Estudo a partir dos mandamentos - Êxodo 20.1-17

Rede de Recursos Educação Cristã Contínua

Material necessário: Papel pardo (1,5m) – cola – papeis coloridos – tesouras – revistas e jornais – tinta de várias cores (caso não utilize a técnica do recorte) – canetas – Bíblia.


Preparo da pessoa coordenadora
Leia atentamente o texto bíblico tentando abstrair todos os elementos que poderiam ser explorados no encontro com os e as adolescentes. A partir desse passo será possível pensar as brincadeiras e dinâmicas de reflexão. Neste caso, Êxodo 20.1-17 fala sobre os 10 Mandamentos. O contexto revela várias situações e sentimentos, alguns até opostos: Escravidão x liberdade – morte x vida – tristeza x alegria – amor e respeito- liberdade e compromisso.


História bíblica
Leia o texto bíblico com os e as adolescentes e fale sobre o contexto em que eles surgiram. Você pode comentar que o povo de Israel há muitos anos, vivia como escravo nas terras do Egito. Dia e noite trabalhava sem poder descansar. A vida não tinha alegria. Os israelitas não podiam passear nem se visitar e brincar, nem mesmo celebrar o seu culto. Muitos estavam tristes, doentes e cansados de serem maltratados pelo rei do Egito. Deus viu o que estava acontecendo. Deus viu e ouviu o choro e a oração dos israelitas e por isso chamou Moisés para ajuda-los. A missão de Moisés era a de libertar o povo de Israel e de conduzi-lo, em segurança, até uma terra chamada Canaã. Nesta terra Deus prometeu que haveria muita alegria. Mas para que isso realmente acontecesse era preciso que as pessoas observassem algumas coisas bem importantes para a vida, como: Amar a Deus e confiar que seus mandamentos são para garantir o bem viver; reservar um dia para o culto, para o descanso e para estar com a família, os amigos e as amigas; ajudar a proteger a vida e não matar; falar a verdade; não roubar, mas partilhar o que se tem, ser solidário; respeitar as pessoas não sendo egoísta nem invejoso.
Se cada pessoa procurasse viver conforme os Mandamentos de Deus, todas as pessoas viveriam livres e teriam uma vida de alegria e paz. É por isso que os mandamentos, ainda hoje, servem para nós. Por que também para nós Deus deseja uma vida de alegria e paz.

O tema com os e as adolescentes
a) Bate-papo
- Converse com os e as adolescentes sobre o contexto em que os mandamentos são entregues e tudo o que envolve o assunto.
B) Figuras/imagens
- Peça para os e as adolescentes procurarem nas revistas e jornais imagens do cotidiano que contemplem a observação e a não observação dos mandamentos.
- Reúna os e as participantes em círculo e peça que coloquem as imagens no centro de maneira que todos e todas possam vê-las.

c) Bate-papo
- Estimule um diálogo em torno do que revelam as imagens sobre atitudes que condizem com a vontade de Deus e favorecem a vida e sobre atitudes que não condizem com a vontade de Deus e prejudicam a vida.

d) Painel coletivo
- Distribua folhas coloridas e tesouras entre os e as participantes pedindo para que façam o contorno de suas mãos sobre os papéis e depois recortem.
- Providencie uma folha de papel pardo e sobre ela peça para que disponham todas as imagens que foram tiradas dos jornais e revistas.
- Combine com os e as participantes o seguinte:

Todas as imagens que revelam sinais de amor e cuidado para com a vida, portanto atitudes que condizem com os mandamentos de Deus e tornam a vida melhor, serão coladas dentro da mão, ou seja, por cima do contorno da mão. Com isso estarão sinalizando seu apoio e proteção ao que está acontecendo de bom para as pessoas e para toda a criação de Deus.

Porém, as imagens que revelam sinais de maus-tratos, descuido e falta de amor serão coladas por baixo do contorno da mão, ou seja, a mão virá por cima da imagem. Este será o sinal de protesto. Será a forma de dizer que não concordam com isso porque prejudica a vida e não é da vontade de Deus.

e) Compromisso
Após a colagem, é possível conversar com os e as adolescentes sobre um possível compromisso de vivência dos Mandamentos. O que é possível fazer para mudar as situações de desamor expressas no painel? Por exemplo: Numa imagem de briga é possível assumir uma postura de reconciliação, de partilha, aperto de mãos, abraço... Peça para que algumas pessoas do grupo escrevam dentro das mãos as ações e posturas que vão sendo mencionadas como possibilidade de transformar as situações.
- Este painel será uma forma de visualizar com os e as adolescentes como, no seu dia-a-dia, Deus os convida a viver os mandamentos.

O Tema na comunidade
- A comunidade poderá ser envolvida nessa reflexão. Compartilhe o painel coletivo em uma celebração comunitária ou em um encontro de famílias. Desafie para que, a partir dos dez mandamentos, as famílias criem os mandamentos da família; crianças elaborem os mandamentos da amizade e assim por diante.

Pastora Carmen Michel Siegle
- Portal Luteranos
 


Autor(a): Carmen Michel Siegle
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 22457
REDE DE RECURSOS
+
Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias, te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145.1-2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br