Deus é misericordioso e nos salva

Senhas diárias

10/10/2019

Oseias é um profeta que recebe uma tarefa estranha e, de certa forma, contra os bons costumes da época e também de hoje. Deus diz para ele casar com uma prostituta cultual, de algum culto da época. Ele fez o que Deus mandou e esta mulher, Gômer, concebeu três vezes. As crianças receberam nomes que denunciavam a infidelidade do povo para com Deus. Ao mandar Oseias casar com Gômer, Deus estava dizendo que da mesma forma o povo, especialmente suas lideranças, o rei e sua corte, estava casando com falsos deuses e se tornando prostituto diante do Senhor. Deus anuncia que por isso vai castigar o reino de Israel. Porém, no final do livro, temos esta palavra: Vou curar o meu povo de sua infidelidade e vou amá-los com todo o meu coração. O Senhor mantém seu amor pelo povo e reafirma sua promessa de buscar este povo de volta. Deus vai transformar o coração das pessoas e fazê-las viver de forma diferente e adorando apenas o Senhor Javé. Deus vai criar um povo de coração novo, pois é misericordioso.
Judas chama sua comunidade a usar de misericórdia para os que não tem firmeza na fé e precisam de cuidados para se manterem no caminho de Deus. Sabemos que Deus buscou seu povo, definitivamente, em Jesus, seu Filho, nosso Senhor e Salvador. Agora podemos andar no caminho de Cristo e apoiar os que estão vacilando para tal. Não precisamos casar com uma prostituta, mas precisamos ter um coração voltado para os vacilantes e olhar para suas dificuldades em superar as dúvidas e não para seus pecados e com isso condenando-os ao invés de auxiliá-los na superação do mal. Deus já nos salvou para que nós ajudemos outros a também encontrarem este único caminho da salvação.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53716
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br