Eu sou o SENHOR, teu Deus (Êxodo 20.2a)

08/02/2018

Deus é o criador de tudo e, porque Deus criou todas as coisas, o ser humano teria condições de conhecer Deus, mas este conhecimento foi corrompido pelo pecado e, com isso, a razão humana não sabe mais quem é Deus. ‘O principal que se perdeu na alma é o conhecimento de Deus’, escreveu Lutero. Quem é Deus? O Lema da IECLB em 2018 contribui para responder esta pergunta.
Após libertá-lo da escravidão, Deus estabeleceu um pacto com o povo hebreu: Se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis minha propriedade peculiar dentre todos os povos (Ex 19.5). Que promessa! Que perspectiva de vida! No entanto, a efetivação dessa perspectiva não foi (e não é!) tão simples assim. Não demorou muito e aquele grupo começou a praticar idolatria (Ex 32.1ss). A este povo, que não compreende a sua liberdade e a sua vocação, Deus afirma: Eu sou o Senhor, teu Deus! Quem sou eu? Fui eu que te tirei da terra do Egito, da casa da escravidão!
Para Lutero, o primeiro Mandamento é o mais importante, pois revela quem é Deus: Deixe somente eu ser seu Deus e nunca procure nenhum outro, ou seja, o que lhe fizer falta, espere-o de mim, procure-o junto a mim. Quando você estiver passando por infortúnio e aperto, arraste-se para junto de mim e fique comigo, EU é que lhe darei o suficiente e ajudarei em toda necessidade.
A vida, morte e ressurreição de Cristo revelam quem é Deus: um Deus misericordioso que oferece perdão, justificação e nova oportunidade. Pela reconciliação em Cristo e sua resposta de fé, o ser humano é nova criatura, chamada a atuar em cooperação com Deus. Pela força do Espírito Santo, que cria comunhão e promove o testemunho, o ser humano atua a serviço de Deus para o melhoramento do mundo.
Igreja (que ensina a Palavra de Deus), Economia (que garante o sustento da vida) e Política (que zela pela boa convivência humana) são os instrumentos para evidenciar quem é Deus e efetivar a sua vontade no mundo. Nisso podemos confiar e em favor disso nos empenhamos.
Trecho do Texto-base do Tema do Ano 2018 da IECLB: Igreja - Economia - Política
 

COMUNICAÇÃO
+
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br