Duas candidaturas para o cargo de próximo/a Secretário/a Geral da Federação Luterana Mundial

Eleição será no próximo dia 19 de junho

02/06/2021


(LWI) – A candidata da Estônia e o candidato de Zimbábue foram propostos para o cargo de Secretário Geral da Federação Luterana Mundial. A busca por candidatos/as para liderar a comunhão de igrejas luteranas foi concluída e o Conselho da FLM elegerá o próximo Secretário Geral no dia 19 de junho. A candidata e o candidato são:

Pastora Anne Burghardt

Cargo atual:
• Diretora de Desenvolvimento, Instituto de Teologia da Igreja Evangélica Luterana da Estônia - EELC;
• Assessora de Relações Internacionais e Ecumênicas, EELC
• Igreja: Igreja Evangélica Luterana da Estônia
• País: Estônia

Pastor Dr. Kenneth Mtata

• Cargo atual: Secretário Geral do Conselho de Igrejas do Zimbábue
• Igreja: Igreja Evangélica Luterana no Zimbábue
• País: Zimbábue

Um comitê de busca formado por 7 membros foi nomeado pelo Conselho da FLM para receber as nomeações e apresentar os/as candidatos/as para a eleição. A presidente do comitê, a bispa canadense Susan Johnson, informou ao Presidente da FLM, o Arcebispo Dr. Panti Filibus Musa, que o comitê concluiu seu trabalho e está propondo esses dois candidatos à eleição. Ela elogiou os dois candidatos por suas habilidades de liderança, sensibilidade pastoral e ampla experiência na comunhão global das 148 igrejas membros da FLM. “Agora cabe ao Conselho discernir e decidir quem vai liderar a comunhão da FLM nos próximos anos”, disse a Bispa Johnson.

“O comitê de busca nos apresentou dois excelentes candidatos para o cargo de nosso próximo secretário-geral. Sou grato por seu trabalho árduo e estou confiante de que a FLM terá uma liderança forte nos próximos anos ”, disse o presidente da FLM, Musa.

O cargo de secretário-geral ficará vago a partir de 1º de novembro de 2021, logo após o Pastor Dr. Martin Junge encerrar seu serviço na FLM. Em maio do ano passado ele anunciou que deixaria o cargo. Junge foi eleito para um primeiro mandato de sete anos em novembro de 2010 e reeleito pelo Conselho para um segundo mandato em 2017. Junge, ex-presidente da Igreja Evangélica Luterana no Chile, juntou-se à FLM em 2000 e serviu anteriormente como Secretário para a América Latina e o Caribe.
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br