Dia Sinodal da Igreja 2009

18/06/2009

1 | 1
Ampliar


DIA SINODAL DA IGREJA
Dia de Pentecostes - 31 de maio de 2009
SÍNODO CENTRO CAMPANHA SUL

Sejam todos bem vindos e bem vindas, de longe e de perto para o nosso Dia Sinodal da Igreja 2009. Obrigado Comunidade de Agudo que nos acolhe. O tema de 2009 da IECLB - Missão de Deus nossa paixão e o Lema Bíblico: Deus ama quem oferta com alegria será o nosso guia neste dia e todo ano. Com estas palavras iniciais o Presidente do Conselho Sinodal Sr. Oscar Luiz Stumm acolheu a todos para este lindo dia.
“E o povo se organizou e chegou a Agudo para celebrar este lindo dia após tanta chuva no dia de ontem”. O povo chegou para celebrar a alegria e a esperança em ajudar na missão de Deus neste mundo. “O povo se apaixona pela vontade de Deus e por poder ser a IECLB que caminha hoje”. Estas foram as palavras de nosso P. Sinodal Waldir Nilo Trebien ao acolher as pessoas para o início da celebração do culto.

Sim, Deus foi gracioso nos concedendo um dia frio, mas de calor humano intenso desde o chegar das primeiras delegações já às 7h30. Emocionante foi ver as caravanas vindas desde Aceguá, Uruguaiana, (Fronteira Oeste) Venâncio Aires, as comunidades dos extremos deste enorme Sínodo e de todas as paróquias, as quais lotaram o Centro Desportivo Municipal de Agudo, RS. O povo trazia em seu rosto a alegria por mais uma vez poder vivenciar um dia de edificação da fé, aprofundamento do conhecimento bíblico e ser motivado para a prática de vida em sua comunidade e família.

A organização geral do Dia Sinodal da Igreja 2009 estava sob a responsabilidade do Núcleo Jacuí, sendo que a Comunidade de Agudo organizou a infra-estrutura necessária para que o dia pudesse ser coroado de êxito. Quantas pessoas, horas de trabalho e reflexão foram necessárias para que as lideranças de Agudo pudessem dizer: fizemos o possível para receber bem e agradar como é de nossa tradição as visitas que chegam a nossa cidade. A eficácia dos diversos departamentos, Presbitério, P. Henrique Scherer e a execução de suas tarefas foram exemplares. Ficamos muito gratos em podermos ser calorosamente acolhidos e motivados para a missão de Deus - nossa paixão neste Dia da Igreja em Agudo.


Foto da organização

Dia Sinodal da Igreja sempre foi e será um dia de convivência, vivência e animação para a fé cristã. É lindo poder sair de casa com irmãos e irmãs, sabendo que irão encontrar amigos, irmãos e irmãs de outras comunidades, muitas vezes de muito longe. Surpresas, novidades, curiosidades sempre fazem parte deste dia. Assim tivemos a troca das bandeiras confeccionadas e trocadas em 2007 e neste dia devolvidas as suas paróquias de origem no intuito de uma maior integração e parcerias vivenciadas ou ainda a serem praticadas.

O grupo de animação que conduziu maravilhosamente as músicas do dia e a presença mais uma vez do grande Coral do Sínodo, foi uma das formas de vivenciar a gratidão e o louvor a Deus pelo dom da música e do canto.

A celebração do Culto na parte da manhã com a partilha da Santa Ceia foi um dos destaques do dia. Uma celebração envolvente, dinâmica, organizada pelos obreiros e obreiras do Núcleo Jacuí deu o eixo da vivência celebrativa do dia. Destacamos a apresentação do texto bíblico que serviu de fio condutor a mesma. Pela primeira vez, e esta foi uma das diferentes novidades do dia, em que o PPHM Israel W. Sell juntamente com sua esposa Bacharel em Teologia Istifani Caroline Bauth Sell coordenada pela Pa. Regene Lamb encenaram o texto de Ezequiel 37.1-14 – O vale dos ossos secos, vestidos de palhaços. Neste momento pairava um silêncio absoluto no Ginásio Desportivo, pois a atenção estava voltada para a voz e mímica dos palhaços recitando texto como forma metodológica de ensinar, também textos bíblicos. Cremos que ninguém mais esquecerá tal texto bíblico carregado de uma esperança sem fim, cujo poder de Deus se manifesta no sofrimento de seu povo. Tal esperança e a certeza de que a fé neste mesmo Deus que tira seu povo do sofrimento, mesmo lá onde quase não há mais luzes, faz surgir um novo, foi o tom da rica pregação proferida pelo P. Sinodal Waldir N. Trebien.




Fotos de Israel e Carol




Fotos da Celebração

O lançamento da Campanha de Missão da IECLB – VAI –VEM 2009 teve um momento muito importante antes da celebração da Eucaristia. Neste momento foi muito grata à presença e a exposição do Assessor da Presidência da IECLB P. Dr. Mauro Batista de Souza. O P. Mauro expôs a aplicação dos recursos recebidos e destinados em 2008 para projetos missionários cujos exemplos foram mencionados e estão contidos num folder que todos receberam em sua paróquia. A importância da solidariedade entre irmãos e irmãs é ímpar para a missão do ser Igreja neste imenso Brasil com seus diferentes rostos e tradições.

