Dia da Igreja reuniu milhares de pessoas em Gramado

12/06/2008


Dia da Igreja promovido pelo Sínodo Nordeste Gaúcho da IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, reuniu mais de 6 mil e quinhentas pessoas na ExpoGramado, em Gramado, no domingo dia 1º de junho.

A cerimônia de abertura foi conduzida pela jornalista Rosa Helena Volk, que saudou e acolheu a todas as 28 paróquias presentes no encontro. O presidente do sínodo, Sr. Gerson Wendt saudou a todos, agradecendo, em primeiro lugar, a Deus por ter proporcionado um encontro tão especial na vida de cada pessoa ali presente. Também lembrou das pessoas que por algum motivo não conseguiram chegar ao Dia da Igreja.

O Culto Eucarístico, teve como tema É tempo de Abraçar. A celebração foi elaborada e realizada pelo Conselho Sinodal de Liturgia, com apoio do Conselho de Música. A equipe de celebrantes contou com: Norma Port (Estância Velha), Renato Klein (Estância Velha), Volnei Francisco da Silva (Estância Velha), Ursula Loth (Nova Hartz), Sandra Fick (Nova Hartz), Diác. Marli Bloss (Parobé), Pa. Eliana L. Weber (Dois Irmãos) e a Pa. Tânia C. Weimer (Nova Hartz). Também celebraram juntos o P. Décio Schaft (Gramado) Pa. Iára Müller (Pastoral da Faculdades EST), a Pa. Cristiane Petry (Vice-Pastora Sinodal), o P. Altemir Labes (Pastor Sinodal), o P. Homero Severo Pinto (Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB), e demais obreiros e obreiras do sínodo que ajudaram na comunhão da Ceia do Senhor.

Toda a celebração foi traduzida, por duas intérpretes, para a linguagem de sinais (LIBRAS), demonstrando também o cuidado e o abraço inclusivo da Igreja com as pessoas portadoras de necessidade especiais.

A Pa. Iára Mueller, trouxe a mensagem para o Dia da Igreja, baseada no texto de Eclesiastes 3.1-8 (Há tempo para tudo debaixo dos propósitos de Deus). Compartilhamos alguns trechos marcantes que emocionaram e motivaram as pessoas a refletirem sobre o seu viver diário da fé e suas atitudes como cristãs no mundo:

 

“A origem do abraço está na nossa infância, quando chorando elevávamos nossos braçinhos em busca do abraço no colo, em busca de proteção e do fim do nosso choro. O abraço é a linguagem do corpo que demonstra acolhimento. Não só quem tem braços pode abraçar, pois também se abraça com um olhar e com um peito aberto a aconchegar...”
“A cruz vazia... é uma figura de braços abertos, nos esperando. O próprio Cristo morreu de braços abertos, para que os nossos não ficassem cruzados...”
 



A participação do Grande Coral (mais de 150 vozes de diversos grupos de canto e coral das comunidades) e a Orquestra de Jovens de Ivoti na celebração do culto também emocionou as pessoas presentes. O coral esteve sob a regência de Liana C. Rübenich de Gramado e contou com a organização do Conselho Sinodal de Música coordenado pela Cat. Monika Maier e pela Pa. Leonira Pagung.
 



O pastor Homero Severo Pinto, 1º vice-presidente da IECLB, afirmou que com a realização do evento o Dia da Igreja adquire nova envergadura, “hoje renovamos nossos propósitos como Igreja, a serviço de Deus no mundo, desafiados pelo testemunho do Evangelho, inspirados e motivados no grande abraço de Deus”, destacou o dirigente nacional da Igreja.


Na abertura oficial ainda fizeram suas saudações aos participantes do encontro o presidente da Corag, Jorge Drum, representando a Governadora do Estado Yeda Crusius, o Prefeito de Gramado Pedro Henrique Bertolucci e o presidente da Paróquia de Gramado, Gehard Kleine.

 

Após a celebração, a programação do Dia da Igreja teve continuidade com diversas apresentações artísticas de teatro e música no grande palco e com os espaços temáticos da Tenda de Juventude, o Espaço da Criança e a Exposição Luterana.


No grande palco, na parte da tarde, se apresentaram o Grupo Artístico LEGATO, de Canoas – “A inclusão através da Arte”; a Orquestra do Instituto de Educação Ivoti; Grupo Instrumental de Nova Petropólis; Grupo de Teatro de Canela.


O Dia da Igreja encerrou com o Show do Cantor Ernani Luís e logo após com a palavra de despedida do presidente do sínodo, Sr. Gerson Wendt, e com a Benção e Envio realizada pela Vice-Pastora Sinodal Cristiane Petry e pelo Pastor Sinodal Altemir Labes.

 

Confira aqui a Galeria de Fotos do Dia da Igreja !

 

Clique e aqui e veja a carta de agradecimento do Sínodo Nordeste Gaúcho a todas comunidades !


 


Autor(a): Sínodo Nordeste Gaúcho
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
ID: 4703
COMUNICAÇÃO
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br