Dia Sinodal da Igreja - Núcleo das Águas - Sínodo Uruguai - Mondaí/SC

29/10/2017

 

Dia Sinodal da Igreja

Núcleo das Águas - Sínodo Uruguai

Mondaí/SC

 

DIA DA IGREJA - NÚCLEO DAS ÁGUAS

Igreja sempre em reforma, agora são outros 500

No dia 29 de outubro, as paróquias de Erval Seco, Iraí, Palmitos e Mondaí, que formam o Núcleo das Águas do Sínodo Uruguai, celebraram o dia da Igreja na comunidade e paróquia de Mondaí. O dia foi iluminado pelo sol e abençoado, ao seu final, com chuva.

O programa iniciou no porto da barca de Mondaí. Ali as caravanas foram acolhidas com lanche. Ás 9:30, o coral municipal de Mondaí saudou a todos e todas entoando músicas conhecidas e populares. O prefeito municipal de Mondaí acolheu os visitantes e munícipes, desejando um dia abençoado. O presidente da paróquia de Mondaí saudou a todas as pessoas presente em nome das lideranças das quatro paróquias. Manifestou a alegria de acolhê-las na paróquia de Mondaí.

A celebração iniciou com as palavras do apóstolo Paulo e lema deste ano: “Nele vivemos, nos movemos e existimos.” Atos 17. 28, lembrando assim que todos e todas estavam ali reunidas em nome e na presença de Deus para celebrar o jubileu da reforma e os 95 anos de chegada dos primeiros imigrantes evangélicos em Mondaí.

A celebração foi em forma de caminhada do porto da barca até a igreja de Mondaí. Os hinos foram entoados pelo grupo Ânima da Faculdades EST de São Leopoldo – RS. Ao longo da liturgia, que tinha como base a passagem do povo hebreu pelo deserto e mar vermelho, foram feitas encenações para recontar a história e presença de nossa igreja aqui.

Ainda no porto, foram acolhidos os primeiros imigrantes, retratando a chegada deles. Traziam poucos pertences, mas entre eles estavam a bíblia, o catecismo menor e o hinário. Materiais importantes que ajudam a fortalecer a certeza de que não estavam desamparados em meio a todos os perigos e precariedades que o espaço a ser desbravado tinha.

Na sequencia, encenou-se como a igreja foi se estruturando. Cultos começaram a ser celebrados, nas casas e debaixo das árvores, enquanto construíam a primeira igreja. Setores de trabalho, como OASE, culto infantil, ensino confirmatório, foram surgindo e se estruturando, conforme as necessidades. Ilustrou-se também como a igreja se envolveu socialmente na construção de escolas, hospitais, orfanato Porto Feliz, movimento sociais como sindicatos e MAB.

A última encenação retratou a IECLB hoje com suas diferentes ênfases e setores de trabalho. Todas estas histórias encenadas foram também narradas e recontadas verbalmente. Arri Koch fez estas inserções acentuando o significado desta experiência e os desafios enfrentados.

A caminhada encerrou na frente da Igreja de Mondaí, onde estudantes de Teologia narraram a história de travessia do povo Hebreu pelo deserto e mar vermelho. O texto lembrou que a mesma travessia os europeus fizeram para chegar no Brasil e depois, já aqui, para chegarem as terras que deveriam desbravar.

Na frente da igreja, foi inaugurado a Rosa de Lutero e plantado um pé de jabuticaba, para reafirmar o nosso compromisso na construção da história do povo de Deus nos próximos 500 anos.

Na parte da tarde houve apresentações. O grupo Ânima entoou hinos e o P. Rodolfo Gaede fez a palestra sob o tema: “O jubileu e nossos desafios”. Além disso, tivemos várias apresentações, como o Culto Infantil que montou uma Rosa de Lutero e relembrou o seu significado; a OASE que trouxe a sua mensagem em forma de jogral, falando do seu engajamento; os jovens que fizeram a sua participação através do hino: “Jovem pelo que bate o seu coração?”. Grupos Instrumentais e Grupos de Canto de Erval Seco, Palmitos e Mondaí que também deixaram as suas mensagens aos participantes através de hinos.

Participação especial tiveram, ao longo de todo o programa, Lutero e Katharina. Na caminhada e no encerramento do programa deixaram as suas impressões e mensagem. De forma ilustrativa, trouxeram a simbologia do chá para falar do cheiro que devemos espalhar por onde passamos e vamos estar. Assim reafirmamos o compromisso com os próximos 500 anos.

O dia encerrou com oração e benção.
 



Horário: 09:00
Local: Mondaí/SC - Mondaí/SC



“ Oremos pelas pessoas envolvidas com este evento! Que Deus estenda a sua mão sobre elas! ”


Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: História / Nível: 500 Anos Jubileu
Promotor: Núcleo das Águas - Sínodo Uruguai
ID: 44432
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br