Dia Nacional da Diaconia 2020 - Recurso Litúrgico

22/04/2020

 

DIA NACIONAL DA DIACONIA

26 de abril de 2020

 

                                                                     Recursos litúrgicos                                                                       

Acolhida

Assim como todos os anos, hoje celebramos o Dia Nacional da Diaconia. O que significa a palavra Diaconia? É um termo que vem do grego e quer dizer serviço, e que pode ser entendido como cuidado. Este nome é, em primeiro lugar, associado a Jesus, aquele que serve e cuida! Ser cristão, ser cristã, é ser diácono, diácona, ou seja, é ser como um Cristo para a outra pessoa. Cantemos com alegria, Viver com Jesus é cantar, é mostrar o seu amor.

Canto LCI 571

Saudação trinitária

Confissão de pecados:

Ó Deus, tem misericórdia de mim por causa do teu amor!
Lava-me de toda maldade e limpa-me do meu pecado.
Purifica-me de minhas culpas e apaga o meu pecado.
Pois eu conheço os meus erros e os meus pecados.
Pequei contra ti, Senhor, e fiz o que detestas.
Eu sei que o teu julgamento a meu respeito é justo.
O que tu queres é um coração sincero.
Peço-te, enche o meu coração com a tua sabedoria.
Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo.
Ó Deus, cria em mim, um coração puro
e dá-me um espírito novo, firme e que seja obediente.
Assim terei novamente a alegria da tua salvação,
e darei testemunho de ti e de tuas palavras.
Põe as palavras certas em minha boca, e eu te louvarei. Amém.
(Baseado no Salmo 51)

Anúncio da graça

Kyrie

Sobre o que vocês estão conversando? O que lhes causa tristeza? O que é que preocupa e ocupa a nossa mente? Ao olharmos a realidade em nossa volta, vemos que há angústia, dor, sofrimento. Pessoas sofrem por causa da covid-19. Sofrem por causa dos males do vírus, sofrem a dor do luto, a perda de seu local de trabalho, pela insegurança no amanhã. Há também o sofrimento da violência doméstica nestes dias de confinamento, de afastamento social. Senhor, por isto tudo, clamamos, cantando: Pelas dores deste mundo.

Canto LCI 56

Glória

Deus ouve o clamor do seu povo! Ele caminha, acompanha o seu povo, atuando em favor da vida e de um bem viver. E por esse constante e misericordioso agir de Deus, nós louvamos e o engrandecemos cantando: Glória a Deus nas maiores alturas!

Canto LCI 70

Oração do dia

Deus de bondade, em Jesus Cristo tu venceste o pecado, o sofrimento e o mal. E porque Ele vive, nós podemos crer no amanhã. Que tua palavra seja vivificada em nós por meio de teu Santo Espírito, para que nossos corações ardam em fé e esperança, nossos olhos se abram para a vida, que em Ti também é vida eterna. Por Cristo Jesus, nosso Salvador, amém.

Leitura bíblica

Mensagem – Lucas 24.13-35

Canto LCI 565

Oração geral da Igreja

Deus, fica conosco, caminha conosco, orienta-nos, fortalece em nós a fé e a esperança na vida, no amor, no cuidado. Que, assim como Jesus nos ouve, volta sua atenção para nosso viver e sentir, nós tenhamos corações e ouvidos atentos às pessoas que estão sozinhas, angustiadas, talvez até estressadas com este tempo de afastamento social. Que possamos telefonar, escrever, ser criativos para vivermos o teu amor.
Deus, fica conosco, na comunhão nas casas, nas famílias. Que a tua presença seja visível no diálogo, nas conversas, no fortalecimento das relações. Que não haja palavras ásperas, nenhuma forma de violência, mas sim que a tua paz, que o teu perdão, que o respeito e o amor sejam soberanos em nossas casas.

Deus, fica conosco, para abrirmos os olhos e te reconhecermos no partir do pão. Na solidariedade comprometida tu estás presente. Nós te agradecemos por tantos profissionais da saúde, de atividades essenciais que não deixam de atuar em prol do bem das pessoas. Pedimos-te que também nós, como teus filhos e tuas filhas, como tua comunidade, tenhamos atitudes concretas de solidariedade e de ações diaconais para ajudar a quem necessita, seja por meio de doação de alimentos, produtos de higiene ou da confecção de máscaras e jalecos. Que tenhamos uma atitude de respeito e comprometimento com a recomendação do uso de máscara.

Deus, fica conosco ao sermos tua Igreja. Embora não haja celebrações presenciais, que seja corretamente testemunhado, contado em palavras e atitudes o teu gracioso agir em Jesus Cristo por nós. Pedimos-te pela diaconia, pelo amor em ação em tua igreja, em nossa comunidade e nos diferentes grupos. Sim, que nossos olhos, corações e mentes estejam engajados no viver, no fazer o bem sem olhar a quem.

Na certeza de que estamos sob o teu cuidado, nos unimos na oração que teu Filho nos ensinou: Pai nosso... Amém.

(Antes da Bênção sugerimos inserir como introdução a Oração do Cuidado. Onde houver mais celebrantes, esta pode ser feita em diálogo).

Senhor, ao sair daqui te pedimos:
Dá-me a tua mão e conduze a minha vida.
Guia os meus passos para que eu caminhe seguro.
Sob as asas da tua misericórdia sinto-me protegido.
No colo da tua bondade encontro descanso verdadeiro.
Em dias de medo e angústia, abriga-me em teu poder.
Em momentos de ansiedade, faze cair sobre mim a tua paz.
Ao sentir-me fragilizado, ajuda-me a ter esperança.
Cuida de mim e dos meus amados. Cuida do meu destino.
Quando a culpa me acusar, acolhe-me em tua graça.
Absolve-me do pecado e faze-me renascer do teu perdão.
Se eu cair, permite que eu caia em tuas mãos.
Se eu permanecer caído, dá-me a tua companhia.
Seja como for, cobre-me com o manto do teu amor.
Graças pelo teu cuidado, graças pela salvação.
Agora dá-me a bênção pela qual tanto anseio.

Bênção

Envio


Recursos litúrgicos moldados pelo P. Milton Jandrey
Ação da Coordenação de Diaconia da IECLB


Autor(a): Milton Jandrey
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 56184
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br