Diaconia elege novos conselheiros para o triênio 2016-2018

26/11/2015

A Diaconia iniciará 2016 com novos representantes nos Conselhos Diretor e Fiscal. A eleição dos novos membros, responsáveis pelo comando da entidade nos próximos três anos, aconteceu nesta quinta-feira (26), durante Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada no Recife (PE), com a participação de 22 delegados e delegadas das 11 igrejas-membro da Diaconia, além do atual Conselho Diretor e da Coordenação Executiva, esta sem direito a voto. Os conselheiros eleitos serão empossados, oficialmente, no dia 1º de janeiro.

“Hoje, estamos comemorando o Dia de Ação de Graças e queremos expressar a nossa gratidão pela eleição do novo Conselho Diretor, que assume um compromisso com a instituição, com o serviço às pessoas pobres e com os diferentes setores da sociedade que clamam por justiça, por paz, por verdade e por vida. Sabemos do grande compromisso que temos pela frente e, na mesma medida, agradecemos aqueles que participaram da Diaconia até aqui, acreditando que teremos dias abençoados. Vamos honrar o nosso mandato, fazendo o melhor como equipe”, afirmou o reverendo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Sérgio Andrade, conduzido pela Assembleia ao cargo de presidente.

Desde 2012, Andrade integra o Conselho Diretor em exercício, na função de 1º Tesoureiro. A presidência será transferida pelo bispo da Igreja Metodista, Paulo Ayres Matos, após seis anos ininterruptos de dedicação à entidade. “Foi muito gratificante trabalhar no Conselho Diretor da Diaconia. Já tinha servido nos anos 90 e, ao retornar, encontrei uma Diaconia diferente, num estágio de desenvolvimento muito maior, o que demonstra a competência e o compromisso da instituição, do seu corpo funcional e diretores. Ter participado da Diaconia, nesses dois momentos distintos, foi uma das experiências mais gratificantes da minha vida”, declarou.

Na avaliação de Ayres, o novo Conselho terá como maior desafio a administração dos recursos, diante da mudança de cenário vivenciada atualmente, com uma menor participação do governo em programas sociais e a saída da cooperação internacional do País. “A boa gestão dos recursos garantirá que as populações que são alvos do nosso serviço continuem a ser beneficiadas”, disse.

Eleição - A escolha do novo Conselho Diretor foi realizada por votação secreta. Uma Comissão Eleitoral, composta por seis representantes, apresentou 12 nomes ao grupo - indicados pelas Igrejas e pela própria Assembleia - que poderiam ser conduzidos ao Conselho. A partir dessa lista, os delegados e as delegadas votaram na pessoa que gostariam que ocupasse o cargo em disputa, naquele momento. Foram realizadas votações distintas para cada função do Conselho.

Já para a eleição do Conselho Fiscal, que exige um conhecimento mais técnico na área contábil/administrativa, os/as delegados/as que se consideravam aptos para a função se candidatam de forma espontânea. Os seis mais votados foram conduzidos aos cargos, sendo três conselheiros efetivos e três suplentes.

Assembleia - Na quarta-feira (25), primeiro dia da assembleia, também foram realizadas a avaliação/aprovação do Relatório Institucional 2013-2015, além de apresentado o orçamento da entidade. À noite, delegados/as e convidados/as tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra “Os Desafios da Ação Diaconal na Igrejas”, comandada pelo Pr. Carlos Queiroz, da Igreja de Cristo em Fortaleza (CE).

Conheça os conselheiros da Diaconia para o triênio 2016-2018:

Conselho Diretor:

Presidente: Sérgio Fernando Lomeu de Andrade (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil)
Vice-presidente: Dalcidio Galke (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil)
1ª Secretário: Rinaldo César Mendonça de Oliveira (União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil)
2ª Secretária: Maria Leci Queiroz (Igreja de Cristo no Brasil)
1ª Tesoureira: Joana D’Arc Meireles (Igreja Metodista)
2ª Tesoureira: Odete Liber Adriano (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil)
Vogal: Airton Scheunemann Schroeder (Igreja Evangélica Luterana do Brasil)
1º Suplente: Oscar P. Sanchez MC Clinton (Exército da Salvação)
2ª Suplente: Roseane Chagas C. Lima de Freitas (Igreja Presbiteriana Independente do Brasil)

Conselho Fiscal:

Jefferson Fabian Kern (Confederação das Uniões Brasileiras da Igreja Adventista do 7º Dia)
Daniel Pereira Bonfim (Associação das Igrejas do Cristianismo Decidido)
Luis Carlos Matsumoto Hutterlocher (Igreja Evangélica Luterana do Brasil)
1º Suplente: Joan Burton (Exército da Salvação)
2º Suplente: João Batista Amaral de Oliveira (Igreja Presbiteriana Independente do Brasil)
3º Suplente: Acácio Gonçalves (Igreja Presbiteriana do Brasil)


Clara Cavalcanti é assessora de comunicação da Diaconia
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Deixem que o espírito de Deus dirija a vida de vocês.
Gálatas 5.16
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br