Diga-me com quem andas e te direi quem és

23/09/2009

Tiago 3:13-4.10

 

Quem é você??

Estimados irmãos e irmãs em Jesus. Diga-me com quem andas e te direi quem és. Este ditado nos ensina que o tipo de amizade ou companhia com quem andamos mostra muito do que nós somos, do que pensamos e o que achamos importante na vida.

Alguns exemplos: o jovem que anda com pessoas que vivem bebendo, fumando e fazendo baderna mostra que acha isso interessante e até útil para sua vida; uma família que no fim de semana se preocupa apenas em passear, ir a festas, visitar ou receber amigos e parentes, mostra que acha que essas coisas são mais importantes para ela do que as coisas do Reino de Deus, como o culto, a Palavra de Deus e a Santa Ceia.

Na epístola de hoje o apóstolo Tiago fala disso. Ele diz: LER 4.4. Por isso hoje vamos pensar sobre isto: Você quer ser amigo de Deus ou do mundo? Com certeza todos nós pensamos que queremos ser amigos de Deus. Parece lógico e certo a gente pensar assim, ainda mais estando dentro da igreja. Mas a questão fica um pouco mais difícil se mudarmos um pouco a pergunta: A sua vida mostra que você é amigo de quem: de Deus ou do mundo?

Ouçam de novo o que Tiago diz: LER v.4. Ele está dizendo o mesmo que Jesus disse em Mt 6.24: Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. A palavra infiel usado por Tiago no v. 4 quer dizer adúltero, infiel aos votos matrimoniais. Podemos dizer assim que como cristãos não podemos ter Jesus como esposo e o mundo como amante, ou Jesus como Senhor e o mundo como companheiro.

Em nosso texto Tiago mostra algumas diferenças entre os amigos de Deus e os amigos do mundo. Primeiro, vemos que os amigos de Deus: Buscam a sabedoria que vem do céu, que é pura moral e espiritualmente, é pacífica e amigável, tem misericórdia e produz boas ações, é sem preconceitos e sem fingimento. Semeiam a paz de Cristo e trabalham por ela, evitando a inveja e o espírito de brigas e divisões, e promovendo a justiça. São humildes diante de Deus, isto é, buscam a Deus em arrependimento verdadeiro, sem orgulho e em total dependência dele.

E vejamos o que fazem os amigos do mundo: Vivem na inveja que gera confusão e todo tipo de coisas más; pensam apenas em si mesmos - não em Deus nem no próximo. Vivem em lutas e brigas, causadas pelos maus desejos do coração. Querem muitas coisas por causa da cobiça e do egoísmo. Não recebem o que pedem de Deus, pois querem apenas coisas para seus próprios prazeres. Têm Deus contra eles, pois são orgulhosos, confiando em si mesmos em suas obras e em suas riquezas.

Você quer ser amigo de Deus ou do mundo? A sua vida mostra que você é amigo do mundo ou de Deus? A quem você tem ser servido? Não pensemos que dá para juntar as duas coisas ou jogar nos dois times. Tiago diz que quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus!

E para não ficar dúvida, vamos esclarecer o que quer dizer mundo: são as riquezas, os bens materiais, os prazeres carnais, os amigos que nos afastam de Deus, as diversões que tomam o tempo que deveria ser dedicado a Deus e seu Reino. Enfim, tudo o que nos faz deixar Deus, seu amor, sua Palavra e Sacramentos, sua Igreja e seu reino de lado, em 2º, 3º ou até em último lugar em nossos planos e em nossa vida, isso é o mundo.

É claro que podemos ter dinheiro, bens, diversão e amigos - são bênçãos de Deus. Mas quando nós nos tornamos escravos dessas coisas e elas se tornam mais importantes para nós do que o Deus verdadeiro e as coisas do seu reino, então nos tornamos inimigos dele. No v. 5 Tiago diz: Desejos violentos quer dizer que Deus tem ciúme de nós, Ele nos quer inteiramente para Ele, com fidelidade total, assim como Ele entregou Jesus inteiramente em fidelidade a nós.

Havia um programa na TV chamado Topa tudo por dinheiro, Lembram??? onde as pessoas aceitavam fazer coisas às vezes até ridículas para ganhar alguns reais. Pois é algo parecido o que Tiago nos propõe aqui: ele nos desafia a topar tudo para sermos verdadeiros seguidores de Jesus.

Certa vez dois homens queriam seguir Jesus (Mt 8). Ao primeiro Jesus mostrou que segui-lo resultaria em abrir mão de conforto e segurança na vida. Ao segundo Jesus mostrou que o comprometimento com o Mestre deve ser tão grande a ponto de ser mais importante que sepultar o próprio pai. Jesus queria ver se eles realmente confiavam nele e teriam compromisso sério com sua missão.

E nós, no lugar deles, será que aceitaríamos o desafio de Jesus? Podemos perguntar: temos topado o desafio de seguir e ficar com Jesus cada dia? Você, abriria mão de tudo, se necessário, para seguir e ficar com Jesus, ser seu amigo fiel? Você quer ser amigo de Deus ou do mundo?

Lembre-se: em Jesus, Deus vem a você e a cada um de nós como um amigo muito especial, que quer lhe dar a vida que é maior e melhor do que qualquer coisa, por mais valiosa que pareça. Jesus aceitou o desafio de se fazer homem e Salvador, dando a vida por nós na cruz, pagando o preço por cada um de nós. Isso porque Deus nos ama tanto que quis oferecer a nós, sem merecermos, o dom da vida eterna, que só Ele pode oferecer.

Não desprezemos, irmãos e irmãs, a amizade de Deus. Lembremo-nos do que diz Jesus em Mc 8: O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida.

A amizade com o mundo significa morte certa, morte eterna, condenação ao inferno, onde há sofrimento sem fim e nenhum amigo para nos ajudar.A amizade com Deus significa vida - vida eterna e verdadeira, que começa aqui com a com a companhia e as bênçãos de Deus cada dia. É vida plena alegre, debaixo do amor de Jesus que deu sua vida por nós, provando ser nosso melhor amigo.

Você quer ser amigo de Deus ou do mundo? Nós fomos tornados amigos de Deus em nosso batismo. Vamos agora aceitar o desafio de seguir Jesus de corpo e alma cada dia, pois não há nada mais valioso, importante e mais compensador que ter Deus como nosso amigo. Por outro lado, não há nada mais terrível e triste do que ser inimigo deste Deus, pois Ele é quem dá a vida e a tira, quem salva e condena. Ele pode nos tornar seus amigos, mas condenará quem não quiser a amizade que traz salvação em Cristo Jesus. Perder esse amigo é perder tudo!

Diga-me com quem andas e te direi quem és. Que no dia do juízo Jesus possa olhar para você e dizer: Venha comigo para a vida eterna, pois você andou comigo e foi meu amigo fiel. Agora todos os que foram meus amigos através da fé em mim, serão recebidos na minha casa celestial, que já está preparada para eles.

Seja amigo de Deus e use sua vida para levar seus amigos ao Amigo Jesus. Essa será uma amizade verdadeiramente eterna e feliz. Amém.

Pensemos Nisto!!

P. Márcio Sedinei Frank


Autor(a): Márcio Sedinei Frank
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 1339
REDE DE RECURSOS
+
Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br