Ensino Confirmatório

O Ensino Confirmatório é um período de instrução na fé cristã, onde o jovem aprende as bases da fé cristã, bem como sobre sua igreja de confessionalidade luterana. Este período de ensino é de dois anos.

Após um determinado período de Ensino Confirmatório, o jovem confirmando é confirmado em um culto solene e especial. Ele chegou ao final de um período de aprendizado sobre aspectos básicos da fé cristã: Credo Apostólico, Pai Nosso, mandamentos, Bíblia, sacramentos, história da Igreja... Nesta hora, perguntamos: qual o significado da confirmação?

1. É a resposta do confirmando à ação de Deus no Batismo. Deus abençoa, faz uma aliança com a pessoa no batismo. Agora, o confirmando já sabe um pouco mais sobre Deus e sobre seu grande amor. Por isso, na confirmação, o jovem já tem condições de dizer que pretende continuar mantendo esta aliança.

2. É confissão de fé. O confirmando diz diante da Comunidade que crê em Deus e que pretende servir a Deus em sua vida.

3. O jovem passa a ser considerado mais responsável dentro da Comunidade.
A confirmação abre as portas para o jovem atuar na Comunidade:
· dando sua opinião ou votando,
· podendo assumir a tarefa de padrinho/madrinha de batismo,
· podendo ser testemunha em bênção matrimonial,
· tornando-se membro contribuinte,
· sendo convidado a participar do grupo de jovens da comunidade.

O jovem é chamado a se integrar na comunidade, fazendo de sua confissão de fé uma atitude prática, concreta, voltada para a vida e para o mundo.

4. Para viver conscientemente a fé à qual fomos chamados pelo batismo e ser eficientes obreiros de Deus, devemos estar preparados, pois a aliança que Deus faz no batismo requer de nós uma resposta pessoal: Sim, senhor, quero viver contigo em tua Comunidade e servir-te com meu tempo, meus dons, talentos e bens.

5. A confirmação compromete com a participação responsável na vida comunitária: participar nas celebrações, nos grupos de estudo e serviço e nas assembléias; servir de madrinha ou padrinho no batismo e de testemunha na bênção matrimonial; contribuir com seu tempo, seus dons e seu dinheiro.

A bênção de Deus recebida na confirmação quer ajudar o jovem a desempenhar sua tarefa cristã no mundo. Por isso, a confirmação é também o início de uma nova caminhada dentro da comunidade e da sociedade. A bênção de Deus recebida no culto de confirmação quer ajudar o jovem a agir conforme a vontade de Deus, tornando-a capaz para poder viver conforme o que aprendeu e ouviu sobre a palavra de Deus.

Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br