Edson Ponick (*1966)

Obra e Biografia

29/06/2012

Edson Ponick (*1966)
HPD nº 308, 316, 403, 418, 426, 429, 431, 455, 483, 490, 492

Obreiro catequista, Coordenador do Departamento de Educação Cristã da IECLB, com experiência em Teologia Prática, atuando principalmente nos temas de Criatividade, Educação Cristã, Teologia, Ensino-aprendizagem.

Edson é catarinense, natural de Joinville, SC, onde nasceu aos 15 de maio de 1966, como o segundo dos sete filhos de Ronaldo e Silvia Ponick. Aprendeu a tocar violão e flauta com sua tia Tekla Ponick. Também cursou aulas de teclado e harmônio. Recebeu (1973-1981) o ensino fundamental (1º grau) e (1984-1987) o ensino médio (2º grau) no Colégio Estadual Plácido Olímpio de Oliveira. De 1986-1988 ainda fez o curso-tecnico-profissionalizante pela Fundação Cultural de Joinville e trabalhou na mesma época como Assistente Comunitário numa paróquia da Comunidade Evangélica de Joinville.

Ele informa a respeito: “Minha função na paróquia era dar aulas de violão, ministrar o Ensino Confirmatório e coordenar um encontro semanal de 60 adolescentes, além de acompanhar e coordenar o trabalho do grupo de jovens. Foi nesse contexto que, pela primeira vez, ouvi falar de um seminário promovido pelo Departamento de Catequese da IECLB, chamado Semana de Criatividade (SC). Em setembro daquele ano (1987), participei, em Panambi/RS, da XV Semana de Criatividade, com o tema: As primeiras histórias de Gênesis. As imagens que guardo desses cinco dias são de muitas descobertas teológicas e pedagógicas, muita participação, muita vida, muita criatividade. A semana foi recheada de alegria, partilha, celebração, aprendizado, brincadeiras, cantos, danças e rodas cantadas. Lembro que voltei animado, transbordando de idéias e ideais para compartilhar1.”

Além do curso-tecnico-profissionalizante pela Fundação Cultural de Joinville (1988) , Edson possui graduação em Educação Cristã pela Escola Superior de Teologia (1994) , graduação em Licenciatura Em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) , e mestrado-profissionalizante em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2007).

Edson Ponick organizou várias edições do “Manual para o Culto Infantil” da IECLB, colaborou durante alguns anos com artigos para o jornalzinho “O Amigo das Crianças” e participou da Comissão do Hinário que selecionou hinos e canções do HPD II. Ele é autor de dois livros e vários artigos nas áreas de educação cristã e ensino religioso; e compositor de hinos e canções infantis. Atualmente (2010) é Diretor do Departamento de Educação Cristã (DEC) da IECLB. Reside em São Leopoldo, RS. E´ casado com Martha Nörnberg e tem um enteado de nome Henrique.

A respeito de sua formação e as atividades na área da música Ponick conta: “Aprendi a tocar violão e flauta aos 10 anos de idade, com minha tia Tecla Ponick. Também cursei aulas de piano e harmônio. Fiz um curso técnico em música na Casa de Cultura de Joinville. Comecei a compor em 1983, durante uma Semana Bíblica de Férias sobre as histórias de José. Daí a minha primeira composição ser sobre a vida de José. As motivações para composição são bem variadas. Algumas delas (‘Mutirão da vida’; ‘Tempo de revoar’) foram compostas para eventos da IECLB. ‘Mutirão da vida’, por exemplo, foi o nome de um evento que a JE organizou na Praça da Bandeira em Joinville, em 1990. Eu estava na equipe organizadora. Outras foram escritas como textos da revista ‘O Amigo das Crianças’, depois viraram música (‘Cada dia o dia inteiro’; ‘Semente de Libertação’; ‘Tempo de preparação’, ‘Com paz’, entre outras). Outras ainda foram compostas para serem cantadas nas Semanas de Criatividade, organizadas pelo Departamento de Catequese. Também fiz canções para algumas campanhas do Tema do Ano da IECLB. Todas elas nasceram por ação do Espírito Santo, creio eu. É uma forma de dizer e expressar o que eu penso, sinto e creio.”

No 2º volume do hinário “Hinos do Povo de Deus” encontram-se 11 hinos da autoria de Edson Ponick:

Nº 308 Advento é tempo de preparação... de avaliação, de transformação, de decoração.
Nº 316 Para a época de Páscoa: Semente caiu neste solo, selou seu destino
Nº 403 Oração de mesa: Graças te rendemos, ó Senhor, pelo pão da vida: teu amor.
Nº 418 Uma canção de amizade: Eu quero nesta canção mostrar a minha amizade
Nº 426 Uma meditação sobre a gota d’água: A gota d’água é o próprio oceano....
Nº 429 Discipulado e serviço: O mutirão da vida é vida em mutirão.
Nº 431 Vida cristã conforme João 15,1-8: Uma planta necessita da chuva e da terra fértil...
Nº 455 Meditação sobre Mateus 6,25-30: As pessoas hoje correm ‘trás do tempo e do dinheiro...
Nº 483 Responsáveis pelo Meio Ambiente: Passeando e admirando a natureza ao meu redor...
Nº 490 Ilustração de Gálatas 6,7: Um dia um semeador saiu a semear..
Nº 492 Com fé e esperança seguir o exemplo de Davi (I. Sam. 17,50): Sem couraça, espada ou lança


Fonte: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=C108474 e informações de Edson Ponick por e-mail em junho de 2010

Nota:

1  Experiências formativas: Contribuições da semana de criatividade para a formação de educadores
Dissertação de Mestrado Profissionalizante para obtenção do Grau de Mestre em Teologia.


Veja também: CD - Semente de Libertação - Edson Ponick 
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 18317
REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br