Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de junho de 2015

24/06/2015


 Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de junho de 2015

Acolhida: Cumprimento vocês, neste Dia Mundial de Oração pela Diaconia, em alegria e prazer. Bom é estarmos juntos e juntas neste momento importante de celebrarmos a Palavra de Deus que testemunha sobre o consolo e a compaixão de Deus pela humanidade.

Canto: HPD 2, Nº 456: Deus é meu amparo

Saudação: Comecemos em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nosso criador e libertador. Ouvimos as palavras das senhas diárias de hoje: “Cantai, o céus, alegra-te, ó terra, e vós, montes, rompei em cânticos, porque o Senhor consolou o seu povo e dos seus aflitos se compadece”, Isaias 49.13.

Oração: Deus, muitas pessoas vivem aflitas e sobrecarregadas. Em suas dores, machucam e são machucadas, ferem e são feridas. Nós mesmos temos nossas responsabilidades e nossos compromissos com estas dores humanas. Perdoa-nos, Senhor, em nossa falta de amor e de solidariedade com as pessoas para as quais muitas coisas saem erradas na vida. Caso for necessário, faze de nós teus instrumentos de esperança, de fé e de amor transformador de injustiças em justiça, de ódio em amor, de tristeza em alegria, de morte em vida, de descrença em fé, de indiferença em compromisso. Agora, Pai, anima-nos na fé e esperança, na força do teu Espírito e no amor de Jesus Cristo. Amém.

Leitura do Salmo 30.1-12 (ler o texto):

Comentário: O salmista agradece, porque Deus não permitiu que ele fosse humilhado diante das pessoas. Deus ouviu o seu clamor e seu pedido de socorro. Salvou-o da destruição. Reconhece que se sentiu inabalável, quando as coisas iam bem. Neste contexto, viveu toda fragilidade humana. Percebeu que estava sendo levado à morte. Em suas dores, clamou a Deus que o livrou do sufoco. Deus o amou e mudou o seu pranto em alegria. Ele agradece a Deus pelo bem que recebeu dele, mas, também, por ter percebido que os altos e baixos da vida, vida e morte, doença e saúde, devem ser colocados aos cuidados de Pai, pois, vivemos da sua graça.

Canto: HPD 2, Nº 443 – Resistência

Oração:

Deus, agradecemos por este momento de meditação, de encontro e de convívio sob tua Palavra. Graças pela amizade, pela vida, pela solidariedade, pelo amor expresso no teu perdão.

Intercedemos pela Diaconia e pelas pessoas que tu colocas aos nossos cuidados; pelo trabalho de missão e solidariedade, na igreja e através dela; pelas pessoas doentes (mencionar nomes conhecidos); pelas pessoas que estão com dificuldades de relacionamentos e convívio; pelas pessoas empobrecidas, desempregadas, endividadas e desabrigadas.

Intercedemos, Deus da justiça, pela nossa sociedade, governantes e lideranças para que tenham discernimento e sabedoria para refletir sobre questões sociais e de direitos humanos, em especial, sobre o tema da redução da maioridade penal. Que teu Santo Espírito oriente na tomada de decisões para que a vida em abundância de todas as pessoas seja respeitada e promovida.

Deus do cuidado e da hospitalidade, rogamos pelas pessoas imigrantes que vem ao nosso país em busca de melhores condições para sua vida. Faça de nós instrumentos de teu cuidado e de acolhimento para que possamos caminhar ao lado, ouvir suas histórias e nos comprometer com seu bem estar e promoção da justiça, da tolerância e da paz.

Vem, Senhor Jesus. Cuida de nós e de toda gente. Fica conosco. Amém.

Canto: HPD 1, Nº 286- Obrigado, Pai celeste.

Bênção: Sl 121.7-8: O Senhor Deus os abençoa e guarda. Ele os guarda do mal. Ele guarda as suas vidas. Ele guarda a sua saída e a sua entrada, agora e sempre. Amém.

Envio: Vamos em paz e servimos a Deus com alegria.

P. Teobaldo Witter, Cuiabá, MT
 


Autor(a): Teobaldo Witter
Âmbito: IECLB
Área: Espiritualidade
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 33807
REDE DE RECURSOS
+
Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br