Deus é luz em Cristo Jesus!

26/06/2012

Na carta de 1 João 1.5 diz: “A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nenhuma escuridão nele”.

Deus é luz diz o autor da carta. Mas o que significa viver sob esta Luz? Isso significa ter uma vida sempre iluminada? Isso significa uma vida sem pecados?

Nossa vida é marcada por luz e sombra. Por acertos e erros. Por alegria e tristeza. Somos justos e pecadores.

Na nossa sociedade, que prima pela perfeição, é difícil ver as pessoas reconhecer o erro. Reconhecer o erro é ser visto como fraco. A nossa sociedade, infelizmente, é guiada pelo princípio de que tudo pode ser conquistado e alcançado, desde que a pessoa empreenda todos os seus esforços. Por isso, quando uma pessoa erra, ela é, na maioria das vezes, crucificada. Quando numa empresa as vendas não trouxeram o lucro almejado, alguém é culpado e crucificado pela ineficiência. Nos erros da vida não faltam pessoas para apontar o dedo.

O que acontece com tal atitude? O ocultar dos erros. Nunca eu sou o “culpado”, mas alguém “outro”, que me induziu a errar. Falar e expor os erros compromete a nossa imagem: “O que, afinal, o outro não vai pensar de mim!”

De onde buscar a força para mudar essa realidade? Do amor de Deus que reluz em Jesus. É em Cristo Jesus que Deus nos diz que nos ama apesar dos nossos erros. Por isso, não há motivo e nem razão para escondermos de Deus os nossos erros, falhas e culpas. Deus sabe que somos frágeis e que nem sempre conseguimos corresponder a sua vontade.

Em Cristo Deus revela o amor que nos liberta de culpas e erros. Nele encontramos a luz do amor que nos reconcilia com Deus, conosco mesmos e com o nosso próximo.

Nós somos justos e pecadores. Nossa vida é marcada por luz e sombra. Por isso, em meio aos nossos momentos sombrios precisamos a luz que ilumina nossas trevas. Jesus diz em João 8.12: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue terá a luz da vida e não andará na escuridão”. É sob a luz de Deus, revelada em Cristo Jesus, que somos justificados e libertos das culpas para uma nova vida.

Quando acolhemos em nossos corações e mentes a graça da justificação, entendemos: Não é a imagem perfeita que a sociedade espera de mim que me fará feliz, mas a graça de Deus revelada em Cristo. É a graça de Deus revelada em Cristo que me servirá de luz para encontrar pessoas que me compreendam e ajudem em meus erros e culpas. Nós bem sabemos que nem sempre pessoas são bondosas conosco. Às vezes, nossos desabafos, a pessoas sem sensibilidade e compreensão, podem nos prejudicar ainda mais.

Viver como cristãos sob a luz de Deus é ser o que somos: Pessoas com virtudes e defeitos, pessoas com alegrias e tristezas, pessoas com conquistas e fracassos. Toda vez que tentamos ser o que não somos para agradar os outros enganamos a nós mesmos. E ao enganarmos a nós mesmos nos distanciamos de Deus e do nosso próximo. E todo distanciamento traz muita escuridão e solidão.

Que o Espírito Santo nos mantenha na luz de Deus. A luz que aquece e renova a vida em meio às escuridões. A luz que perdoa e nos dá força para recomeçar e não persistir no erro. A luz que nos permite ser comunidade que acolhe, ouve e ajuda a reconstruir a vida fragilizada do nosso irmão e irmã. Amém.


Autor(a): Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Testamento: Novo / Livro: João I / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 5
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 15220
REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br