Deus caminha com seu povo.

09/02/2015

Deuteronômio18.17-19

O nosso texto em particular retrata a resposta a uma inquietação do povo que, caminha em direção à terra prometida. Aprendendo a ser conduzido por um Deus de misericórdia e amor, que o resgatara da vida de opressão e escravidão. Moisés está dando suas últimas instruções ao povo antes de sua morte. Ele está afirmando para toda aquela multidão, de que Deus, é um Deus que caminha com seu povo, assim como tem feito d’antes da saída do Egito, e, que este Deus suscitará líderes que irão acompanhá-los.

A recomendação a esses líderes é de que, lembrem e obedeçam a premissa de falar o que Deus espera e manda, de que não falem em nome próprio.
Um desafio para a nossa época!Em Cristo essa premissa se torna visível e concreta.

Cristo é a nossa referência de liderança, no modo de falar, de cuidado, de apontar para Deus, de ser fiel e obediente a ele, etc.. Foi fiel ao projeto de Deus e foi fiel até as últimas consequências, inclusive a morte. Cristo é a nossa referência como líder.E, a partir de Cristo é concedido a toda humanidade aquilo que Lutero define como “O sacerdócio universal de todos os crentes”. Sem acepção de pessoas. Chamados/as conforme a necessidade e possibilidade. É trabalho de um corpo, em equipe.

Todos/as somos chamados/as a servir com o dom que recebemos de Deus. Todas as pessoas recebem algo. Ninguém recebe tudo. Assim, todas tem algo a dar e a receber. Isto revela que numa comunidade cristã, todas as pessoas são iguais em importância. Sem sentimentos de inferioridade ou de superioridade. Você tem um dom especial recebido de Deus, que lhe permite dar a sua contribuição específica para o bem da comunidade e o seu testemunho no mundo. Como instrumentos de amor e justiça.

Presumimos assim que, Deus caminha com seu povo; Deus caminha contigo e se faz presente através de pessoas, como dizia Lutero: “Deus coloca anjos bons ao teu lado”! E, nessa prerrogativa Deus espera que sejamos canais de bênçãos na vida das pessoas e de sua criação.

Somos membros de um mesmo corpo, onde todos/as são cooperadores/as na missão de Deus. Não falamos ou agimos e nosso nome, mas servimos e assim falamos em o nome do Senhor Jesus, nosso Senhor e salvador.

Deus cuidou do seu povo desde Abraão, Isaque, Jacó. O fez através de Moisés como vimos hoje. Depois através de profetas. Mostrou novamente todo seu amor por nós em Jesus Cristo. E continuou dando-nos referência de liderança nos reformadores e em tantas lideranças de comunidade em nosso tempo. Agradecemos a Deus por não nos deixar sozinhos e sempre de novo despertar líderes que caminham a frente de seu povo.

Que Deus em amor, cuidado e graça nos de força e animo para servirmos na sua seara. Amém
 


Autor(a): Benito Holz Konflanz - Cand Minist Pastoral
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Testamento: Antigo / Livro: Deuteronômio / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 17 / Versículo Final: 19
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 31680
REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br