E não nos deixes cair em tentação.

01/12/2012

E não nos deixes cair em tentação.

Que significa isso? Deus, em verdade, não tenta ninguém; mas suplicamos nesta petição que nos guarde e preserve, para que o diabo, o mundo e a nossa carne não nos engane, nem nos seduzam a crenças falsas, desespero e outras grandes infâmias e vícios; e, ainda que tentados, vençamos afinal e retenhamos a vitória (Martim Lutero - Catecismo Menor – explicação à 6ª petição.).

As palavras “e não nos deixe cair” sugerem a necessidade da orientação de Deus nas decisões da vida. “Não cabe ao homem determinar o seu caminho”. Necessitamos olhar para Deus, para que Ele nos mostre o caminho que devemos tomar.

Em nossos dias somos tentados de diversas maneiras. Talvez hoje demos outras denominações a elas do que Lutero dava. Mas elas estão aí: Somos tentados a cair no individualismo, no egoísmo, a excluir as pessoas, ao consumismo, aos vícios, a buscar o poder e o dinheiro passado por cima de tudo e todos. Deixar-se levar de acordo com o pensamento do sistema de morte e ir desacordo ao projeto vida...

O pior é que nem nos damos conta que estamos sendo tentados, porque “tudo é tão normal”. Por isso é importante rogar a Deus sempre “E não nos deixes cair em tentação.”.

Diante de todas estas tentações e de muitas outras mais, é bom saber que Deus quer nos guardar, proteger e nos libertar das tentações. Por isso Jesus Cristo nos ensina a orar: “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”.

P. Jan Luciano Meyer -  Villa General Belgrano Cordoba / Argentina


Oração:

Agradecemos-te Deus de amor e misericórdia!
Porque tu te preocupas com todos os teus filhos e filhas. Pedimos-te que nos acompanhes com tua proteção e bênção. Mostra-nos os caminhos que devemos andar para que não venhamos a cair nas tentações que nos querem afastar de ti e de nossos semelhantes. Por Jesus Cristo. Amém.


Voltar para índice Anuário Evangélico 2013

 


Autor(a): Jan Luciano Meyer
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2013 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2012
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32353
REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br