os braços, a cabeça e o corpo (pegue a camiseta e mostre). Lutero também pensou em 4 dimensões, que ele chamou de Pilares da Reforma, ou seja, quatro pilares que sustentam a customização da espiritualidade para os evangélicos protestantes a partir da Palavra de Deus. Para nós, quatro saídas ou quatro entradas para a leitura bíblica e a vivência da fé cristã.

Alguém sabe quais eram os 4 pilares da Reforma? (Se alguém mencionar, tire de dentro da Bíblia a palavra (Graça, Fé, Jesus Cristo ou Bíblia). Caso não forem mencionadas, então, espere até que você fale sobre elas para tirar de dentro da Bíblia as Palavras).

1. Graça

O que significa a palavra ‘graça’? O que você entende por ‘graça’? (...) (por ex. gratuidade, dar algo sem esperar nada em troca, favorecer alguém sem que esta pessoa solicite).

Quando utilizamos a palavra ‘graça’? (...) (por ex. ao perguntar pelo nome da pessoa: Qual a sua graça? Ou Graças a Deus! quando se reconhece a bondade de Deus ou de alguém).

Quando falamos da Graça de Deus, estamos falando da atitude de Deus de presentear o ser humano com algo muito bom, sem que o ser humano mereça, tenha que pagar ou precise conquistar com seus próprios esforços. Deus nos deu gratuitamente, em nosso Batismo, a fé em Jesus e este é o sinal de que Deus nos aceita e nos concede tudo o que necessitamos para viver e para alcançar a salvação. Conforme João 3.36: “Quem crê no Filho tem a vida eterna; porém, quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna, mas sofrerá para sempre o castigo de Deus”. Assim, Lutero descobriu que não é preciso temer a condenação ou comprar a salvação, mas apenas, aceitar o presente de Deus que é a fé em Jesus, agradecer e exercitá-la diariamente através das palavras e atitudes.

2. Fé

Vimos que a fé em Jesus é presente de Deus e que precisa ser aceita e vivenciada por nós. Mas, como viver esse presente de Deus? Lemos em Romanos 10.17: “A fé vem por ouvir a mensagem e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo”. Assim é possível alimentar a fé em Jesus na presença do Espírito Santo (que também é presente de Deus concedido no Batismo), participando de uma comunidade e exercitando o conhecimento e a experiência que temos com Deus através dos ensinamentos bíblicos, da oração, do louvor e da comunhão. A pessoa que crê é desafiada a levar outras pessoas a esta mesma confiança a partir de suas atitudes diárias, ao que chamamos de testemunho cristão ou missão.

3. Jesus Cristo

O que conhecemos de Jesus ou sobre Jesus? (...) (Filho de Deus, morreu na cruz por nós, acolheu pessoas pecadoras, curou, animou, testemunhou, ensinou, viveu o amor ao próximo, Salvador, etc.)

Os textos bíblicos nos revelam que Jesus nos ensina a viver a partir da graça e do amor de Deus. Somente Jesus nos conduz ao encontro com Deus, tendo afirmado Ele próprio: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (João 14.6). Jesus leva à salvação aquelas pessoas que nEle crêem, porque assumiu sobre si os pecados da humanidade abrindo o caminho da reconciliação com Deus. De modo que, a salvação não depende de nossas atitudes, mas do agir amoroso de Deus, revelado em Jesus Cristo. Pois, não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos (Atos 4.12).

4. Escritura

Vocês se lembram das Palavras de Lutero: “A Bíblia é como uma erva perfumada, quanto mais se tritura mais cheiro produz”. Estudar e meditar nas palavras da Bíblia permite conhecer melhor o agir amoroso e gratuito de Deus. Quanto mais se estuda a Bíblia, mais a gente passa a gostar de estudá-la e tê-la como orientadora de nossas vidas. Depois que a gente descobre customizar roupas, virá um desafio para a criatividade... quem gosta de costurar roupas é quem o diga!

Observe que cada texto bíblico aponta para Jesus Cristo como fonte de revelação do graça e do amor de Deus. Assim, conhecendo como Deus age é possível confiar plenamente e viver segundo os seus ensinamentos. Segundo o apóstolo Paulo, em Colossenses 3.12-17, quem tem confiança e fé em Jesus se reveste de qualidades. Vamos descobrir quais são estas qualidades lendo o texto bíblico? (Ler o texto Bíblico de forma compartilhada).

Vivendo na perspectiva da customização da confessionalidade Luterana

Quais eram os pilares da Reforma? (...) (Faça a pergunta para que as pessoas fixem melhor os 4 pilares da Reforma e aponte para a camiseta, fazendo referência ao que foi dito antes).

A Reforma Luterana afirmou que é a graça e o amor de Deus que levam o ser humano à salvação através da fé em Jesus. Também apontou que as Escrituras Sagradas são a fonte reveladora desse agir gratuito e amoroso de Deus e que, por isso, tornam-se orientação para o nosso viver. O salmista escreve: “A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho” (Salmos 119.105). Portanto, ela não pode ficar guardada ou restrita a algumas pessoas. Ela precisa ser partilhada, estuda em conjunto, ‘triturada’ no bom sentido da palavra.

Se sentir aceito, amado, guiado, cuidado e orientado por Deus, dá a possibilidade de o ser humano enfrentar seus medos, suas preocupações, angústias e frustrações, confiando de que Deus é o refúgio seguro em momentos de aflição (Salmos 46). Assim, os desafios vão sendo superados pela paciência, pelo amor, pela participação e comunhão em comunidade, pela sabedoria que provém de Deus. E também pela gratidão a Deus que brota da confiança e da fé em Jesus e reconhece o agir amoroso de Deus, encorajando as pessoas a buscarem formas de viver a vida que alegram e permitem viver bem.

Da mesma forma que a pessoa cristã vive esta experiência de que Deus a aceita por amor (espiritualidade), ela quer compartilhar as dádivas e as experiências, por isso, age em amor para com o próximo e com toda a criação, impulsionada pelo mais importante dos mandamentos segundo Jesus: Amar a Deus, ao próximo e a si mesmo (Marcos 12.28-33). É como a camiseta, tão bonita pra ficar guardada? Não! A camiseta serve para ser desfilada por aí, motivando mais pessoas ao desafio da customização e da reciclagem, da sustentabilidade. Da leveza do bonito, do agradável. A Igreja também tem este sentido.

Assim, a Reforma Protestante continua viva entre nós, é orientadora para a vida de fé em Jesus e vida de comunidade, grupo e Igreja. (Mostrar a camiseta customizada pela pessoa do grupo ou uma outra camiseta custumizada com antecedência para este momento e que estava, até então, guardada.) Precisamos aprender a visualizar e agradecer mais as dádivas que recebemos de Deus e o sentido de nossa missão como Igreja que está sempre em reforma (custumizando a vida e a espiritualidade).

Oração:

Cantos

Bênção:
 


Voltar para Índice do Caderno de Estudos


Autor(a): Pª Dione Carla Baldus
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Título da publicação: Caderno de Estudos para Mulheres/OASE 2014-2015 / Ano: 2014
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo
ID: 27066
REDE DE RECURSOS
+
Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br