Economia e Vida!

21/12/2009

1 | 1
Ampliar


“Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” Mateus 6.24

Com o objetivo de unir Igrejas Cristãs e pessoas de boa vontade na reflexão a respeito da economia a serviço da vida, e não a vida a serviço da economia, o CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – preparou para 2010 a Campanha da Fraternidade Ecumênica, cujo tema será “Economia e Vida” e com o lema bíblico: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6.24).

Em breve análise da realidade na qual vivemos, surgiram questões que se tornaram motivações para mobilizar a sociedade, a partir das Igrejas Cristãs:
• As necessidades básicas da vida são atendidas?
• Como o desejo do supérfluo, do descartável acaba se tornando o mais importante?
• Como se explica a falta de recursos para saúde, educação e alimentação?
• Por que se avalia alguém pelo padrão de consumo e não por seu valor pessoal?
• O que justifica valorizar o avanço da indústria a qualquer custo?
• Por que as sobras dos sistemas de produção que servem ao lucro, sepultam a beleza e a diversidade da criação, presente de Deus, tornando a nossa casa planetária ameaçada?



A constatação é de que a vida precisa estar acima do lucro, da pressão do mercado, de interesses políticos.

Da Bíblia, que muito bem sabemos é um livro sagrado muito ligado ao que acontece aqui neste mundo, vem a orientação e o exemplo do que Deus quer para a sua criação. Nela fica claro que a maneira fundamental de agradar a Deus é cuidar bem daquilo que Ele criou com sabedoria e amor. É isso que Deus quer: gente feliz, em segurança e fraternidade, numa terra bem cuidada. É por isso que a missão que o ser humano recebe ao ser criado é “cultivar e guardar” o jardim do Éden (Gn 2.15), símbolo da vida em harmonia, paz e justiça...

Deus quer partilha e na caminhada pelo deserto, a distribuição do maná é um símbolo importante da partilha que Deus deseja para seu povo (Ex 16.4-21). O maná, como toda a obra de Deus na natureza, é dado de graça para toda a gente. Cada qual tem o direito de recolher o que precisa, mas se pegar demais, o excesso apodrece, vira lixo. É um retrato simbólico da podridão que acompanha, ainda hoje, o acúmulo indevido de bens, que lesa o direito das outras pessoas...

“Ai de vocês que fazem leis injustas, leis para explorar o povo! Vocês não defendem os direitos das pessoas pobres, nem as causas das necessitadas e exploram as viúvas e as pessoas órfãs.” (Isaías 10.1-2). Justiça econômica é algo que devemos buscar por entendermos que a vontade de Deus é que haja vida e esta não seja ameaçada ou negligenciada...

“Lavem-se e purifiquem-se! Não quero mais ver as suas maldades! Parem de fazer o que é mau e aprendam a fazer o que é bom. Tratem os outros com justiça; socorram as pessoas que são exploradas, defendam os direitos das órfãs e protejam as viúvas.” (Isaías 1.16-17). Deus quer transformação e espera de nós bondade...

Para cumprirmos a vontade de Deus e não ficarmos a mercê da pressão econômica, atentemos para o que nosso Senhor Jesus nos diz:
• Em Mateus 6.19 Jesus adverte: “Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam.”
• Já em Mateus 6.21 Jesus observa: “Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.”
• A conclusão está em Mateus 6.24: “... vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.”

Rogamos a Deus que nossos corações e mentes se abram para nos envolvermos nesta campanha que quer, antes de qualquer coisa: denunciar a perversidade de tudo aquilo que visa em primeiro lugar o lucro, aumenta a desigualdade e gera miséria, fome, morte; educar para a prática da solidariedade (inclusive a econômica), do cuidado com a criação e valorização da vida como bem mais precioso e conclamar as Igrejas, as Religiões e toda a sociedade para a implantação de modelos de vida que objetivem a justiça.

Participe, se envolva, procure mais informações sobre o assunto na comunidade que você faz parte, deixe ecoar em seu ser essa proposta, assuma sua responsabilidade com toda a criação.

Em Joinville o cronograma das atividades ligadas a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 é o seguinte:
• 06/02/2010 – Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 – sábado das 08h às 12h – na Mitra Diocesana – ICAR – Rua Jaguaruna, 147 – Centro;
• 17/02/2010 – Lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 com exposição nos meios de comunicação;
• 21/02/2010 – Celebração de Lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 – domingo 19h – na Paróquia da Paz – IECLB – Rua Princesa Isabel, 438 – Centro.

P. Marcos Aurélio de Oliveira
Par. dos Apóstolos
 


Autor(a): Marcos Aurélio de Oliveira
Âmbito: IECLB / Organismo: Comunidade Evangélica de Joinville - CEJ
Natureza do Texto: Artigo
ID: 6879
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br