Dia Nacional de Diaconia - 2008 - Liturgia completa

Subsídios litúrgicos

06/04/2008

Dia Nacional da Diaconia

3° Domingo de Páscoa - 06.04.2008

Subsídios litúrgicos

Para esta celebração, providencie com antecedência: elementos para a Benção com óleo (óleo de oliva, vasilha onde vai o óleo), elementos para a celebração da Ceia do Senhor e fitas cortadas em pedaços de 15 ou 20 cm (fitilho) de diferentes cores para a dinâmica que faz parte da celebração deste culto.

LITURGIA DE ENTRADA

Prelúdio

Instrumental ou Coral

Acolhida

L. Saudamos a todas/os que aqui se reúnem em comunidade para celebrar culto a Deus. O domingo de hoje é celebrado em Paróquias e Comunidades da IECLB, como o Dia Nacional da Diaconia. O tema enfoca o Cristo que serve, acolhe e envia seus seguidores e seguidoras para o testemunho que une Palavra, sensibilidade, ação e toque.

O profeta Zacarias já no AT previa que algum dia as diferenças e preconceitos iriam se desfazer. Ele diz: “Velhinhos e Velhinhas sentarão nas praças de Jerusalém e as praças ficarão cheias de meninos e meninas brincando”(Zc.8.4-5). Jesus, em sua vida terrena, propõe eliminar diferenças e exclusões para que a paz possa se concretizar.

(Convide os visitantes para que se apresentem e saúde os aniversariantes da semana!)

L. Na primeira Comunidade Cristã abençoava-se com óleo pessoas que viviam alguma situação especial como doença, instalação para uma nova tarefa, envio ao serviço, morte ou luto. No culto de hoje desejamos recuperar essa prática da Igreja Cristã. Após a prédica convidamos a todos vocês a receberem a bênção com óleo. Quando chegar o momento da Liturgia da Benção com Óleo, quem desejar recebê-la poderá vir para perto do altar. Quem não deseja receber esta bênção, permaneça sentado.

(Informar qual será o destino das ofertas e motivar para a mesma.)

Hino

C: HPD 2 . 413 (Senhor se tu me chamas) ou HPD 1 . 130 (Senhor tu nos chamaste, portanto estou aqui)

Saudação Trinitária

L. Sempre quando a comunidade do Senhor se reúne ela o faz em nome do trino Deus. Por isso, também nós celebramos este culto em nome do Pai (+), Filho e Espírito Santo. Amém.

Confissão de Pecados

Oremos

L. Deus da vida. Confessamos que nem sempre temos assumido nosso compromisso de cristãos e, cristãs, cooperadores/as da tua obra neste mundo. Confessamos que nem sempre nos colocamos a serviço para a superação da realidade abusiva e exploradora que fere a tantos de nossos irmãos e irmãs. Confessamos que excluímos pessoas que não são como almejamos ou que são diferentes, não considerando que somos, todos, parte do corpo de Cristo e que cada pessoa, independente de sua singularidade, tem seu lugar e seu valor
nesse corpo, nessa comunidade. Pedimos Perdão Senhor!

C. Perdão, Senhor, Perdão

Anúncio da graça

L. Aos que buscam o Senhor com sinceridade, ele consola, dizendo: Perdoados estão os teus pecados. e “Paz seja convosco! Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”. (Jo 14.27)

Kyrie

L. Uma comunidade que se reúne para celebrar e fortalecer a sua fé, testemunha essa sua fé com palavras e atos de amor e solidariedade. Faz parte da natureza da diaconia ter um olhar sensível e atento para as dores do mundo. Cantando o Kyrie Eleison, trazemos diante de Deus as nossas dores e as dores do mundo.
São diversas as dores do mundo. A falta de terra, de água, de comida, de solidariedade, de igualdade entre as pessoas, as guerras, a violência em suas várias formas, o abandono de crianças e idosos, a discriminação, as drogas que consomem vidas de jovens e adultos, a exploração sexual, a violência doméstica e contra a mulher, a discriminação por gênero, etnia, sexualidade, e segregação de pessoas com deficiência, entre tantos outros motivos de sofrimento os quais sabemos e vivenciamos todos os dias. Cantemos: “Pelas dores deste mundo”. (autor Rodolfo Gaede Neto)

C. Pelas dores deste mundo, ó Senhor!
Imploramos piedade.
A um só tempo geme a criação.
Teus ouvidos se inclinem ao clamor
Desta gente oprimida
Apressa-te com tua salvação
A tua paz, bendita irmanada
Com a justiça
Abrace o mundo inteiro
Tem compaixão
O Teu Poder
Sustente o testemunho
Do teu povo
Teu Reino venha a nós
Kyrie Eleison!

Oração do Dia

L. Oremos

Querido Deus! Agradecemos pelo grande amor com o qual nos acolhes e cuidas de nós. Antes de nascermos, tu nos amaste e enviaste o teu Filho Jesus Cristo para nos salvar. Tu nos conheces, cuidas de idosos e jovens, de crianças e adultos, desejas que todos vivamos reconciliados contigo, com toda tua criação e conosco mesmos.

