Dia Sinodal da Igreja reúne mais de 1300 pessoas

Esse ano o município de Teutônia ficou responsável por sediar o evento

04/06/2017

Participaram do Dia Sinodal da Igreja mais de 1300 pessoas representando as 59 comunidades (Foto: Renata Leal)
Participaram do Dia Sinodal da Igreja mais de 1300 pessoas representando as 59 comunidades (Foto: Renata Leal)
105 alunos da grande Orquestra da Rede Sinodal de Educação se apresentaram no evento (Foto: Renata Leal)
Lançamento da Campanha Vai e Vem (Foto: Renata Leal)
1 | 1
Ampliar


Vale do Taquari – O domingo (4) foi de comemoração para a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) que compõe a região. Foi momento para celebrar o 9o Dia Sinodal da Igreja realizado pelo Sínodo do Vale do Taquari. Com o tema, Alegres Celebrai – Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17.28) o evento contou com mais de 1300 pessoas durante a manhã e tarde de domingo na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru em Teutônia.

O encontro teve início com saudação e acolhida às paróquias e após o Culto Eucarístico do Dia Sinodal da Igreja contou com a participação de diversos pastores. Depois do almoço foi apresentado o show dos “Os Mc'Coys” de Novo Hamburgo e o Lançamento da 10o edição da Campanha Vai e Vem 2017, além do Concerto com 105 jovens da grande Orquestra da Rede Sinodal de Educação.

O Pastor Sinodal Gilciney Tetzner destaca que esse foi o encontro das 59 comunidades que compõe o Sínodo Vale do Taquari. “Queríamos que fosse um dia de comunhão para todas as pessoas, que fosse de vivência e fortalecimento da fé. Em 2017 é ainda mais especial porque são comemorados os 500 anos da Reforma Luterana”, conta o Pastor afirmando que o dia foi preparado com muito carinho. “Com chuva, sol, frio, ou calor, nada atrapalhou as pessoas que estavam motivadas a participar”, diz.

Para o vice-pastor sinodal da Comunidade Evangélica de Lajeado Luis Henrique Sievers essa é uma oportunidade de fortalecer a fé com uma celebração especial. “Temos um ano comemorativo de 500 anos da Reforma Luterana. É muito bom quando as pessoas se aproximam e vem que essa igreja cresceu muito pelo Brasil e pelo mundo”, diz Sievers, esperando que cada um leve esse acontecimento a sua cidade e bairro, para contribuir para que esses ensinamentos e valores sejam herança para seguir adiante nas ações, palavras, ou ainda jeito de ser e viver.

O Dia Sinodal da Igreja ocorre a cada dois anos, sendo realizado por municípios e comunidades diferentes. “Esse foi um lugar muito bacana com ambiente agradável e embora estivesse chovendo lá fora, dentro fizemos chover alegria”, destaca o Pastor.

Família unida por Deus

A família Quinot de Lajeado participou pela segunda vez do Dia Sinodal da Igreja. O casal Airton (47) e Ledir (45) levou os filhos a Teutônia com o objetivo de integrar a família e participar do encontro, em busca de conhecimento. “Conhecemos muitas pessoas de outros lugares, um encontro muito legal. Além disso conseguimos nos unir ainda mais com a própria igreja já que frequentamos o Ponto de Pregação Jardim do Cedro”, dizem. Segundo eles é importante participar dos encontros pela fé e agradecer a Deus por tudo que conquistam a cada dia. “Deus maravilhoso. É bondoso com aqueles que acreditam nele. Adoramos participar desse encontro”, contam.

Agito para o público

No turno da tarde a banda Os Mc'Coys esteve no evento para tocar as canções ao público, que em pé aproveitou para dançar e se divertir. O gaitista Luís Augusto Kempf conta que essa foi a 76o cidade que eles tiveram a oportunidade de se apresentar. “É sempre um momento especial. Estamos felizes de estar na região, esse público estava demais cantando junto. É isso que queremos: cantar e louvar com alegria”, diz.

A banda iniciou no ano de 2005 em um grupo de juventude dentro da igreja e começou com quatro violões, todos tocando no mesmo estilo. “Sentimos a necessidade de colocar sons diferentes e pegamos a veia do country aliando com gaita de boca e banjo para misturar esses elementos. Hoje tocamos um pouco de rock e repaginamos hinos clássicos da IECLB”, conta Kempf, afirmando que também criam novas músicas. “Lutero fazia isso, pegava melodias do povo, mudava a letra e encantava a igreja. Ele sabia que música boa podia estar dentro da igreja e é isso que buscamos com nossa banda, trazer algo diferente e alegre para cantarmos juntos, animando todas as idades”, destaca.

Pentecostes – Dia Sinodal da Igreja

O dia de Pentecostes é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa. Para os cristãos, é uma das datas mais importantes do Calendário Litúrgico, juntamente com a Páscoa e o Natal.

 

COMUNICAÇÃO
+
A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br