Em Marcos 4, a Parábola da Candeia...

20/06/2021

Jesus era um excelente contador de histórias. As parábolas eram sugestivas ilustrações do dia a dia. Com exemplos bem práticos, o Mestre sempre apontava ao Reino de Deus. Ele ensinava que, com muito amor, Deus criou o universo. Deu-nos a liberdade e a responsabilidade. Todavia, optamos pela rebeldia, entregando-nos à desobediência. Mas, novamente o amor de Deus se manifestou em Jesus, o Salvador. Ele é a porta de retorno ao Paraíso. Quem dá acesso a Deus no seu coração passa à condição de filho, tal qual Jesus. Então, a Palavra de Deus passa a ser a diretriz máxima. Jesus já não é apenas o Salvador. Ele se torna também Senhor, governando a nossa vida. O Reino de Deus está em Jesus. Eu passo a fazer parte do Reino quando deixo Jesus tomar conta da minha vida. Por isso é que o Mestre questionou aos discípulos: Quem sou eu para vocês? Você é o Filho do Altíssimo! Respondeu Pedro pelo grupo (Mateus 16.15). Então, no início deste sermão, eu preciso te perguntar: Quem é Jesus na tua vida? Precisamos colocarmos nossas vidas sob os cuidados de Jesus para fazermos parte do Reino de Deus, o qual se expande de dentro para fora, do meu coração às minhas atitudes, de dentro da igreja à sociedade, a partir do nosso testemunho. Assim, o reino vai gradualmente se concretizando. Tudo começa e termina em Jesus. Sempre!

Em Marcos, capítulo 4, versos 21 a 25, Jesus assemelha o Reino de Deus com uma candeia. Era o lampião que iluminava as residências na antiguidade. É a luz do tempo dos nossos avós. Aliás, pare e pense um pouquinho na importância da energia elétrica, a qual pagamos caro. Mas, ninguém consegue viver sem. No início as pessoas dominaram o fogo, que iluminava, aquecia e assava. Do gênio humano, surgiram as lamparinas à óleo de peixe, depois veio o combustível (querosene) e o gás. Quem aqui viveu nesta época? Com o passar dos tempos, o mundo se tornou mais iluminado e escuro, ao mesmo tempo. As ruas se iluminaram. Há energia em todos os cantos. Mas, infelizmente os corações nas trevas fazem avolumar sinais de abuso, violência e maldade. A maior preocupação não está na falta de energia. Antes, em como iluminar o coração das pessoas. Seja à pessoa, família e sociedade somente duas opções existem: Ou continuo nas trevas sem Jesus, ou coloco minha caminhada sob a luz com Jesus. Qual caminho desejo trilhar?

Então, o Mestre conta a seguinte parábola sobre o Reino de Deus: “Afinal quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de um balaio ou de uma cama? Acaso não a colocam num lugar apropriado? Porque não há nada oculto, senão para ser revelado. Nada escondido, senão para ser trazido à luz. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo. Com a medida com que medirem, vocês serão medidos. Ainda mais se lhes acrescentarão. A quem tiver, mais lhe será dado. De quem não tiver, até o que tem lhe será tirado”.

Antes da criação havia trevas. Deus falou e houve luz. Quando Deus fala, tudo se ilumina. Ao mundo em trevas, resplandeceu a luz em Belém. Veio na forma de um menino para salvar o mundo. Quando não deixamos Deus falar - ou negamos a luz que é Jesus - mantemos a nossa vida nas trevas. Deus já se manifestou. Ele aguarda a sua e a minha resposta pessoal. Não há mistério. A revelação se completou em Jesus. Ele é o fim de todas as boas promessas do Pai. Quando aceito viver na luz, passo a ser uma pequena chama no mundo em trevas. Meu coração se ilumina. Minha vida na luz passa a iluminar.

Todavia, se temeroso, desejo guardar a luz sob meu domínio, negando-me a iluminar, posso também ser motivo de destruição. O lampião deve ser posto em lugar alto para iluminar tudo à sua volta. Quem ama a Jesus naturalmente expressa tal amor em palavras e atitudes. Se tento colocar a minha chama debaixo do balaio ou da cama, posso colocar fogo à minha volta. O balaio era usado como medida no trabalho. A cama era lugar de descanso na casa. Não há razão para esconder o nosso testemunho. Crer e viver na fé são consequências do amor de Deus na minha vida.

Há ainda outro detalhe que merece destaque. Lembro-me de um pequeno experimento nas aulas de ciências, onde o professor acendeu uma vela. Em seguida, pegou um copo e cobriu a vela. O que aconteceu? Ela se apagou. Por que? Ela queimou seu próprio oxigênio e morreu. Assim é na caminhada de fé. Não podemos nos esconder. Abafar é morte certa. Quem se esconde morre espiritualmente. A vela, o lampião e o testemunho do cristão precisam ser colocados em evidência, a fim de que outros vejam e crendo passem a fazer parte do Reino.

“Quem tem ouvidos, ouça”. Jesus novamente destaca o privilégio do ouvir, entender e transmitir. É uma honra fazer parte do Reino de Deus. Outra bênção é ser promotor do mesmo. Inclusive, o apóstolo Paulo nos chama de embaixadores. Lindo! Mas, antes de falar e mostrar é preciso dar atenção. É preciso dedicação. Enquanto estou nas trevas, sou carregado de um lado ao outro pelo maligno. Quando estou com Jesus, sigo por um caminho iluminado. Do bem para o bem, não apenas desejando a salvação do outro, como também mudando o rumo da sociedade, onde até mesmo a natureza é abençoada por nossa decisão para com Jesus.

Então, ao invés de observar os erros, tentando achar culpados, coloque sua vida ao lado de Cristo, tornando-se um embaixador do Reino. Lembre-se das oportunidades que Deus te dá. Não esqueça das capacidades que o Pai te concedeu. Use os recursos à tua disposição na construção. Certamente, haverá um dia, no juízo, onde seremos questionados sobre nossas ações em prol do Reino. Por isso, nada de esconder o talento. Antes, vamos multiplica-lo. A pregação de Jesus alcançou o coração de um pequeno grupo de servos, que se dedicaram ao apostolado. Não esconderam a luz na Palestina. Antes, divulgaram mundo afora.

“Deus amou ao mundo dando seu Filho. Todo aquele que crê passa da morte à vida, ao Reino” (João 3.16). A pequena chama de Pentecostes está sob a tua cabeça. Você é uma testemunha! Onde é o teu velador? Onde você pode colocar a luz em evidência? Começa em casa. Continua na vizinhança, no círculo de amizades, no serviço, na escola... Começa na oração, continua na ação... Começa na ação em prol do próximo, continua no cuidado com a natureza... Que a luz – que é Jesus – ilumine teu caminho, mostrando sempre as inúmeras oportunidades. Amém!
 


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63359
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br