Deus cuida dos altos e baixos da vida - Isaías 40.21-31 - Pastor Eldo Kruger - 08 de fevereiro de 2021

Oração em tempo de coronavírus

08/02/2021

Bom dia. Graça e paz!

A vida é feita de altos e baixos. No nosso dia a dia, por vários fatores, as vezes nos sentimos enfraquecidos e fragilizados, cansados, exaustos, tanto fisicamente, como mentalmente e emocionalmente. Nos sentimos sem forças, sem energia, sem ânimo, sem vontade. Com pilha/bateria fraca como costumamos dizer. Eu já me senti assim e acredito que você também já tenha se sentido assim. Talvez hoje esteja se sentindo assim. Talvez triste, chateado, deprimido, fraco, preocupado, com medo. Talvez esteja passando por alguma crise ou sofrimento, algum problema na família, problema de saúde, desemprego. Talvez esteja desanimado e não acredita mais que a sua situação vai melhorar... Talvez não esteja nem mais acreditando e esperando que Deus possa ajudar você.

O povo de Israel, quando estava cativo na Babilônia por quase 70 anos se encontrava assim: sem ânimo e sem esperança. O texto bíblico de Isaías 40.21-31, indicado para pregação no domingo de ontem fala sobre isso. O povo de Israel não acreditava e não esperava mais que Deus iria tirá-los da Babilônia. Chegaram a se queixar e questionar Deus dizendo que havia esquecido deles, que não se importava e não se interessava mais por eles. Quantas vezes nós também pensamos assim, não é mesmo?

Isaías, sendo solidário e tendo compaixão pelo seu povo assume o papel de mensageiro de Deus e anuncia uma mensagem encorajadora que procura renovar a fé, o ânimo e a esperança do povo. Isaías fala de Deus ao povo. Convida o povo a não só olhar para os seus problemas, mas olhar para além de si, olhar para Deus, para quem ele é e o que ele é capaz de fazer com seu poder criador. Isaías lembra o povo que Deus é um Deus “grande em força e forte em poder” (26). É aquele que criou o mundo e que é Senhor soberano sobre tudo o que criou. É Senhor sobre a história, Senhor sobre tudo que acontece no mundo, Senhor sobre tudo que acontece na minha e na sua vida.

Diferente do que Israel pensava sobre Deus, Isaías diz ao povo que Deus é um Deus que se interessa e se importa conosco e pede ao povo para que não perca a fé e a esperança. É isso que nós também precisamos fazer. Não podemos desistir de pedir e esperar a ajuda de Deus, mas nos manter firmes e confiantes nele. Quando confiamos e esperamos por sua ajuda, não de forma passiva, mas agindo e fazendo a nossa parte, ele providencia socorro e nos ampara de alguma forma. Quando estamos cansados e sobrecarregados e buscamos a Deus, ele nos dá novas forças. Quando estamos fracos e buscamos a Deus, ele se faz forte em nós e nos fortalece. Renova-nos e sustenta, nos dá forças para suportar e enfrentar o que se abate sobre nós. Nos dá forças para lutar e vencer e seguir adiante.

Em Isaías 40.29-31 Isaías diz: “Deus faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. Que palavra boa e encorajadora, para o povo de Israel e também para nós pessoalmente. Para nós como povo brasileiro, que também estamos um tanto desanimados e decepcionados com nossos governantes, com a política que se faz em nosso país.

Queridos irmãos. Deus é um Deus vivo e em Cristo veio ao mundo para nos ajudar. Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28). Em Cristo encontramos Deus e as forças que precisamos para viver nosso dia a dia. Encontramos forças por meio do Espírito Santo que está em nós, nos consola e conforta, “nos ajuda em nossa fraqueza e intercede por nós” (Rm 8.26). Encontramos forças por meio da Palavra e das promessas de Deus que alimentam a nossa fé e esperança. Encontramos forças em nossos irmãos e irmãs na fé, da comunhão que temos com eles. Encontramos forças por meio de pessoas que Deus coloca ao nosso lado: um familiar, um amigo, um cuidador, um profissional de saúde, etc.

Queridos irmãos e irmãs! Quando confiamos e não desistimos de esperar pela ajuda de Deus, ele nos socorre a ajuda. Estejamos certos disso. Deus nos levanta, restaura e renova o nosso ânimo, nos dá a sua força para seguirmos o nosso caminho tal qual a águia que sobe nas alturas carregada pelas correntes de ar. Que assim seja, hoje e nesta semana, na minha e na sua vida. Deus nos abençoe. Amém! 

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br