Domingo de Ramos - Culto 28/03/2021 Paróquia Bom Samaritano Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Culto on-line João 12.12-16

27/03/2021


Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
Assim iniciamos normalmente o Domingo de Ramos e hoje não poderia ser diferente, apesar de que a situação aqui no Rio de Janeiro seja completamente diferente ao acostumado. Diante das dificuldades, olhemos ao nosso Senhor. Recebemos ele com alegria, pois sabemos que em Cristo podemos colocar a nossa esperança. Esperança que não se perde, mesmo que as coisas resultem de forma diferente ao que esperávamos.

Prédica baseada João 12.12-16
A diferença dos outros evangelhos, João não enfatiza a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Ao contrário, parece uma nota ao pé de página ou um simples elo entre outras coisas muito mais importantes. Talvez, a chave para entender essa passagem bíblica seja o comentário final “eles se lembraram de que essas coisas estavam escritas a respeito dele e também de que tinham feito isso com ele”. Somente depois que Jesus ressuscitou, depois que Jesus foi elevado à direita do Pai é que as coisas começam a ter sentido.
Com certeza este e muitos outros instantes importantes passaram desapercebidos num primeiro momento. Quantas vezes Jesus deve ter jantado com os seus discípulos? Mas, aquela que lembramos como a Santa Ceia foi a última dessas vezes. Talvez, os discípulos pensaram que seria mais uma celebração da Páscoa, libertação da escravidão. Porém, o que aconteceu durante e depois trocou completamente a relação dos seres humanos com Deus. Quantas pessoas não acreditaram que com a morte de Jesus na cruz tudo tinha terminado? Mas, no domingo da Páscoa as mulheres descobriram que não era assim. O sofrimento, a cruz, a morte se fizeram presentes querendo ser o definitivo, muita gente acreditou nisso. Porém, nosso Deus é maior do que sofrimento, cruz e morte. Jesus, o Cristo, foi ressuscitado. Somente depois é que as pessoas puderam entender plenamente o que aconteceu e colocaram cada coisa em seu lugar. Depois aquela última janta tornou-se a Santa Ceia. Depois da tristeza da Sexta-feira da Paixão, vem o Domingo da Páscoa. No correr dos acontecimentos, as pessoas envolvidas não conseguiam entender. Mas, olhando para trás, observando tudo desde certa distância, aquilo que era visto desorganizado toma forma e sentido.
Olhar para trás, ajuda o caminho no futuro. Utilizar o espelho retrovisor ajuda aos motoristas no seu trajeto, podem seguir adiante e ter plena consciência do que acontece ao seu redor. Por lei, o carro deve ter pelo menos um espelho retrovisor, mas normalmente tem três, um a cada lado e o outro no para-brisas. Aquelas carretas gigantescas até tem mais, tudo isso para ajudar ao motorista dirigir com segurança, sem se machucar nem machucar os outros.
Neste tempo de pandemia, onde tudo está desorganizado e não temos quase nenhuma certeza, escutamos o Evangelho de João com seu olhar retrovisor. Se naquele momento, os discípulos não conseguiam compreender, mais tarde tudo chegou a ter sentido. Jesus era o Messias esperado, o enviado de Deus para ajudar as pessoas. Por isso, é que clamaram “hosana” – salve-nos, ajude-nos! A multidão que nem sempre sabe o que faz, desta vez acertou em cheio. Jesus era sim o Messias a quem deviam de clamar por ajuda. O próprio Jesus sabia disso, assim quis cumprir a profecia. Aquele jumentinho mostrava o seu programa político, não entrava como um rei poderoso, que somete e oprime. Não, ele entrou com o seu jumentinho, pois Jesus não vinha para a guerra e sim para paz. O povo sabia e por isso estavam tão alegres.
Finalmente, as coisas iam ser diferentes. Iam... mas não foram. Pelo menos não do ponto de vista dos seres humanos. Pois, para Deus tudo aconteceu como deveria de ser. No Evangelho de João, encontramos a prova. Desde a distância do tempo que traz sabedoria, a comunidade de fé se dá conta de que tudo ia encaixando. Olhando o retrovisor, aqueles que acreditavam, seguiram as pegadas de Cristo, suas falas e seu agir. Tudo começavam a se mostrar diferente. Esse convite também nós podemos aceitar. Olhemos para trás neste ano tão complicado que passou. Você consegue ver algo diferente? Se sim, que bom! Mas, não desespere se não conseguir de imediato. Pois, os planos de Deus são a longo prazo. Amém.
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 16
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 61714
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Dêem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.
Salmo 118.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br