Em agosto de 1979 surgia na IECLB o SID

A PEQUENA IMPRENSA

01/08/1988

Em agosto de 1979 surgia na IECLB o SID

Em agosto de 1979 surgiu, na IECLB, o SID — Serviço de Informação e Documentação —, que veio substituir, de certa forma, o extinto SEI-DOC (Serviço Evangélico de Informação — Documentação). O SID sempre contou com um jornalista profissional: Tânia Krützka trabalhou no SID de 1979 até 1986, e a partir de julho de 1987 Edelberto Behs assumiu a tarefa.

Uma das suas tarefas é a redação e coordenação do Informação IECLB, publicado mensalmente, numa tiragem de 2.500 exemplares. Sua distribuição é gratuita a todos os obreiros da Igreja — pastores, professores catequistas, obreiros diaconais, diáconos —, mas, sobretudo, aos presbíteros e lideranças das comunidades. Além disso, segundo o Secretário de Comunicação, pastor Silvio Schneider, o Informação IECLB é enviado aos parceiros ecumênicos da IECLB no país e no exterior.

O Boletim visa retratar os assuntos que ocupam a direção da Igreja —Conselho Diretor, Pastor Presidente, Pastores Regionais e Secretaria Geral —, e o jornalista responsável, que exerce também a função de assessor de imprensa da direção, elabora ainda matérias para a imprensa eclesial e secular no país e para boletins eclesiais no exterior, como o boletim da Federação Luterana Mundial e o da Igreja Evangélica na Alemanha, por exemplo.

Numa avaliação recente, feita pelo Conselho de Secretários (CONSEC) da Igreja, foi sublinhado que o Boletim deve ser melhor definido para que não duplique informações já publicadas. Segundo Silvio Schneider, no entender do CONSEC o Informação IECLB deve trazer mais os documentos da Igreja, análises conjunturais nacionais e internacionais que envolvem a IECLB, e subsídios de informação para a prática pastoral nas comunidades.

A manutenção financeira do SID, conforme o Secretário de Comunicação, acontece com o auxílio da Igreja Evangélica na Alemanha — Evangelisches Missionswerk e com doações da Igreja Luterana da Baviera, num total de cerca de 50 mil marcos anuais.


Voltar para índice de Um Século de História de Nossa Imprensa 
 

HISTÓRIA
+
Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br