Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de fevereiro de 2019

26/02/2019


Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de Oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de fevereiro de 2019

O dia 04 de fevereiro foi estabelecido como Dia Mundial contra o câncer.

Acolhida:
Faz escuro, mas eu canto porque o amanhã vai chegar.
Vem ver comigo, companheiro(a), vai ser lindo, a cor do mundo mudar. Vale a pena não dormir para esperar, porque a manhã vai chegar.
Já é madrugada; vem o sol que é alegria, que é pra esquecer o que eu sofria. Quem sofre fica acordado defendendo o coração.
Vamos juntos, multidão!, trabalhar pela alegria, que amanhã é outro dia, que amanhã é outro dia. (Thiago de Mello)

Saudação: Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Romanos 12:12
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1

Canto: Jesus Cristo, esperança do mundo, LC, 522

Oração:
Entrego-me a ti, Senhor. Acaba com minha inquietude. Confio a ti a minha vida, pois tu me conheces e sabes o que é bom para mim. Entrego a ti minhas preocupações. Não creio que possa melhorar alguma coisa preocupando-me tanto. Isto está contigo somente. Entrego a ti todas as minhas perguntas sem solução. Desisto de jogar-me contra portas trancadas. Espero por ti. Tu haverás de abri-las em hora oportuna. Entrego-me a ti, Senhor. Estou em tuas bondosas mãos. Eu te agradeço. Amém (Oração de Martim Lutero, em: Orações para diferentes momentos da via, p.56, Editora Sinodal, São Leopoldo, 2011)

Leitura do Salmo: 22. 23-31

Oração de agradecimento e intercessão:
Querido Deus, nós te agradecemos porque tu nos reúnes com laços de amor e misericórdia. Estás perto de nós, nos carregas e nos serves com o teu amor. Por isso te damos graças cantando:

C.: Graças, Senhor, graças, Senhor!
Por tua bondade, teu poder e amor Graças, Senhor!

Agradecemos-te porque nos dás novas forças na aflição. Muitas vezes o medo, as dúvidas e incertezas, a ansiedade e a tristeza querem tomar conta de nós. Mas sabemos que em ti encontramos forças para suportar a dor e enfrentar o tratamento. C.: Graças, Senhor, graças, Senhor!
Por tua bondade, teu poder e amor Graças, Senhor!

No sopro do teu Santo Espírito encontramos a força da vida; na ressurreição de teu filho encontramos novo alento, paz na tribulação e esperança em meio a nossas frustrações. Tu és nosso Deus, conheces nossas dores e em teu amor nos concedes conforto e motivação para continuar a luta pela vida. Tu estás sempre conosco, e, nos dias mais difíceis, nos carregas em teu colo acolhedor.
C.: Graças, Senhor, graças, Senhor! Por tua bondade, teu poder e amor Graças, Senhor!

Confiantes no teu grande amor, nós nos dirigimos a ti em intercessão, clamando:
Por todas as pessoas que estão enfrentando momentos difíceis na busca pela cura de doenças agressivas como o câncer; pelas crianças hospitalizadas com leucemia, e que aguardam silenciosamente apoio e ajuda das pessoas adultas; pelas pessoas que enfrentam o câncer de pele, por precisarem trabalhar sob o sol escaldante para terem o pão de cada dia para sua família; por todas as pessoas com câncer, que se sentem sós e desamparadas nestes momentos mais gritantes da vida.
C.: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica Ouve nossa oração e atende nossa súplica.

Pelos órgãos públicos na área da saúde, para que sejam mais comprometidos com o povo empobrecido e machucado, que busquem empenhar-se mais em favor de uma política de saúde voltada para o cuidado de quem mais necessita; que os/as funcionários da saúde que trabalham no SUS se sensibilizem diante do sofrimento de tanta gente que espera nas filas do atendimento, muitas vezes, necessitando urgência para o tratamento de sua doença.
C.: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica Ouve nossa oração e atende nossa súplica.

Pelas vítimas do descuido e irresponsabilidade para com a vida das pessoas e do meio ambiente, como no caso de Brumadinho. Concede aos que sobreviveram a força para darem continuidade a sua jornada, e, aos que perderam seus entes queridos, dá o conforto a seu coração dolorido; que as matas e rios possam ser recuperados.
C.: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica Ouve nossa oração e atende nossa súplica.

Pelas famílias que choram a perda de seus filhos adolescentes, vítimas do incêndio na base de treinamento do Flamengo, conhecido como ninho do urubu, e que os dirigentes tenham a devida responsabilidade diante da vida.
C.: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica Ouve nossa oração e atende nossa súplica.

Pelas autoridades que governam nosso país, que possam colocar a mão na consciência e, pelo senso comum de respeito às pessoas idosas, possam agir inspirados na justiça e não em favor de privilégios para poucos; que não aprovem a proposta da reforma da previdência na forma como está, injusta, descabida e terrivelmente penosa para as pessoas mais simples que arduamente trabalharam a sua vida toda.
C.: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica Ouve nossa oração e atende nossa súplica.

Dá que a tua igreja seja a portadora da missão que tu realizaste no mundo por meio do teu Filho comprometendo-se com aquelas pessoas que estão desesperançadas por falta de emprego ou estão sem rumo na vida, por aquelas que não têm onde reclinar a cabeça, que passam fome, que se entregam às drogas, que se prostituem por um pedaço de pão.
Concede que tua igreja no mundo possa proclamar a garantia de acesso ao pão a quem tem fome e conceda fome de justiça a que tem pão.
Por isso, escuta, ó Deus, a nossa oração, quando juntos dizemos: Pai Nosso que estas no céus...

Canto: Canção do cuidado LC, 567

Bênção:
“Senhor, nosso Deus, Tu nos enviaste para a grande viagem, a viagem de nossa vida. Nós te pedimos:
Fique ao nosso lado durante o caminho, um caminho que passa por montes, mas também por vales escuros. Não permita que nos cansemos e que, apesar dos muitos atalhos, alcancemos o destino em direção ao qual caminhamos.
(Em: Orações para diferentes momentos da via, p. 78, Editora Sinodal, São Leopoldo, 2011)


Oração moldada pela Pa. Marli Lutz
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia


Autor(a): Marli Lutz
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 51051
REDE DE RECURSOS
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br