Dia da Igreja na Alemanha

11/06/2007


O 31. Dia da Igreja Evangélica da Alemanha aconteceu nos dias 06 a 10 de junho na cidade de Köeln. As margens do Rio Reno, 80 mil pessoas celebraram na quarta feira, dia 06,  a abertura do Dia da Igreja sob o tema “Viva, poderosa e cortante”. O tema tinha como referência o texto de Hebreus 4.12. Na celebração inicial acentuou a tarefa da Igreja ser  viva, poderosa e cortante em sua tarefa missionária e diaconal e que o  povo de Deus se reúne sem poder, sem muros e sem arrame farpado, numa referência ao encontro dos líderes do G-8 em Heiligendam.

Após o culto de abertura iniciou-se uma caminhada, uma verdadeira invasão protestante ao centro da cidade de Köeln. A Noite do Encontro envolveu mais de 400 mil pessoas entre visitantes e voluntários que ofereceram uma programação de encontros e confraternização, envolvendo música, teatro, celebração e praça de alimentação.

Seguiram-se três dias de extensa programação, onde se oferecia aos participantes do Dia da Igreja em torno de 3000 mil atividades, entre estudos bíblicos, palestras, oficinas (teatro, música, dança), grupos de discussão, exposições da atividades que envolvem a Igreja Evangélica da Alemanha em seu serviço de testemunho cristão e serviço diaconal. Tambem houveram espaços para as atividades ecumênicas e para orgãos não governamentais que puderam expôr suas idéias e divulgar o seu serviço. Na maioria das atividades se ressaltou a crítica ao processo atual de globalização, destacando o empobrecimento e a necessidade de ajuda para a África. Outro aspecto central foi o diálogo cristão-islâmico, dando passos importantes nas relações ecumênicas entre ambas as religiões. Toda a diversidade de ofertas na programação exigiu dos participantes uma grande peregrinação, resultando no cansaço físico, mas trazendo muito ânimo e compromisso com a tarefa missionária e diaconal da Igreja Cristã.

Na manhã de domingo o Dia da Igreja encerrou com um culto eucarístico, tendo por tema a ordem de Deus a  Elias em 1 Reis 19.7: “Levante-se e coma”. Elias se encontrava forragido no deserto e deseja a sua morte, quando Deus lhe dirige esta palavra de compromisso com a vida. Também entre os cristãos há que ocorrer uma mudança de pensamento e de ação. Devemos proporcionar uma nova espiritualidade que se envolva com a sociedade, política e igreja. Não há como ficar sentado, lamentar-se e desejar a morte. Como cristãos devemos nos levantar, em uma nova atitude de compromisso com a vida e envolver-se numa Igreja viva, forte e cortante.

O próximo Dia da Igreja acontece na cidade de Bremen em 2009.

 

P. Sinodal Renato Küntzer


Autor(a): Sínodo Noroeste Riograndense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Noroeste Riograndense
ID: 4184
COMUNICAÇÃO
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br