Tivemos um momento muito exemplar de ação quando o P. Sinodal ofertou no envelope para o apoio de projetos missionários de toda IECLB. Estes envelopes estão sendo distribuídos em todas as paróquias até o dia 30 de setembro deste ano, tempo final da Campanha Vai-Vem de missão da IECLB 2009.


Foto P. Sinodal

A partilha da Santa Ceia com pão caseiro e suco de uva orgânico em 28 diferentes espaços dentro do Ginásio, culminou o culto neste dia.
Após um tempo curto de intervalo para o almoço, dos lanches trazidos, vendidos pela Comunidade de Agudo e pela alimentação orgânica oferecida e vendida pela ECOVALE, tivemos o reinício das atividades edificantes de fé na parte da tarde.

Neste momento as crianças tiveram seu momento próprio no CISA (prédio ao lado do Ginásio), onde juntamente com a equipe da coordenação do Culto Infantil do núcleo elaboraram a mensagem final do Dia Sinodal da Igreja.

Como nos últimos anos, também não poderia faltar neste Dia da Igreja, a apresentação da Grande Orquestra de Sopros. Esta Orquestra é composta de amantes da música da Banda Municipal de Vale do Sol, Banda Municipal de Sinimbu, Corais de sopro de Santa Cruz do Sul e Rio Pequeno. Foram excelentes apresentações musicais de diferentes tradições de povos que através da música externam sua paixão e vontade por uma vida conduzida e abençoada por Deus. Com a regência do Sr. Irimo Panke, fomos agraciados por esta linda apresentação culminando com a exibição conjunta da Grande Orquestra e do Grande Coral de vozes o canto mais tradicional da reforma luterana – Deus é Castelo Forte e Bom.




Foto da orquestra e coral

Após este bloco temático de louvor tivemos a palestra do tema e lema da IECLB de 2009. Esta palestra foi proferida pelo Secretário Geral da igreja (filho de Agudo) P. Dr. Nestor Friedrich.

Ficamos muito gratos pela exposição, linguagem compreensiva, forma de comunicação, e de um conteúdo exemplar do tema: Missão de Deus Nossa Paixão = “Deus ama quem Oferta com alegria” (2 Co 9.7b).

Imediatamente ouvimos inúmeros comentários: “faz tempo em que eu precisava ouvir tudo isso, entender e acreditar melhor e sempre mais em nossa Igreja”. A riqueza de conhecimento, a profundidade teológica a doação dos membros a sua igreja, e a fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo, sempre foram os eixos que nortearam a caminhada da IECLB no Brasil. O que precisamos fazer hoje para sermos esta Igreja de nossa paixão cujo Deus é o Senhor? Desafios e convites para que sejamos mais alegres com a riqueza que somos e temos em nosso coração, sem medo de mudanças de práticas, nos foram colocados em nossa “mala” de retorno as nossas casas e comunidades.


Foto do P. Nestor

Quando o dia é tão lindo a gente nem percebe o tempo passar e já chegamos à parte final do Dia da Igreja, frase de uma participante. Sim, foi exatamente às 15h e 15 minutos em que as crianças foram acolhidas pelas mais de 2.200 pessoas que neste dia participaram ativamente do Dia Sinodal da Igreja 2009.

Foi um momento de explanação do tema Missão de Deus que se inicia no dia de nosso batismo e se delonga por toda vida, exposta pelo colega P. Clautério Kegler coordenador das atividades com as crianças.
Juntamente com a equipe de música as crianças cantaram duas músicas e interagiram com todos participantes, formando uma grande corrente de missão e alegria em servir ao Senhor de nossas vidas, Deus e sua paixão por nós. Estas crianças entregaram como preocupação e nossa missão junto à questão ambiental em nossa região, uma muda de árvore nativa da região doada gentilmente pela AFUBRA, a qual somos gratos.

Façamos votos que todas cresçam e reverdejam a nossa região.

Foto das crianças


Foto de bênçãoExatamente as 15horas e 50minutos tivemos o momento de encerramento do DIA SINODAL DA IGREJA 2009 em Agudo, RS do Sínodo Centro Campanha Sul com as palavras de bênção e envio proferidas pelo P. Sinodal Waldir Nilo Trebien e pelo Vice-P. Sinodal Bruno Bublitz.

Que este amor que Deus tem para conosco quando ofertamos com alegria nossos dons, dinheiro e tempo para a missão da IECLB, e, assim, a missão de Deus, possa nos animar sempre mais no testemunho desta nossa fé lá onde nós residimos e nos engajamos pela vida da comunidade e de todo povo independente de raça, crença ou cultura.

Que Deus continue nos motivando já agora para o próximo Dia Sinodal da Igreja que será organizado pelo núcleo da Campanha.

Pela redação
P. Elio Scheffler
coordenador geral do Dia Sinodal da Igreja 2009


Autor(a): Sínodo Centro-Campanha Sul
Âmbito: IECLB / Sinodo: Centro-Campanha-Sul
ID: 5310
COMUNICAÇÃO
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br