Dia da Igreja do Núcleo do Rio de Janeiro

05/08/2008

1 | 1
Ampliar

Uma vez ao ano membros das Comunidades do Rio de Janeiro se reúnem para juntos celebrarem. Esse encontro é conhecido como Dia da Igreja. Uma forma de “costurarem” a identidade comum aos membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, no contexto do Estado do Rio de Janeiro. As comunidades têm uma rica história de testemunho e de fé. Duas comunidades deste Núcleo do Sínodo Sudeste já têm mais de 180 anos. Da mesma forma deparam-se com enormes desafios, também comuns, ao proporem a vivência da fé cristã em comunidade, numa realidade em que os valores do compromisso comunitário e da comunhão estão comprometidos ou esvaziados.

Em 03 de agosto o Dia da Igreja, organizado pela Paróquia Norte, aconteceu num espaço do Iate Clube da Ilha do Governador. Numa manhã de domingo que recebia a chegada de uma pequena frente fria, mais de cento e cinquenta pessoas participaram da celebração e do almoço comunitário; da Comunidade de Petrópolis vieram mais de quarenta participantes.

Para alguns membros da Paróquia Norte o dia foi de muito trabalho e compromisso. A tarefa de organizar num lugar improvisado o espaço e o almoço para 150 pessoas apresentou-se como um grande desafio.

O tema da celebração foi a “Partilha”. O Pastor Sinodal Guilherme Lieven, a partir do texto do Evangelho de Mateus 14.13-21, convidou as lideranças e os membros das Comunidades do Rio de Janeiro para participarem da missão de Deus. O Deus misericordioso, que mesmo decepcionado com a realidade e com a situação humana, propõe a partilha e a inclusão de todos na sua missão de tecer a justiça e a paz, e transformar a realidade de fome, doenças, desigualdades e morte em uma nova experiência com a vida plena.

Uma agradável novidade do Dia da Igreja foi a presença dos cinco representantes do Decanato de Schweinfurt, que matém uma parceria solidária com as Paróquias e Comunidades do Rio de Janeiro. Apresentaram durante a celebração informações sobre as Comunidades de Schweinfurt, Alemanha, e presentearam todas as Comunidades do Rio de Janeiro como um CRUZ para o Altar. A visita dos parceiros e parceiras, acompanhados pela Pastora da IECLB Tais D. Kind Strelow, se estenderá até o dia 14 de agosto.

 


Autor(a): Sínodo Sudeste
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
ID: 3288
COMUNICAÇÃO
+
Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br