Dia das Mães

Mãe em tempo de Covid -19: novos desafios e realizações.

08/05/2020

 

Dia das Mães

Mãe em tempo de Covid -19, novos desafios e realizações. 

Nestes dias que vivemos a reclusão social, temos oportunidade para a vivência famíliar. Quero aqui trazer aspectos positivos, oportunidades de rever nossa convivência familiar. Foi nos dado um tempo de olhar e se voltar para dentro de nossos lares, olhar para si, refletir o jeito que vivemos nossa vida, como estão nossos relacionamentos, quais nossos limites de convivência.

Um tempo em que a criatividade e a tecnologia são ferramentas importantes na construção e novas formas de relação e comunicação. A criatividade puxa na memória brincadeiras da infância muito simples, mas significativas.
A forma de diálogo também mudou e é constante, pois as crianças são atentas em tudo e querem saber o que está acontecem com o mundo e as pessoas. Estão preocupadas se o Corona vírus vai chegar em nossa família também. Elas estão com medo assim como nós adultos, com muitas incertezas e na expectativa que tudo passará, mas até lá precisamos nos organizar e viver da melhor forma possível, cada um dentro das possibilidade, ajudando e fazendo o que pode para contornar esta pandemia. 

Como estamos nos adaptando para a mudança que já está acontecendo porque o mundo não será mais o mesmo, nós não seremos mais os mesmos, as pessoas vão mudar a partir deste acontecimento. O que vou e posso fazer diferente pensando em todo processo que vivemos, conforme a palavra bíblica de 1 Samuel 10.7 “Faça tudo o que tiver de fazer, pois Deus estará com você”. 

A vida é dom de Deus, semente de esperança que germina e se torna fruto - novidade de vida. Ser mãe é um caminhar constante, é assumir a tarefa de permitir que uma nova pessoa viva, cresça, descubra suas habilidades, suas fraquezas e alegrias. Nestes dias estamos a refletir de maneira mais profunda sobre ser mãe. 

Mãe é ternura: nas tristezas ouve e acolhe em seu colo as ansiedades e aflições de seus filhos. 

Mãe é proteção: ela cuida e preocupa-se cada instante. 

Mãe é carinho: isto não tem explicação. É sentimento é vivência. É muito bom poder desfrutar deste carinho forte, profundo e aconchegante. 

Mãe é diálogo: este é importante para tirar dúvidas e clarear o caminho, mesmo que repetidas vezes. 

Mãe é amor: o amor resume tudo - alegria, tristeza, saúde, doença, ternura, proteção, carinho, diálogo, paciência. É dar e muitas vezes não receber. É querer ajudar a resolver os problemas dos filhos. 

Mãe é gente: gente que cansa, que sofre, que perde a paciência. Gente que precisa de alguém que assuma com ela, de igual para igual, as tarefas da casa e os cuidados com as crianças.

Ser mãe é, com certeza, algo maravilhoso na vida das mulheres que escolheram ser mães e quiseram ser mães. Mas ser mãe não é tudo. A maioria das mulheres continua tendo sonhos que vão além do trocar fraldas e cozinhar.

Ser mãe é se superar todos os dias em favor dos filhos é poder ter o privilégio de amar e ser amada. Um amor contagiante que nos faz crescer a cada dia. 

Ser mãe é tudo isso e muito mais, o limite quem dá é a relação que se constrói na convivência diária com os filhos. 

Que neste dia das mães possamos refletir assim como todos os dias a tarefa que todas nós exercemos como mães dedicadas, carinhosas e abençoadas por Deus com a dádiva do cuidado.

Parabéns a todas as mamães, avós, mulheres que dedicam seu tempo em favor da vida.

Diácona Cátia Patrícia Berner
CAM – Formação e Diaconia Sínodo Uruguai


  


Autor(a): Diácona Cátia P. Berner - Sínodo Uruguai
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Samuel I / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 7
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 56486
REDE DE RECURSOS
+
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br