Esperança desgastada?

Artigo

01/01/2007


Escrevo esse texto em meio ao apagão aéreo. Assim como somos informados sobre o apagão aéreo nos aeroportos do país, aprendemos a conviver com outros tipos de apagões. Entre estes identifico o da honestidade, da justiça, da desvalorização da pessoa trabalhadora e destaco ainda o do bom senso, da solidariedade, da humildade e o da sabedoria.

Em virtude das muitas modalidades de apagões, não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos (Atos 4.20). Trata-se do lema escolhido na IECLB para nos motivar, neste novo ano de 2007, à cooperação missionária e à colocação dos sinais de esperança.

No início de 2007 a família de Jesus Cristo é lembrada da promessa do Advento de Deus e celebrada no Natal. O desgaste da esperança parece que põe em xeque a possibilidade de que o Deus-Conosco venha a transformar a nossa realidade pessoal e conjuntural. Contra todas as evidências da razão humana, a fé que brota de forma frágil e sensível nas pessoas cristãs, alimenta a esperança do Advento definitivo de Deus.

O Natal de 2006 nos motivou a celebrar com gratidão e alegria a vinda do Salvador. A história de Jesus Cristo ainda não culminou no cumprimento de todas as promessas. Vimos somente uma parte essencial da glória de Deus revelada no Cristo crucificado. Permanece a realidade da miséria, da doença, das tragédias humanas e das mortes estúpidas; continuam as guerras, perdura o egoísmo opressor, a mentira e a malícia. Persiste o desespero e os nervos continuam à flor da pele. Ausente está a concretização do Reino de Deus. A nossa Páscoa existencial, a fonte da esperança, continua sendo melodia do futuro. Aliás, Jesus Cristo nos motiva a continuar orando venha o teu Reino. Para tanto, é preciso que se tenha fôlego de sobra.

Apesar da esperança humana de aparência tão desgastada continuamos, no ano de 2007, investindo com santa teimosia e rogamos: que o Reino de Deus venha também a nós! O projeto é de Deus, porque o reino de Deus vem por si mesmo, sem a nossa oração, conforme Lutero nos ensina no Catecismo Menor. Continua o sonho por um mundo mais humano. Desejo um feliz e abençoado ano de 2007!

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

O Caminho - 01/2007


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Artigo
ID: 7644
REDE DE RECURSOS
+
Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.
Provérbios 1.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br