Espiritualidade - Efésios 4.13 - P. Marcos Ebeling - 07 de outubro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

06/10/2020

 

“Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo (Efésios 4.13).

Irmão e irmã, a paz.
Pessoas de fé vivem uma espiritualidade. Você sabe o que é isso?

Nós declaramos e confessamos nossa fé em Jesus Cristo. Desta confissão de fé decorre um jeito de vive-la. Algumas pessoas vivenciam profundamente sua espiritualidade em oração. Outras dedicam grande tempo à leitura do texto bíblico e comentários sobre o texto. Ainda outras gostam e precisam de uma comunidade de fé. Em resumo podemos dizer: vivenciar a espiritualidade é um jeito de deixarmos Cristo viver através de nós aqui na terra.

A igreja luterana também vive essa espiritualidade. Entre os muitos jeitos, você sabe definir a espiritualidade luterana? Por um lado ela é individual: Deus nos abençoa e a resposta de fé às bênçãos recebidas é individual. Por outro lado ela é coletiva: não somos pessoas cristãs sozinhas, mas sempre na comunhão de mais alguém. E ainda: das bênçãos recebidas decorre o compromisso de ajudar as outras pessoas e a criação.

Martim Lutero definiu este jeito de viver a espiritualidade com um gesto: elevamos uma mão a Deus e dele recebemos o perdão, a misericórdia e a vida eterna; a outra mão estendemos em direção ao nosso irmão e irmã, os perdoamos, usamos de misericórdia com eles e fazemos o que está ao nosso alcance para sua vida melhorar.

Oremos: bondoso Deus. Em Jesus Cristo vieste a nós para nos salvar. E nos ensinastes uma fé que louva o teu nome. Por isso nos reunimos em culto, ouvimos tua palavra e entoamos louvores. E também nos ensinaste, com teu exemplo, a cuidar das pessoas que estão perto de nós. Faze com que nossa vida de fé seja assim: dependente de ti na oração, no perdão e na vida eterna; e ao mesmo tempo sejamos tua voz e gesto no cuidado da vida e da criação. A tua cruz, Jesus, nos ensina a olhar para o céu e para a terra. Por Cristo, amém.

A Bênção de Deus seja contigo hoje e sempre. Amém.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br