Esperança da ressurreição

Meditação

07/03/2003

 Esperança da ressurreição
 

P. Eldo Krüger *

A morte faz parte da existência de todos nós, faz parte do mistério da vida. Somos seres mortais. Ninguém vive para sempre neste mundo. Tudo é passageiro e temporário, como diz o Salmo 90.

A morte é algo que nos toca profundamente. É uma perda que todos sentem e sofrem. Provoca um ferimento profundo na alma. O próprio Jesus chorou a dor da morte, a sua e a de seus amigos. A morte é como a força invisível do vento que apaga a chama da vida. Diante dela nos sentimos frágeis, pequenos, fracos, limitados e finitos. A morte nos revela que não temos vida por nós mesmos. Somos totalmente dependentes de Deus e de sua vontade. Vivemos neste mundo enquanto ele quer.

Quando a morte chega, ela interrompe o nosso existir e o nosso conviver. Deixa um saudoso vazio, nos faz chorar. Ela nos silencia e sensibiliza, levanta perguntas e nos deixa meditativos. Ela relativiza a nossa vida e o nosso mundo. Questiona a nossa vida, o nosso saber, poder e auto-suficiência; o nosso orgulho, as nossas vaidades e ilusões. A morte abre os nossos olhos racionais, tão ofuscados pelo materialismo do ter, e nos faz ver a vida de maneira mais profunda. A morte nos revela o que realmente é vida, o que verdadeiramente é essencial e vital.

Podemos dizer que a morte não é sem sentido. Como alguém disse, ela é a mestre da vida. É um chamado à conversão aos verdadeiros princípios e valores que iluminam e dão sentido à vida. Ela nos convida a vermos a vida para além do horizonte desse mundo. Nos revela que a existência humana não se limita ao planeta Terra.

Para podermos aceitar e compreender o mistério da nossa morte, precisamos olhar para o mistério da morte e da ressurreição de Jesus. Com ele aprendemos que a morte não é o fim da vida, pois Deus o ressuscitou da morte. Jesus ensina que a morte precisa ser vista além dela mesma. Ela não tem um fim em si mesma. Ela não é o fim da vida, mas é o caminho e a porta pela qual todos terão de passar para chegarem à eternidade junto de Deus; é a possibilidade da nossa transcendência por meio da ressurreição, é a possibilidade da nossa vida um dia continuar existindo junto a Deus. Assim como Deus não permitiu que a morte pusesse fim à vida de Jesus, também não permite que a morte ponha fim à nossa vida. E isso é um grande consolo e conforto para nós.

Com a morte de Jesus aconteceu a morte da morte e ressurreição da vida eterna. Jesus trouxe a luz à vida e a imortalidade (2Tm 1.10). A morte perdeu o poder de nos tirar a vida e nos separar de Deus (Rm 8.31-39). Por um certo tempo a morte nos impede de vivermos, mas não para sempre, pois cremos na ressurreição. Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Crês nisto? (Jo 11.25-26).

Quero ir concluindo. Sabemos que a morte atinge a todos. Mas não precisamos ter medo. Quando ela chegar para nós, ou para alguém próximo a nós, não estaremos sozinhos e desassistidos. O Deus que nos criou estará conosco no profundo e escuro vale da morte - na hora da morte e depois dela. Deus enviará sobre nós o Espírito Santo consolador para nos fortalecer e confortar. Ele estará do nosso lado na hora da morte e durante o período do luto. Ele irá restaurar o nosso ser ferido pela morte.

A minha oração é que Deus lhe dê o dom da fé na ressurreição e que renove em você a esperança na vida eterna por meio de Jesus Cristo. Que assim seja!

--------------------------------------------------------------------------------

* Eldo Krüger é Pastor da Igreja
Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro, SP

REDE DE RECURSOS
+
O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br