Em Jesus Cristo, Deus mora em nós. Emanuel!

Feliz Natal - Feliz 2012!

09/12/2011

A brevidade dessa coluna não permite expressar a nossa gratidão, como IECLB: Deus não abandonou a sua Criação nem esqueceu a sua promessa. Com júbilo e louvor, reafirmamos, ao final desse ano: Emanuel – Deus conosco! A nossa gratidão é oriunda da Paz na Criação de Deus – esperança e compromisso.

Em Cristo, Deus torna-se nosso próximo, é solidário com quem precisa de alguém que se aproxime e se incline sobre ele para reerguer-se e levantar-se. Maria, no Magnificat, conforme o Evangelista Lucas, experimentou o fruto da evangelização divina. Com grande conhecimento da Escritura, a primeira missionária da Igreja cristã identifica o motivo de tantas coisas novas, sabe o porquê de tudo isto, lembra das promessas feitas a Abraão e dos Salmistas e explode de alegria quando constata pois ele lembrou de mim , sua humilde serva (Lc 1.48).

Deus Emanuel quer morar em nós e inverte os valores vigentes Todo homem quer ser rei, todo rei quer ser Deus: só Deus quis ser homem diz um rap paulista. Muito oportuno, pois, em tempos de crise dos sistemas econômicos, decadência de valores e de vocação – não apenas no campo religioso – a arquitetura humana gerou muita aflição para alma, corpo e espírito. Johann Sebastian Bach, em sua cantata Eu tive muita aflição, em um maravilhoso diálogo entre Cristo e a alma, ela pergunta Ah, Jesus, minha paz, minha luz, onde estás?, ao que Jesus responde Ó alma, vê! Estou contigo. Descrente, a alma reage Comigo?, ao que Jesus reitera Sou teu fiel amigo, que vigia também no escuro quando só há trapaceiros. Jesus e a alma terminam o dueto Vem, meu Jesus, reanima e alegra com teu olhar esta alma.

Emanuel! Deus se lembrou de nós! Assim, não é suficiente ‘curtir’ o Natal, mas, antes, perguntar pela correta maneira de celebrar e vivenciar essa Boa Nova. Como Igreja, sabemos, e é inerente à nossa vocação como servos de Jesus, que tem início um novo tempo: em um contexto de vida e morte, somos chamados a anunciar, com palavras de Guimarães Rosa, não mais muito demorará e a escuridão em luz se transformará.


P. Carlos Möller

Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB

 

(Fonte: Jornal Evangélico Luterano - Dezembro 2011)


Autor(a): Carlos Möller
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Domingo: Natal

Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 11964
REDE DE RECURSOS
+
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br