Examinem tudo e fiquem com o que é bom.

Devocional Dominical - 26-7-2020

24/07/2020

Examinem tudo e fiquem com o que é bom.

 

Na minha infância, quando a minha mãe cozinhava feijão para o almoço, normalmente ela me dava a tarefa de escolher os grãos. Naquele tempo eu achava isso uma perda de tempo, pois nuca achava nada que tivesse que retirar. É claro, na maioria das vezes a minha mãe precisava refazer o serviço, pois eu, só passava o olho por cima e não fazia a seleção como deveria.
Escolher o feijão é o primeiro passo necessário para quem quer preparar uma boa feijoada. Se essa tarefa não for feita, o prato pode ter ingredientes “extra”, como pequenas pedrinhas, feijões estragados e outras impurezas.
Na vida também temos que fazer algo semelhante. Tal como num pacote de feijão, existem muitas coisas boas, mas também existem as impurezas, as coisas estragadas que precisam ser retiradas e eliminadas de nossa vida. Para isso, precisamos fazer uma análise criteriosa. Principalmente naquilo que ouvimos, vemos e lemos. É verdade que tem muita coisa boa. Mas também tem porcaria. E não dá pra aproveitar tudo. Aliás, na era da informação, eu posso garantir que tem muita coisa ruim, que não presta, que não serve para nada. Por isso é preciso fazer aquilo que nos recomenda o texto bíblico de 1 Ts 5.21: Examinem tudo, fiquem com o que é bom. Sempre temos que peneirar as coisas, especialmente as palavras, tanto as que entram em nossos ouvidos como principalmente as que saem de nossa boca.
O pensador da antiguidade, Sócrates, falava de três peneiras pelas quais as nossas palavras deveriam passar: a peneira da verdade, a peneira da bondade e a peneira da utilidade. Com isso ele quis dizer que sempre temos que nos fazer três perguntas: 1- O que tenho pra falar é verdade? 2- O que quero falar é algo bom, ou pelo bem? 3- É realmente necessário que isso seja dito? Se as nossas palavras passarem por estas peneiras, então podemos seguir adiante e falar. Caso contrário, é melhor não dizer nada.
Querido irmão, querida irmã; como é precioso este conselho do apóstolo Paulo. Por meio destas palavras podemos ver que Deus não faz censura sobre o que o cristão pode ou não pode ver / ouvir / fazer. A fé não nos isola em uma redoma blindada contra aquilo que não presta. Antes, a fé nos chama a responsabilidade de examinar todas as coisas e assim, ficar apenas com o que é bom. Precisamos examinar as informações que recebemos e ficar apenas com aquilo que é bom. Precisamos examinar os conselhos que recebemos e ficar apenas com os bons. Precisamos examinar os nossos próprios pensamentos e palavras e levar adiante apenas o que vale a pena.
Se pra fazer uma boa feijoada é necessário uma seleção criteriosa dos grãos, quanto mais para a vida da gente precisamos fazer uma seleção cuidadosa e assim vivermos com qualidade. Não podemos assimilar tudo o que nos é oferecido. Não dá para fazer como eu fazia com os feijões, apenas olhar por cima. Peçamos, pois, sabedoria do alto para que sejamos criteriosos e examinemos bem, tanto aquilo que recebemos, como também aquilo que queremos oferecer. Que Deus nos ajude. Amém.
 


Autor(a): Cleiton Friedemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Schroeder (SC)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Tessalonicenses I / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 21
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57942
MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br