ESPERANÇA PARA O ANO NOVO

15/01/2015

Iniciamos um ano novo. Ano novo nos lembra festa, alegria, sofrimentos, perdas, saudades. O velho se foi, algo novo vem aí. Com isso se renovam às esperanças, são colocados novos propósitos. Procura-se esquecer o que de ruim houve no ano que passou. Com certeza temos grandes expectativas pelo ano novo que começou.

A carta de Paulo aos Romanos 1.1-7 nos trás alguns pontos que merecem destaque. No versículo 1 Paulo diz: “Eu que sou servo de Jesus Cristo”. Paulo é alguém que experimenta uma caminhada de profunda transformação na compreensão de mundo, fé e vida. Paulo é alguém que fala e age. Além de ser servo, Paulo, é vocacionado para apóstolo e destinado para o evangelho. Este Evangelho Paulo expõe diante dos leitores desconhecidos para fundamentar a sua autoridade apostólica. E caracteriza o seu conteúdo como a Boa Nova do Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor.

A obediência ao Evangelho de Cristo resulta em apostolado que se fundamenta no amor de Deus. Deus manifesta a gratuidade do seu amor, chamando justamente os que estão longe dele. O Evangelho está aí para ser proclamado para todas as pessoas e a todos os povos e nações.

Quem pelo Evangelho é atingido e o tem como espaço de vida é como abrir uma porta que nos faz ver para além da moldura. Este abrir a porta põe-nos em movimento e direciona o nosso olhar na perspectiva do horizonte em toda a sua amplitude.

Novo ano! Abre-se nova porta. Podemos olhar para dentro dela. Há expectativas diante dos dias que virão. Há esperanças. Nós cristãos e cristãs precisamos exercitar essa esperança com os pés no chão. Pois, sabemos que ela também permite sonhar com o que ainda não é realidade, e nesse sentido dá-nos forças para viver cada dia com alegria. Quando o tempo presente nos trás muitos sofrimentos, e quando o olhar para o futuro nos trás inseguranças e dúvidas, a esperança cristã ajuda a enxergar e projetar um novo tempo, mais feliz. A esperança vence nossos medos.

No versículo 7 da carta de Paulo aos Romanos capítulo um, o apóstolo Paulo apresenta uma profunda confissão de fé quando diz: “a todos em Roma a quem Deus ama e a quem tem chamado para serem o seu próprio povo. Que a graça e a paz de Deus, o nosso Pai estejam com vocês”. Em meio aos desafios de hoje é fundamental que também nós, iluminados pela fé em Jesus Cristo, apresentemos como comunidade-Igreja uma proposta de vida para ser vivida nos dias do Novo Ano. É momento de nos alegrar e render nossa gratidão a Deus pela possibilidade de abrir as portas do Novo Ano, sob a amplidão da fé.

Cada um de nós inicia o ano novo com esperanças, expectativas e motivações. Porém, mais importante do que iniciar, é ter objetivos, tarefas a cumprir, metas a alcançar. É pouco apenas sobreviver mais um ano, passar apenas um dia após o outro. Pensando nisso, quero compartilhar com vocês uma pequena história que diz:

Era uma vez um comerciante que passeava na praia. Ele caminhava devagar quando viu um menino brincando com pedras. O menino tinha uma caixinha cheia de pedrinhas e as atirava por cima da água. Ele fazia isso tão bem, que as pedrinhas pulavam muitas vezes antes de afundar.

Interessado naquilo, o comerciante se aproximou do menino e perguntou: o que você tem nesta caixinha? Pedrinhas respondeu o menino. E onde você as atirou, perguntou o comerciante. Na água respondeu o menino. De onde você tem esta caixinha, quis saber o comerciante. Eu a achei aqui na praia.

Curioso, o comerciante pediu licença para ver as pedrinhas. Com grande espanto e com as mãos trêmulas, o comerciante viu que eram diamantes. O menino pulava de alegria contando como eram bonitas e brilhantes, que eram amarelas, verdes, azuis, vermelhas... sem saber o quanto elas valiam.
Iniciamos mais um ano, e Deus colocou em nossas mãos uma caixinha com 365 pedrinhas preciosas para o ano de 2015. O que vamos fazer com elas?

Simplesmente vamos jogá-las no mar da vida, vivendo um dia após o outro, sem sentido ou realização? Ou vamos usar essas pedrinhas de uma forma responsável para que nossa vida ganhe sentido, para que nossa família se realize, para que a nossa sociedade seja mais justa e fraterna, para que a nossa comunidade encontre em nós cristãos verdadeiros.

Pense nisso com carinho e faça do ano de 2015 um ano de muita paz e cheio de realizações.

Paróquia Evangélica de Chapecó - SC
 


Autor(a): Pa. Marlei Adam Arcari
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 31425
REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br