Ajuda-nos a desfazer as diferenças que separam e criam distâncias entre tantas pessoas e ajuda-nos a viver a reconciliação que promove a paz. Por Jesus Cristo que contigo, e com o Espírito Santo, vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Recitação do Salmo 116. 1- 4,12-19 com antífona (partitura em anexo)

Leitura: Atos 2.14a, 36-41 ou 1 Pedro 1.17-23

Aclamação e Leitura do Evangelho:

L. Aclamemos o Evangelho de nosso Senhor Jesus. Para isso, quem puder, peço que se coloque de pé.

L. Os discípulos de Emaús disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras? Aleluia.

C. Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia

L. O Evangelho que ouviremos hoje e que será base para a prédica deste domingo se encontra em Lucas, no capítulo 24. (v.13-35)

L. (após a leitura, dirá): Palavra do Senhor.

C. Louvado sejas, Cristo.

Prédica -  Lucas 24-13-35 . O caminho de Emaús (subsídios em anexo)

Confissão de Fé

Hino:

C. HPD 1 . 166 (Dá-nos olhos claros) ou HPD 2 . 417 (Igreja que serve)

Recolhimento das ofertas (durante o hino)

L. O recolhimento das ofertas está na liturgia cristã como memória da prática solidária das primeiras comunidades. Um cristão não pensa apenas no seu próprio bem estar. Uma comunidade cristã não está satisfeita apenas quando ela está suprida. Ela estende a mão a outras que precisam de apoio e abre a mão com liberdade e alegria.
A oferta deste culto destina-se para....

Oração geral da Igreja

(Sugere-se que a comunidade permaneça sentada)

L: Intercedemos Senhor, pelas situações onde existem muito medo, dor, violência e sofrimento. Intercedemos, Senhor, pelas vítimas da violência bem como pelos seus agressores. Dá que o teu amor transforme os agressores, sustente e restabeleça as vítimas e transforme o medo em esperança e superação.

C.: /: Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/

L: Intercedemos Senhor, por todas as pessoas doentes, deprimidas, enlutadas, desempregadas, excluídas socialmente. Coloca pessoas ao lado desses sofridos para que os ajude a encontrar consolo, conforto e esperança e principalmente superação da situação em que se encontram.

C.: /: Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/

L: Intercedemos Senhor, pelo cenário político desse país e pela nossa responsabilidade social. Não podemos ficar passivos. Intercedemos pelo povo brasileiro para que tenha coragem e discernimento ao escolher suas lideranças.

C.: /: Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/

L.: Intercedemos Senhor, por toda a tua Igreja, dá a ela coragem e ousadia para ultrapassar barreiras e fronteiras a viver e testemunhar o teu amor, junto a quem sofre, consolando, fortalecendo, ajudando e também denunciando quando se faz necessário, assim favorecendo a esperança, a dignidade, a paz.

C.: /: Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/

L: Intercedemos Senhor, pelas instituições diaconais da nossa Igreja como projetos, lares de acolhida, creches, hospitais, assim como instituições governamentais ou que priorizam o atendimento às pessoas necessitadas oportunizando assim vida mais digna e transformação da situação de sofrimento.

C.: /: Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/

L: Intercedemos Senhor, pelas pessoas e ONGs que trabalham incansavelmente na conscientização dos cuidados que temos que ter com os recursos naturais do planeta e, concede que façamos a nossa parte responsavelmente em nossas casas e na nossa comunidade.

C.: /: Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/

L: Intercedemos Senhor, por todos os membros desta Igreja para que aceitem o chamado de Deus colocando dons e habilidades a serviço do próximo promovendo assim a reconciliação e proporcionando vida digna a todas as pessoas.

C.: /: Ouve nossa oração e atende nossa súplica:/

L: Escuta Senhor o que, em silêncio, a comunidade aqui reunida traz diante de ti. (Deixar alguns minutos para as orações silenciosas da comunidade).

L: Obrigada Deus, que tu nos conheces, nos ouves e atendes dentro daquilo que é bom para nós. Amém.

Hino

C. HPD 1 . 184 (Vamos nós trabalhar, somos servos de Deus) ou HPD 2 . 438 (Canto da Esperança)

LITURGIA DA BÊNÇÃO COM ÓLEO

L. A bênção sempre foi algo muito importante para o povo de Deus. Muitas passagens bíblicas falam da bênção, também da bênção com óleo. Os discípulos de Jesus, quando enviados por seu mestre, saem para testemunhar, curar e abençoar com óleo. (Mc. 6.7-13). Seguindo os ensinamentos de Cristo, oferecemos hoje uma bênção especial com óleo a todos que desejarem recebê-la.

Oração preparatória

L. (Segurando a vasilha com óleo1 ) Assim como estamos, oremos. Senhor, nós te pedimos, dá que este óleo seja sinal do teu poder, que fortaleça, console, restaure e cure a cada um e cada uma de nós, a todos os que sofrem. Que, ao sairmos daqui, tenhamos esperança renovada e mais vontade de amar, perdoar e servir. Amém.

