Envelhecer com Sabedoria Salmo 90.12

Meditação - Autoria P. Me. Alexander Busch

25/07/2019

Pensamento: “Com o passar dos anos, é preciso aprender a envelhecer como o vinho, tendo o cuidado para não virar vinagre”.

Texto bíblico: “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12)

Contar os dias! Acho que cada um de nós já usou esta expressão alguma vez: “Estou contando os dias... para que isto ou aquilo aconteça.” Especialmente quando mais jovem, a tendência da pessoa é contar os dias, acompanhar o calendário até que o dia tão esperado chegue. Por exemplo, o casal de namorados que conta os dias para poder se ver de novo. Ou ainda, a criança que conta nos dedos quantos dias faltam para seu aniversário.

A oração do salmo 90, porém, não foi escrita por uma criança ou um jovem. As palavras e experiência de vida que transparecem no salmo indicam que é uma pessoa com mais caminhada de vida, uma pessoa idosa. A tradição atribuí esta oração a Moisés, o líder chamado por Deus para conduzir o povo.

Em sua oração, Moisés reconhece a passagem do tempo, “ensina-nos a contar os nossos dias”. O tempo passa e junto com o tempo o nosso corpo também vai passando. É o processo de envelhecimento que faz parte da vida. À medida que vamos envelhecendo, o homem e a mulher vivenciam mudanças no corpo, na mente, nas relações sociais. Envelhecer faz parte da vida.

E nem sempre é fácil aceitar isto. Parafraseando o Salmo 90 poderíamos orar assim, “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias porque a memória está fraca e muitas vezes eu me esqueço que dia da semana é hoje . . . ensina-nos a contar os comprimidos de remédio que preciso tomar hoje para não fazer confusão . . . ensina-nos a organizar a agenda da semana porque às vezes a semana está vazia e noutra semana tenho vários exames e médicos a visitar . . . Senhor, ensina-nos a contar . . .”.

Brincadeiras à parte, o salmo 90 não esconde a fragilidade que acompanha o passar dos anos. Talvez entre nós existam pessoas idosas que relutam em aceitar o seu envelhecimento e fragilidade. Certamente existem diferentes motivos para resistir e alguns motivos podemos entender como, por exemplo, uma pessoa que tem dores nas juntas diariamente e perde o gosto de viver.

O Salmo, porém, nos convida a viver a vida “para que alcancemos coração sábio”. Viver com sabedoria. Não basta reconhecer a fragilidade da terceira idade. Importante é aprender a conduzir a vida com sabedoria para aproveitar bem o tempo que nos é concedido.

E o que é viver a vida com sabedoria quando chegamos na última fase da caminhada neste mundo? Permitam este jovem pastor lhes dar algumas sugestões e dicas: (1) agradecer a Deus pela idade avançada, porque nem todas as pessoas infelizmente tem o privilégio de envelhecer; (2) aceitar a tua fragilidade, reconhecer as limitações: muitas coisas que se fazia quando mais jovem, hoje não lhe é mais possível fazer; (3) acolher pessoas e valorizar a comunhão, manter contato com as pessoas porque os relacionamentos alimentam nosso gosto pela vida, e isto inclui dar risadas para acender o bom humor, participar de grupos de convivência na igreja ou município; onde existe desavença com alguma pessoa, se possível conversar e firmar o perdão; se alegrar com os pequenos prazeres da vida como cultivar flores ou fazer uma caminhada apreciando a natureza e o canto dos pássaros.

Estas são apenas alguns exemplos. O importante é reconhecer que mesmo na velhice a vida pode ter seus momentos coloridos, alegres, de bons relacionamentos. A velhice não precisa ser uma prisão sem possibilidades. Mesmo com limitações e fragilidades é possível se alcançar um coração sábio. Aliás, o salmo 90 nos indica quem é a fonte da sabedoria: o próprio Deus, quem cria e sustenta a vida. A oração se volta para Deus dizendo, “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio”. Deus é fonte de sabedoria que nos abre os olhos para enxergar possibilidades, que fortalece nossa esperança e comunhão com as pessoas, que cuida de nós neste mundo e no mundo porvir. Amém.
 


Autor(a): P. Ms. Alexander R. Busch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio Paraná / Paróquia: Maripá (PR)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 90 / Versículo Inicial: 12
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52670
REDE DE RECURSOS
+
Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br