Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando

01/05/2014

12-ECC01
12-PDilmar01
1 | 1
Ampliar

   Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens (1Coríntios 15.19).

   Qual é o seu foco? Conta-se que, em um país das Américas, uma menininha escreveu ao Presidente. Por algum descuido do Secretário, a cartinha da criança realmente chegou à mesa desse Presidente. Em sua ingenuidade, ela pedia que, quando fosse à sua cidade, ele a visitasse. O endereço estava anotado no final da cartinha.

   Alguns meses depois, aconteceu uma visita presidencial justamente à cidade em que a menininha residia. Depois do roteiro oficial, para surpresa da segurança, o Presidente pediu que o levassem ao endereço da menina. Quando lá chegaram, o próprio Presidente fez questão de bater à porta. Atendeu o pai, barbudo, todo sujo de graxa, com uma enorme chave de fenda na mão e um charuto fumegante atravessado nos lábios. ‘O que o senhor deseja?’, perguntou ao ilustre visitante. Quando este se apresenta, o homem quase desmaiou de susto.

   Agora, imagine se a visita tivesse sido anunciada. Certamente, todo o clima na casa da menina seria diferente. Estariam esperando a visita presidencial e se preparando para ela. Poderíamos dizer que o foco da sua vida seria diferente.

   Essa é a razão pela qual precisamos aprender sobre a esperança que a Palavra de Deus nos anuncia. Por ela, aprendemos sobre a vida e o Ministério de Cristo, mas também que ele voltará. Aprendemos que Deus promete novos céus e nova terra em que reina a justiça. Com isso, somos animados a uma atitude ativa, que nos leva a buscar a promoção da vida e dignidade humanas e a servir ao próximo. O próprio apóstolo Paulo, na carta de Romanos 12.12-13, já recomendava: Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre. Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e recebam os estrangeiros em suas casas.

   Segundo o Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC), na página 16, a prática da esperança permite olhar para além dos problemas e desencantos. Ela motiva e inspira a vivência de um projeto de vida digna e justa. A esperança cristã muda o foco da nossa vida. Não vivemos mais apenas ‘no aqui e no agora’. Sabemos que precisamos nos preparar para aquilo que Deus promete e que ainda está por vir.

   Assim, quando falamos em Educação Cristã Contínua, jamais podemos excluir o ensino da esperança cristã vivida, que nos leva a focar na ação misericordiosa de Deus: a que Ele já fez (a obra da salvação em Cristo) e a que ainda está por vir (a salvação tornada plena).

 

 

P. Dilmar Devantier,
membro do Grupo Coordenador de ECC e Pastor na Paróquia em Aririú e Santo Amaro da Imperatriz, em Palhoça, SC

Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br