Edwin Othello Excell (1851-1921)

Obra e Biografia

29/06/2012

Edwin Othello Excell (1851-1921) – HPD 460

Edwin Othello Excell nasceu em Stark County, Ohio, [USA] em 13 de Dezembro de 1851. Seu pai, Rev. J. J. Excell, sabia cantar bem. Ele era pastor da Igreja Reformada Alemã. Edwin, o filho trabalhou como pedreiro e colocador de gesso nos primeiros doze anos de sua vida de adulto.

O seu amor pela música, entretanto, o chamou em 1871 a criar escolas de canto em várias localidades na América, e teve bastante êxito. Neste mesmo ano ele casou com Senhorita Jennie Bell, filha de A. W. Bell, de East Brady, Pennsylvania. Durante algum tempo Sr. Excell residiu em East Brady, e tinha sido comprometido para entoar canções de campanha tanto para o General U.S. Grant, como também para o seu sogro que era um candidato. Na mesma época o Rev. Dr. J. B. Espy, da Igreja Metodista Episcopal em East Brady, começou com reuniões evangelísticas e pediu que Sr. Excell colaborasse na área da música. Ele aceitou o convite, e no grande reavivamento que se seguiu o próprio Sr. Excell foi um dos muitos convertidos. Deste tempo em diante ele dedicou suas energias a música sacra. Para se preparar melhor para o seu novo campo trabalho, ele foi para Chicago, Illinois, estudar sob orientação do músico George Root (1820-1895).

Em 1881 ele foi chamado a dirigir o coro da Primeira Igreja Metodista de Oil City, Pennsylvania, onde ele permaneceu por dois anos. Em 1883 ele passou a residir em Chicago. Aqui ele conheceu o Sr. B. F. Jacobs, o pai e promotor do trabalho de Escola Dominical. Durante dois anos ou mais, Sr. Excell foi o encarregado da música no grande trabalho da Escola Dominical. Ele conheceu então o Rev. Sam P. Jones, e com ele trabalhou durante vinte anos em todas as campanhas de reavivamento dele. Excell estava com Jones até na última campanha, que foi realizada na Cidade de Oklahoma. Nos seus trabalhos eles cruzaram toda a América e tiveram grande êxito.

Excell também compôs mais de 2,000 canções evangelísticas. Entre eles se encontra a melodia para Conte as Bênçãos, dize quantas são (HPD nº 460) [Count Your Blessings] de Johnson Oatman Jr (1856-1922). Além das canções Excell também teve êxito como empresário que dirigiu uma casa editora em Chicago, onde editou quase cinqüenta livros escritos por ele mesmo e trinta e oito para outros autores.

Edwin Othello Excell faleceu aos 10 de junho de 1921 em Chicago, Illinois, durante uma excursão evangelística com Gypsy Smith (1860-1947).

Fontes:
http://www.cyberhymnal.org/bio/e/x/excell_eo.htm e
http://www.wholesomewords.org/biography/bexcell.html
  


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 18120
REDE DE RECURSOS
+
Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br