Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de setembro de 2015

24/09/2015

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de oração pela Diaconia, data oficializada pela

Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de setembro de 2015

 

 

Acolhida

Sejam bem-vindos e bem-vindas a este encontro de oração. Saudamos com as palavras das Senhas Diárias para este dia:

Isaías 25.5: Como uma nuvem diminui o calor num dia quente, assim tu calaste os gritos de vitória de homens violentos.

Lucas 51-52: Maria disse: Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles. Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições.

Canto: HPD 330 (Aqui Chegando, Senhor)

Saudação

Aqui nos reunimos em nome de Deus que, como Pai e Mãe, nos atrai com laços de ternura; em nome de Deus Filho, que acolheu sua gente rejeitada e que também nos acolhe; em nome de Deus Espírito Santo, que nos motiva a irmos ao encontro de cada ser humano. Amém.

Oração

Deus de amor e misericórdia, que com a tua luz orientaste pessoas e povos em todos os tempos e lugares, e que estás do nosso lado como bom pai e boa mãe, concede a cada um e a cada uma de nós a oportunidade renovada de orientar a vida por caminhos sinalizados por tua Palavra. É o que te pedimos por Jesus Cristo, teu Filho, que, contigo e com o Espírito Santo, vive e reina, de eternidade a eternidade. Amém.

Leitura Responsiva do Salmo 19.7-14

(1) A lei do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples.

(2) Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente.

(1) O temor ao Senhor é bom e dura para sempre. Os seus julgamentos são justos e sempre se baseiam na verdade.

(2) Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro.

(1) Senhor, os teus ensinamentos dão sabedoria a mim, teu servo, e eu sou recompensado quando lhes obedeço.

(2) Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber.

(1) Livra-me também dos pecados que cometo por vontade própria; não permitas que eles me dominem.

(2) Assim serei uma pessoa direita e ficarei livre do grave pecado da desobediência a ti.

(Tod@s) Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó Senhor Deus, minha rocha e meu defensor!

Canto: HPD 383 (A lei do Senhor é perfeita)

Oração de agradecimento e intercessão

L Deus de Amor e Misericórdia! Graças te damos por mais este dia de vida que nos concedeste; graças te damos por este momento de oração pela Diaconia e porque podemos interromper a nossa rotina e voltar os nossos pensamentos a ti e ao trabalho de tua Igreja; graças te damos porque a tua Palavra encarna-se em nossa realidade e perpassa a nossa vida em todas as suas dimensões, quer sejam pequenas ou grandes; graças pela vida, pela família, pela comunidade, por teu amor e pela possibilidade do teu Reino entre nós... Mas, mais do que dar graças queremos também lembrar e interceder por tantas situações de dor e sofrimento em nosso meio, em nosso país e no mundo... Assim, ouve Deus quando clamamos...

L Onde a ignorância, o amor próprio e a indiferença destruíram a comunhão viva,

C concede tua luz, Deus da reconciliação.

L Onde a injustiça e a opressão roubaram o ânimo de vida de nações inteiras,

C concede tua luz, Deus da libertação.

L Onde fome, pobreza, doença e morte transformaram a vida em fardo insuportável,

C concede tua luz, Deus da compaixão.

L Onde desconfiança e ódio, desavença, preconceito e guerra fazem duvidar da tua bondade,

C concede tua luz, Deus da paz.

L Que a terra se ilumine e reflita a tua luz! Tua seja a glória para sempre, Senhor!

Pai Nosso

Canto: HPD 385 (A ti, Senhor)

Bênção

Que Deus te cuide com carinho que te indique o melhor caminho; que te ensine sobre o verdadeiro amor; que te perdoe quando preciso for.

Que Deus te dê asas para voar, nos sonhos te ajude a pousar, mas também te mostre a realidade que terás de enfrentar, sem nunca por nada recuar.

Que Deus te dê forças para encarar tudo aquilo que não tens como mudar. Que Deus te dê saúde, que teu corpo por dentro nunca mude e que ao envelhecer tu possas dizer que tua maior felicidade foi viver.

Que Deus te mostre com clareza a grande e real beleza de um jardim florido, de um bom livro, de uma poesia que fale de saudade, de uma calma paisagem.

Que Deus te faça compreender porque amanhece antes de anoitecer; porque o sol se esconde quando a lua quer brilhar e, porque o sol brilha quando ela vai descansar.

Que Deus te faça ver, que no sorriso de uma criança mora toda a esperança, que tanto precisas para viver.

Que Deus faça de ti um ser sensível que seja capaz de chorar, sem jamais se envergonhar.

Que Deus te ensine sobre dignidade, sobre a força e a fragilidade, sobre a coragem e a honestidade.

Que Deus te ofereça amigos e amigas verdadeiros e que tu saibas cultivar cada amizade que em tua vida Ele plantar.

Que Deus te ensine a fé, que te faça crer em Jesus e que te permita aceitar, que por pior que seja a cruz que tenhas de carregar, ele sempre estará ao teu lado, pra te ajudar! Amém.

(anônimo)



Pa. Sonja Hendrich Jauregui – Carazinho/RS


Autor(a): Sonja Hendrich Jauregui
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 35058
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br