Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de julho de 2017

25/07/2017

      Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de orar pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de julho de 2017

Nesses últimos dias, mais de 400 diáconos, diáconas e diaconisas se reuniram em Chicago para a 22ª Assembleia Mundial de DIAKONIA, explorando o tema “Impelidos e impelidas pelo vento”. Houve muitos pontos altos nela: fazer novas amizades, aprender em conjunto, cantar, dançar, compartilhar no culto, ajustar nossos ouvidos a línguas e sotaques diferentes dos nossos próprios, celebrar os 70 anos de DIAKONIA. Foi um momento para voltar a nos juntar em oração, reimaginar como o mundo poderia ser, reconectar-nos mutuamente. Essa foi uma comunidade magnífica. Realmente memorável. Fotos serão colocadas no site de DIAKONIA e na página de DIAKONIA World Federation no Facebook, de modo que vocês poderão ver com os próprios olhos o quanto essa semana foi maravilhosa.

E, em meio a isso, nós ousamos nomear parte do caos que está “lá fora” – políticas e práticas no âmbito da política e da economia que negam a dignidade e o valor do ser humano, que comprometem a integridade da terra e o cuidado do meio ambiente, que escravizam, aprisionam e denigrem pessoas, que forçam pessoas a lutar pela mera sobrevivência, em vez da realização plena. Jesus disse: Vim para que vocês tenham vida, e vida em abundância. Mas nem todos os líderes tomam decisões moldadas pelos valores do reino de Deus. As palestras nos conduziram em uma caminhada que confronta o poder com a verdade e nos convida a contar uma narrativa diferente daquela do medo, do medo que venceu a esperança. (Vocês podem ler as palestras no site de DIAKONIA, www.diakonia-world.org, e clicar em Chicago Assembly no lado direito).

A comunidade de cuidado mútuo que se criou durante essa semana nos aproximou de formas que se contrapõem a muita coisa que está acontecendo em nosso mundo, em que a divisão e a suspeita são a norma. E, assim, valorizamos o tempo que passamos juntos e juntas, pois vivenciamos parte da riqueza, diversidade e alegria de nossa comunidade cristã global. Vamos nos apegar a isso!

Ao mesmo tempo, somos discípulas e discípulos de Cristo, pessoas que são “enviadas”. O ministério da diaconia nos encaminha para o mundo onde Deus já está, para estarmos no mundo das preocupações e necessidades humanas e servirmos em solidariedade com outras pessoas de formas que reflitam a preocupação especial de Jesus por elas. Nosso mundo precisa ouvir uma história diferente do medo, retribuição, divisão, ódio, violência e caos e saber que as práticas evangélicas de amor, hospitalidade, paz, alegria e generosidade não só são possíveis, mas constituem a única esperança para o futuro.

“A coisa mais sagrada que podemos oferecer ao mundo é um coração ‘aberto’, esvaziado de medo e vingança, repleto de perdão e disposição para assumir os riscos do amor” (Parker Palmer, em seu livro The Politics of the Brokenhearted).

Podemos nos sentir dominados e dominadas por um mundo de medo e caos. Ou podemos nos abrir para ouvir a mensagem de Jesus que diz que o reino de Deus chegou ao nosso meio – onde a paz e a justiça se encontram, com a promessa de um futuro inteiramente novo para nosso mundo agraciado e animado pelo Espírito Santo.

Onde quer que vocês estejam no mundo, que a paz de Cristo esteja com vocês.

Rev. Diácona Sandy Boyce
Presidente de DIAKONIA World Federation
 


Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 43095
REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br