Unção (pode ser realizadas pela/o obreira/o, com ajuda de uma equipe preparada para este momento).

Ato da Unção

L: “Este óleo é um sinal do Sim que Deus te diz novamente neste dia e do grande amor que ele tem por ti. Vai em paz”. Amém.

(Fazer o sinal da cruz com óleo na testa e nas mãos, ao pronunciar as palavras finais, o/a obreiro/a estende a mão direita sobre a pessoa e a abençoa).

LITURGIA DA CEIA DO SENHOR

Preparo da mesa e Ofertório

L. Enquanto preparamos a mesa da comunhão, cantemos o hino: HPD 2 . 358

L. Assim como fez Jesus diante da última Ceia, também nós vamos orar a Deus, agradecendo pelas dádivas recebidas. Convido que, quem puder, coloque-se de pé. (...) Oremos. Bendito sejas, Senhor Deus, que nos serviste com imenso amor através da tua criação, que nos supre abundantemente de alimento, vestimenta, medicação, repouso, companhia, beleza e tudo mais que necessitamos... Bendito sejas pelo teu presente maior, teu amado Filho, que viveu entre os humanos e anunciou a reconciliação em palavras e ações, até ser morto na cruz. Mas Ele
ressuscitou e subiu para contigo estar em glória, donde o aguardamos voltar.

L. Estamos aqui reunidos ao redor desta mesa porque Jesus o ordenou pois, na noite em que foi entregue, ele tomou o pão, e tendo dado graças, o deu a sua comunidade de discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto todas as vezes que o comerdes em minha memória. Por semelhante modo, depois da janta, Jesus tomou o cálice, deu graças, e disse: Bebam dele todos. Este é o cálice da nova aliança no meu sangue. Façam isso em memória de mim.

L. Envia, ó Deus, teu Espírito Santo para que nos tornemos, em Cristo, um só corpo que vive e anuncia a reconciliação.

C. HPD 2 . 367

L. Lembra-te, ó Deus da vida, de todas as pessoas que já não estão mais entre nós. Reúna-nos com essas pessoas no banquete por Jesus anunciado e prometido.

C. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, seja a ti, Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda glória, agora e para sempre. Amém, amém, amém.

Pai-nosso

Gesto da paz

L - Irmãos e irmãs em Cristo, saudemo-nos uns aos outros com a paz de Cristo como sinal da reconciliação.

(sentar)

Fração

L. (elevando e partindo o pão) O pão que repartimos é a comunhão do corpo de Cristo.

L. (elevando o cálice) O cálice da bênção pelo qual damos graças é a comunhão no sangue de Cristo.

C. Nós, embora muitos, somos um só corpo.

Convite

L. Venham, que está tudo preparado. Quem convida é o próprio Cristo! Todas as pessoas batizadas são convidadas à mesa do Senhor! [explicar o procedimento]

Comunhão

(Durante a comunhão, a comunidade canta hinos, como HPD, nº 141, 142, 144, 94)

LITURGIA DE DESPEDIDA

Avisos comunitários:

Dinâmica das Fitas

L. Hoje é o Dia Nacional da Diaconia. Cada um de nós hoje, foi chamado e motivado particularmente para o serviço diaconal, o serviço por amor e gratidão a Deus neste mundo. Ao sair do culto cada um de vocês receber á três pedaços de fita. Todos e todas, ao receberam estas fitas, estão sendo convidados a visitar três pessoas e anunciar a mensagem vivenciada neste culto, de que Cristo Vive, que caminha ao nosso lado e que ao Repartir o Pão ele se revela.

Hino

C. HPD 1 -165 (Há sinais de paz e de graça)

Bênção

L. Que Deus nos abençoe animando-nos na certeza de que Cristo se revela a nós através do partir do pão. Que possamos nos lembrar do que aconteceu no caminho de Emaús como sinal de esperança e chamado para colocarmos ações concretas nesse mundo que tanto precisa do nosso servir. Deus nos abençoe nessa missão!

Envio

L. Vão em paz, coloquem sinais de amor, de solidariedade e de paz em seu contexto, testemunhem o Deus da reconciliação e cuidem de sua criação.

C: Demos graças a Deus.

Pós-ludio ou canto

Considerações sobre a liturgia:

- L representa Liturgo.
- Sugerimos que se convide uma equipe para auxiliar na preparação e celebração deste culto.
- A liturgia pode ser adaptada de acordo com a necessidade do contexto.
- A Liturgia da Benção com óleo é opcional. Ela consta na liturgia integral pois, é um forte sinal
diaconal. A benção com óleo está relacionada ao cuidado, pois, quer revigorar, fortalecer e animar as pessoas através de um sinal concreto de benção.

Diaconisa Gisela Beulke e Teóloga Sharlene Leber
 


Autor(a): Gisela Beulke e Sharlene Leber
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 13670
REDE DE RECURSOS
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br