Dinâmica - Construção coletiva de um barco

Rede de Recursos Educação Cristã Contínua

Materiais necessários: tesoura, cola, pedaços de cartolina de diversas cores, papelão, papel, régua, fita adesiva e se quiser alguns palitos.

a) Coloca-se o material no centro da roda.

b) Divide-se o grupo em grupos menores.

c) Desafiam-se os participantes dos pequenos grupos a construírem um barco com o material colocado à disposição. A ordem dada é: cada grupo deverá fazer o melhor barco no menor tempo possível.

d) Os grupos terão no máximo 15 minutos para a construção do barco.

e) Terminado o tempo, todos os grupos expõem o resultado do seu trabalho. Aparecerão barcos de diversas formas e estruturas.

f) O coordenador pergunta: Como foi o trabalho no grupo? Como foi o início? Como o grupo chegou à ideia de fazer um barco assim? Como foram definidas as características do barco? Como ocorreu a divisão de tarefas? Quais foram as dificuldades encontradas?

Certamente, na conversa posterior, os grupos vão se dar conta de que construir um barco (ou um projeto qualquer) tem sempre como ponto de partida a definição da motivação (razão) e do propósito (finalidade). Em geral, numa dinâmica assim, as pessoas iniciam a construção sem perguntar a razão (Por que construir um barco?) ou a finalidade (Barco petroleiro, um barco de competição ou de lazer?). Num grupo costuma ocorrer ainda que cada um dos membros tem em mente uma motivação e um propósito particular. Sem estabelecer a razão, a finalidade clara e com uma diversidade de ideias no grupo perde-se tempo e recursos. Ao final tem-se um resultado inadequado.

O tipo de barco que se quer construir está estreitamente vinculado à motivação e ao propósito. Um barco de transporte de passageiros, por exemplo, será muito diferente de um de corrida. Fica claro, então, que todo projeto necessita de planejamento cuidadoso, que envolve razão e finalidade. Para fazer algo é preciso ter uma razão e um propósito.

Fonte: Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC), Editora Sinodal
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Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Dinâmica
ID: 22637
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Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
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