Deuteronômio 30.11-20

Prédica

23/06/2002

 

Deuteronômio 30.11-20

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com vocês. Amém.

Querida comunidade, o texto da Palavra de Deus nos leva a pensar sobre como agimos em nossa vida, como fazemos as coisas no dia-a-dia e sobre o que Deus espera de nós.

Neste texto do livro de Deuteronômio Moisés está discursando para o povo de Israel em nome de Deu, ele está anunciando aquilo que Deus quer que o povo faça, ou seja, deixe o pecado, os ídolos de lado e passe a adorar somente o Deus que lhes deu a vida, que lhes conduziu para o caminho da libertação.

E neste discurso que Moisés faz ele deixa claro o que é que Deus deseja do povo. Em primeiro lugar Deus deseja que o povo siga os seus mandamentos, as suas leis, e isto não é algo difícil de ser entendido nem de ser praticado porque os mandamentos não estão longe, nem no mar, nem no céu, mas ao contrário, eles estão muito próximos das pessoas, dentro de seus corações, e por isso podem ser praticados e ensinados.

O povo de Israel cometeu muitos pecados, errou muito na sua relação com Deus que escolheu aquele povo e que lhes libertou e concedeu uma nova vida. Deus, já cansado e irritado de tantos pecados colocou diante do povo duas alternativas, dois caminhos a serem seguidos, na esperança de que as pessoas escolham o melhor.

Ele disse: coloco diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição, escolham pois a vida para que vocês possam viver bem e serem abençoados por mim. Este é o conselho dado por Deus.

Querida comunidade, quantas vezes Deus coloca as alternativas diante de nós, para optarmos, escolhermos qual caminho queremos seguir, quantas vezes nós optamos pelo bem, e quantas vezes já optamos pelo mal??

Deus é tão bondoso para conosco que ele nos concede a liberdade através de seu Filho Jesus Cristo, pois foi para liberdade que Cristo nos libertou, sim, não é maravilhoso sabermos que somos pessoas livres, libertas, não somos escravas de nada nem de ninguém nem do pecado, nem da morte, mas somos livres para amar e servir. É isto que Deus tenta nos explicar e colocar em nossa cabeça todos os dias e nós as vezes não entendemos ou não queremos entender, porque preferimos ser escravos, viver sob leis, regras que nos escravizam mais e mais.

Gente, a liberdade cristã é algo maravilhoso, e mais maravilhoso é que esta liberdade nos foi concedida de graça por Deus, através de Cristo Jesus. E o que significa vivermos essa liberdade?

Viver essa liberdade que Deus nos concede significa sabermos que somos responsáveis por tudo aquilo que fazemos. E essa, queridos irmão, é a maior dificuldade do ser humano: reconhecer sua própria responsabilidade, reconhecer-se culpado perante os erros cometido, as falhas que distorcem as relações humanas. Vejamos o exemplo do primeiro casal de seres humanos criados por Deus. Adão e Eva quando estavam no paraíso comeram do fruto proibido, e quando foram perguntados por Deus porque fizeram aquilo, a mulher respondeu, foi a serpente que me seduziu, o homem disse, foi a mulher que tu me deste> indiretamente ele está culpando a Deus, pois diz, tu me deste esta mulher. Sempre nos culpamos os outros, nunca a nós mesmos. E pior ainda é que quase sempre culpamos a Deus pelos nossos erros, e não a nós mesmos.

Deus não é e não pode ser culpado por tanta desgraça, miséria, discórdia que há neste mundo. Não foi Deus que optou ou quis assim, fomos somente nós, seres humanos que criamos situações de guerra, de morte, somos nós que criamos intrigas na nossa relação com o próximo, nossos amigos, e temos dificuldade em perdoar, em recomeçar e dizer, desculpe, eu errei, desejo recomeçar novamente porque Deus me ama e quer que eu escolha a vida e não a morte.

Não podemos culpar sempre Deus pelas guerras, pelos sofrimentos, pela fome no mundo, pela destruição do meio-ambiente, pelas mágoas que nos causamos mutuamente, pelas doenças que matam pessoas boas e inocentes. Por acaso não é o egoísmo pessoal e a ganância de povos inteiros a raiz de todo o mal que existe no mundo? será que a causa de tudo isso não é fato de que nos mesmos sempre queremos determinar o que é bom ou o que 'mal, ao invés de deixarmos Deus dizer isto a nós, porque ele sabe melhor que nós?

E então, o que nós podemos fazer para diminuir nossa culpa, para voltarmos a Deus e transformar nossas atitudes, o que faremos? Deus nos dá um conselho, ele diz, escolham a vida e a Bênção, escolham a vida.

O que significa escolher a vida nos dias de hoje??

Amar, ser solidário, ajudar, honrar a Deus, construir e viver em comunidade, Ter a fé ativa, se alegrar com as coisas simples, cm um sorriso, abraço, tantas coisas que afirmam a a vida e que está ao nosso alcance. A responsabilidade por escolher a vida ou a morte é nossa e não de Deus. Ele nos dá a escolha, nos concede a liberdade para optar e escolher como queremos agir neste mundo. Depende de nós. A transformação das coisas que estão erradas, do sofrimento pessoal e social depende de nós. Deus deseja que seus filhos escolham sempre a vida, para viver em abundância, assim como Jesus Cristo nos ensinou.

Martim Lutero, o reformador da Igreja interpretou a liberdade cristã de uma forma muito sábia: ele disse: Um cristão é senhor livre sobre todas as coisas e não está sujeito a ninguém, isso através da fé.

E ao mesmo tempo, um cristão é servidor de todas as coisas e sujeitos a todos, por causa do amor. Parece algo contraditória porém é uma tese que se complementa, por causa de nossa fé em Cristo Jesus, somos livres e temos a liberdade cristã que nos faz servir ao próximo por causa do amor de Deus que age em nós. Liberdade não significa libertinagem, mas significa ser responsável sobre si e seus atos e saber seus limites, respeitando o próximo através do amor que nos une.

Nossa obrigação como cristão é agir pelo bem, por causa do amor, escolher e espalhar a vida. E é isso que Jesus Cristo vai cobrar de nós no juízo final, conforme o texto do evangelho que ouvimos. Ele saberá separar as pessoas que agiram bem, que acolheram o forasteiro e deram água ao caminhante, porque quando fazemos isto a qualquer uma das pessoas simples, pobres e insignificantes do mundo, é justamente a Jesus Cristo que estamos fazendo. E se deixamos de fazer o bem a qualquer pessoa, é a Jesus que deixamos de fazer.

Deus espera nossa ajuda e colaboração no serviço de Deus, Ele precisa de você para mudar o mundo sozinho Deus não pode nada, mas cada mão que se dispõe para o serviço é muita preciosa.

Ler texto sobre Deus só tem as nossas mãos.

Portanto, mãos a Obra na escolha pela Vida.

Amém.!

Pastora Cristina Scherer -
Palmas/TO


Publicado originalmente no site Grupo Emaús
 


Autor(a): Cristina Scherer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Brasil Central / Paróquia: Palmas (TO)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Deuteronômio / Capitulo: 30 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 20
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 41192
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br