Cyriakus Schneegass (1546-1597)

Obra e Biografia

29/06/2012

Cyriakus Schneegass (1546-1597) HPD 262

Cyriakus Schneegass [ou: Cyriak Snegassius], pastor, poeta e compositor alemão de hinos. Nasceu: 5 de outubro de 1546 em Bufleben, próximo de Gotha (Turíngia) Alemanha, Faleceu: 23 de outubro de 1597 em Friedrichroda, próximo de Gotha (Turíngia) Alemanha.

Cyriakus Schneegass freqüentou a Landeschule em Gotha. O Reitor desta escola foi Cyriacus Lindemann, com cuja filha ele se casou mais tarde. A partir de 1565 ele estudou teologia na Universidade em Jena, onde teve a influência de Nikolaus Selnecker. Formou-se em 1568 com mestrado. Depois trabalhou durante 5 anos como professor e precentor. Em 1573 tornou-se pastor primeiro em Tambach, e logo depois, na Igreja São Blásius em Friedrichroda, nas proximidades de Gotha (Thuríngia), onde permaneceu até seu falecimento.

Ali exerceu abençoado ministério. Conhecia profundamente a Bíblia. Suas pregações convenciam, porque nelas se revelava a fé inabalável de uma pessoa que se sabia resgatada por Cristo e a ele inteiramente dedicada. Nos últimos quinze anos de sua vida ele editou 18 publicações, principalmente nas disciplinas de teologia e música, que espelham a gama extensa dos seus interesses intelectuais e artísticos. Por exemplo, ele editou muito material de fonte importante para o estudo da Reforma. Ele soube desenvolver em seus paroquianos o gosto pela música sacra e aplicou-se em produzir letras de hinos cristãos. Estes transpuseram o âmbito de sua igreja, ultrapassaram fronteiras e conseguiram impor-se, através de traduções, à estima dos cristãos em várias partes do mundo. Johann Sebastian Bach usou o texto do hino Das neugeborene Kindlein para a cantata de coral do mesmo nome (BWV122).

Algumas obras de Cyriakus Schneegass:

Geistliche Lieder und Psalmen für einfeltige fromme Hertzen zugerichtet (Erfurt, 1597);

27 newe geistliche Gesennge (Erfurt, 1588);

40 Weynacht- und Neu-Jahrsmotetten (Erfurt, 1595);

Weyhenacht und Neujahrs Gesänge (Erfurt, 1595).

Segundo pesquisas recentes Cyriakus Schneegass (e não Johann Lindemann) é o autor da letra do bonito hino (EG nº 353) In dir ist Freude in allem Leide, que foi publicado em 1598 num hinário editado por Johann Lindemann . Em nosso hinário este hino se encontra (na tradução de Lindolfo Weingärtner) sob HPD nº 262 Ó alegria, vem, alumia treva e mal com tua luz. Considerando o conteúdo junto com a melodia jubilosa de Giovanni Giacomo Gastoldi (1591) deveria ser incluído entre os hinos da Páscoa. Mas também não está no lugar errado entre os hinos de Graça, Louvor, Adoração, pois as bênçãos, que resultam da ressurreição de Cristo, devemos lembrar todos os dias. No hinário alemão (EG nº 353) em uso na IECLB por longos anos este mesmo hino consta entre os hinos para Ano Novo. Também serve para casamentos, bodas e aniversários.

Fontes: Henriqueta Rosa Fernandes Braga Cânticos de Natal, Rio de Janeiro, 1960, página 32 Kleines Nachschlagewerk zum Evangelischen Gesanbuch für Bayern und Thüringen, Munique, s.d.

http://www.bach-cantatas.com/Lib/Schneegass.htm


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15665
REDE DE RECURSOS
+
É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br