Dia Mundial de Orar pela Diaconia - 26 de outubro de 2014

26/10/2014

Dia Mundial de Orar pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de orar pela Diaconia, data oficializada pela

Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de outubro de 2014

Saudação: “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom. Sua misericórdia dura para sempre”. (Sl 106.1). Com esse versículo bíblico acolho vocês neste momento de oração.

Hino: 229

Leitura Salmo 131:

1 - Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.

2 - Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.

3 – Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre.

Oração de agradecimento e intercessão:

Para iniciarmos a oração de agradecimento e de intercessão, convido vocês a refletir sobre a frase de Paulo Freire que diz: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.

Este é o mês das crianças e também o mês das professoras e dos professores. E quão importante são essas duas personagens na nossa vida, na vida da comunidade e na vida da sociedade.

A criança é um símbolo de esperança. Impossível estar perto de uma criança e não sorrir, não se contagiar com sua vontade de viver, com sua doçura, curiosidade e inocência. É realmente uma fórmula de esperança, que não pode ser explicada.

O professor, a professora é a pessoa a quem confiamos as crianças. Não para serem educadas, mas para serem informadas e ensinadas.

Por isso, a partir da frase de Freire, entendo que é impossível não ser alegre como e com as crianças e o professor, a professora nos guia pelas veredas do
conhecimento de forma bonita. Eles e elas sabem que na procura do conhecimento, ensinam e aprendem de suas crianças.

Oração:

Deus de bondade. Chegamos a ti com os nossos sonhos e nossas alegrias na confiança de que tu estás nos ouvindo e amparando.

Queremos agradecer pelas crianças que nos motivam à vida.

Agradecemos que ainda há pessoas que se sentem chamadas e motivadas a serem professoras e professores. Que tu possas na vida destas pessoas ser ânimo e esperança de um amanhã melhor. Que eles e elas não desistam e que possam renovar sua fé e vontade, no sorriso das nossas crianças que lhes são confiadas.

Agradecemos-te por termos sido crianças, por termos aprendido a te conhecer de forma simples e pura. Obrigada que tu és nosso refúgio e fortaleza.

Que possamos sentir que confiando em ti somos forte como os montes de Sião, que, nos sentindo fortes, também nos engajemos na vida da sociedade, colocando nossos dons a serviço da pessoa próxima.

Pedimos que tu estejas com todas as pessoas que sofrem, que estão sem ânimo e sem esperança. Pedimos tua proteção na luta contra as injustiças.

Pedimos que teu Espírito esteja com cada um e cada uma de nós quando exercermos a oportunidade de escolher quem governará nosso país e, principalmente, conceda sabedoria à pessoa a ser eleita para que governe com humildade e justiça.

Que teu infinito amor nos acolha a cada novo dia, para que possamos seguir confiantes de que tu estás conosco.

Agradecemos por teus ouvidos sempre abertos, por tuas mãos estendidas e por teu amor e proteção.
Amém.

Hino: 249

Bênção:

Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros.

Que o sol brilhe cálido sobre tua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.

E até que eu de novo te veja,
Deus te guarde na palma de sua mão.
(Antiga Bênção Irlandesa)

Ir. Marciana Ittner
Porto Alegre/RS


Autor(a): Ir. Marciana Ittner
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 30470
REDE DE RECURSOS
+
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br