Elisa Maria Miertschink Auler (*1963)

Obra e Biografia

29/06/2012

Elisa Maria Miertschink Auler – HPD 481 

A catequista Elisa Maria Miertschink é autora da letra do HPD 481 “Caminhando na areia”1 . Ela nasceu em 18 de maio de 1963 em Santa Maria de Jetibá, Estado do Espírito Santo, como filha de Henrique Ervin Miertschink e Maria Hoffmann Miertschink, e neta de Hermann Miertschink, que trouxe consigo da Alemanha a tradição dos Coros de Trombones para o Estado do Espírito Santo.

Desde muito pequena ela acompanhava o pai nos ensaios de Trombones e na apresentação do Grupo em festas comunitárias. Na Igreja a história musical de Elisa começou no Culto Infantil, depois continuou no Ensino Confirmatório. Ela sempre gostou muito de cantar, incentivada pelo seu pai.

Estudou na ADL (Associação Diacônica Luterana, antigamente FDL), por 3 anos, onde teve mais contato com teoria musical, Coral e diversos Instrumentos musicais. Época inesquecível. Depois voltou para Santa Maria. Aos 17 anos casou-se com o Pastor João Paulo Auler. O casal assumiu a Paróquia de Vila Pavão, onde Elisa, mesmo sem experiência, mas com toda cara e coragem iniciou um Coral de vozes. Em Vila Pavão nasceram os filhos Paula e Henrique.

Depois mudaram para Afonso Cláudio, onde o marido pastoreou a Paróquia Evangélica. Nasceu ali a filha Júlia. Elisa assumiu a regência de 4 Corais de vozes, além de ensinar flauta e violão. Sempre continuou participando de Encontros de Corais e Semanas de Canto. Nessa época participou do primeiro Festival de Música Sacra, promovido pela Igreja Católica de Vitória, onde seu coral ganhou o 1º lugar.

Mais tarde o casal Auler assumiu, junto ao casal Rodolfo e Erli Gaede, o trabalho na ADL em Serra Pelada, ES. Aconteceu o Primeiro Musisacra no ES, para tal nasce o Grupo Espaço. Depois este grupo foi participando de Festivais de Musisacra Regionais e Nacionais.

A Música “Caminhando na Areia” foi escrita para ser apresentada no Musisacra Regional em 1995 e foi também escolhida para o Musisacra Nacional, realizado em novembro de 1995 em Joinville. Elisa regia e coordenava um Grupo de canto infantil “Crianças do Reino” e a inspiração veio desse grupo, da preservação da Natureza e do amor pelo Mar.

Depois o casal Auler foi assumir a Paróquia. Ali Elisa continuou o trabalho com Corais, Juventude, Ensino Confirmatório. Foi nessa época que o casal se separou. João Paulo atualmente é pastor da IECLB em Vitória, ES. Elisa trabalha desde o ano 2000 na “Fundação Fé e Alegria do Brasil”, que atua no Estado do ES, em Bairros empobrecidos e com crianças e adolescentes em Risco Social. Em 2002 assumiu a coordenação de um abrigo de crianças e adolescentes no Bairro Maruípe, em Vitória, ES, e desde então ela é procuradora da Fundação e continua nesse serviço até o momento (2011). Por uns 3 anos esteve bem afastada da comunidade cristã, mas no momento participa novamente do Grupo de Canto da Comunidade de Vitória.

Mora com a filha mais nova , Júlia, com o filho Henrique e sua esposa Ana Paula. Além deles tem muito contato com a filha Paula, casada com Rubens que é Educador Social no mesmo abrigo que Elisa coordena, e com a filha deles, a querida neta Adrya.

(Informações por e-mail de Elisa Maria em 12 de setembro de 2011 )

Nota:

1  Autora da melodia deste hino é Jameika Mansur.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 17126
REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br