Edward Mote (1797-1874)

Obra e Biografia

29/06/2012

Edward Mote (1797-1874) HPD nº 161

Nasceu: 21 de janeiro de 1797, Londres, Inglaterra.

Faleceu: 13 de novembro de 1874, Horsham, Sussex, Inglaterra.

Sepultado: no adro da igreja batista em Horsham, Sussex, Inglaterra.

A vida pessoal de Edward Mote é muito interessante. Ele nasceu 1797, como filho de pais muito pobres, descrentes. Os pais dele eram donos de uma hospedaria em Londres, Inglaterra. Lembrando-se de sua mocidade, Edward disse: Meus domingos foram gastos nas ruas. Tão ignorante era eu que não soube que havia um Deus. Ele acrescentou que nem a escola, que ele freqüentou, permitia ver uma Bíblia, muito menos a ensinava. Na sua juventude, Mote era aprendiz de marceneiro. Com a idade de dezesseis anos, ele foi levado pelo seu mestre para ouvir o pastor John Hyatt, da capela do Tribunal de Tottenham. Ali o jovem Edward foi convertido à fé verdadeira em Cristo. Mais tarde ele mudou para Southwark, um subúrbio de Londres, onde foi conhecido como marceneiro próspero e um dedicado servo de Deus. Como passatempo escrevia crônicas que muitas vezes foram publicadas em periódicos de Londres. Começou a escrever poesias e hinos, também.

Mais tarde ele se tornou um pastor da Igreja Batista. Com a idade de 50 anos, Edward Mote assumiu em 1847 a congregação batista na aldeia de Horsham, Sussex, Inglaterra. Ali, cinco anos mais tarde, realizou um grande sonho seu. Em grande parte pelos esforços pessoais dele, a congregação levantou um edifício próprio para suas reuniões. Os membros da igreja gostaram tanto do seu pregador que, de gratidão a Mote, sugeriram registrar no nome dele esta propriedade. Ele recusou a oferta deles, dizendo: Eu não quero a capela, eu só quero o púlpito; e quando eu deixar de pregar o Cristo, então podem me despedir daqui. Ali Mote trabalhou fielmente ainda durante os próximos vinte e um anos, até ser forçado resignar em 1873 por causa de saúde abalada. Um ano depois ele faleceu.

Pouco antes da sua morte ele disse: As verdades que eu tenho pregado, vou viver agora lá em cima, e faz muito bem morrer baseado nelas. Edward Mote foi sepultado no adro da igreja de Horsham. Próximo do púlpito na igreja existe uma tabuleta com esta inscrição: Em memória amorosa de Sr. Edward Mote que dormiu em Jesus aos 13 de novembro de 1874 com 77 anos de idade. Durante 26 anos o querido pastor desta igreja, pregou o Cristo, e Ele crucificado, como todos os pecadores o necessitam, e todos os salvos o desejam.

Edward Mote escreveu mais de cem textos de hinos durante a sua vida. Muitos deles foram incluídos na coleção Hymns of Praise, A New Selection of Gospel Hymns, Combining All the Excellencies of Our Spiritual Poets, With Many Originals publicada por ele em 1836.

A letra do hino My Hope Is Built on nothing less than Jesus' blood and righteousness foi escrito em 1834, e Mote deu lhe o título A Experiência Gratificante de um Cristão. O hino completo consistiu originalmente de seis estrofes. No nosso hinário temos somente três estrofes, na tradução do pastor Francisco Caetano Borges da Silva (1863- ? ): HPD nº 161 Em nada ponho a minha fé senão na graça de Jesus. A melodia é de William Batchelder Bradbury (1816-1868) e recebeu o nome de Solid Rock, lembrando I. Coríntios 3,11: Ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo e I. Samuel 2,2: Rocha não há nenhuma, como o nosso Deus.

Muitos de nossos hinos evangélicos são criticados por teólogos como sendo muito subjetivos e empíricos, ou seja, por declararem que a salvação e vida eterna da pessoa dependessem de uma experiência pessoal. No entanto, o texto do hino Em nada ponho a minha fé é bastante diferente a este respeito. Note a base de fé que o autor expressa neste texto: A graça de Jesus, o seu sacrifício remidor, e o seu sangue derramado! De fato, quando uma pessoa tem tal verdade objetiva para construir nela uma vida e esperança de futuro, então tem uma rocha sólida e qualquer outro chão parece areia movediça.

Fonte: www.cyberhymnal.org/ e http://articles.christiansunite.com/article6027.shtml


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15620
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br