Estudos sobre Gênero - Apresentação

21/10/2013

Os membros da IECLB engajam-se e contribuem para que esta Igreja participe ativamente na missão de Deus. Os membros são a IECLB na missão de Deus! E membros são todos e todas, homens e mulheres, crianças e adultos. Em 2012, nós celebramos os 30 anos da presença de mulheres no Ministério Ordenado em nossa Igreja. Para nós, a presença de mulheres – ordenadas e não ordenadas – nos diferentes setores e espaços de decisão foi, é e será muito importante. A história do papel das mulheres na IECLB testemunha a nossa compreensão de Igreja.

Diferente do que as Sagradas Escrituras afirmam, por diversas razões, parte da humanidade foi relegada a uma categoria inferior. Às mulheres foi impedido, por séculos, e ainda hoje, em muitas religiões e até mesmo em algumas denominações cristãs, o direito de pregar o Evangelho e de administrar os Sacramentos. Ainda que sejam as mulheres que, em termos gerais, mais participam em nossas comunidades, elas normalmente estão menos presentes nos fóruns de decisão e de poder.

Nós professamos que, através da fé em Jesus Cristo, “não existe mais diferença entre judeus e não-judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres” (Gl 3.28). Por isso, não nos é permitido silenciar diante das injustiças cometidas por causa das diferenças de gênero. E nem podemos nos dar por satisfeitos com os avanços que aconteceram, ainda que isso seja motivo de celebração e de gratidão. Somos pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus. Por meio da fé em Jesus Cristo, nos tornamos filhas e filhos de Deus. Ele nos chama para servir com nossos dons para o bem comum e o fortalecimento da novidade que o Evangelho traz ao mundo.

O material que está em suas mãos quer ser um instrumento para fomentar e aprofundar a reflexão sobre a história das mulheres na IECLB e sobre as relações entre homens e mulheres em sentido mais amplo. O conjunto de textos deste caderno não quer apresentar uma palavra final e conclusiva, mas oferecer subsídios para a reflexão continuada em relação ao tema. Assim, esta cartilha é um convite para que se estudem com carinho os textos propostos e se alcancem relações sempre mais justas entre homens e mulheres. Que o Deus da paz, que excede todo o nosso entendimento e supera nossos limites e divisões, anime e acompanhe onde este material for estudado e abençoe o fruto que resultar da reflexão.

P. Dr. Nestor Friedrich
Pastor Presidente

Volte para Indice de Estudo sobre Gênero


Autor(a): Nestor Paulo Friedrich
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Estudos de Gênero / Ano: 2013
Natureza do Texto: Artigo
ID: 25314
REDE DE RECURSOS
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br